Fórum reúne especialistas para discutir futuro e ações em bioinformática

PDF Imprimir E-mail

15.04.2024

Programa de Pós-graduação em Bioinformática (PPgBioinfo), do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), promoverá, nos próximos dias 17 e 18, o Fórum de Pós-graduação em Bioinformática. O encontro debate o futuro desse campo de estudo no Brasil e conta com pesquisadores e docentes de todo o país.

O evento acontece no auditório do Instituto do Cérebro (ICe) da UFRN, a partir das 17h do primeiro dia. A proposta é discutir, sob uma perspectiva nacional, um amplo panorama da bioinformática, abrangendo perfil de docentes e discentes, desafios e oportunidades para a formação na área e estratégias para os próximos anos.

Aberto a toda a comunidade acadêmica, sem necessidade de inscrição prévia, o Fórum recebe especialistas renomados, incluindo pesquisadores da área de Ciências Biológicas I (CBI), profissionais da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e docentes de diversas universidades do Brasil.

Nessa proposta, estarão presentes as professoras Célia Soares (UFG), Andréa dos Santos (UFPA) e Raquel Minardi (UFMG), além dos docentes Augusto Schrank (UFRGS), Carlos Menk (USP), Valdir Balbino (UFPE) e Robson Francisco de Souza (USP). Para representar a UFRN, os docentes Rodrigo Dalmolin e Sandro de Souza participam do encontro.

Dalmolin, coordenador do PPgBioinfo e organizador do evento, afirma que o Fórum é uma oportunidade ímpar para o desenvolvimento da bioinformática no Brasil. “A discussão sobre pós-graduação em bioinformática é fundamental para garantir a qualidade e relevância desses estudos. No Brasil, vemos um crescimento no interesse e na capacidade de pesquisa nessa área, mas também enfrentamos desafios, como acesso a recursos, infraestrutura e formação de novos bioinformatas. Portanto, o Fórum contribuirá para discutirmos isso e planejar ações para os próximos anos”, afirma o docente.

Programação

17 de abril:

17h – Abertura e boas-vindas (Prof. Rodrigo Dalmolin – UFRN);

17h10 – Área CBI e a PPG-Bioinfo da UFRN (Prof. Célia Soares – UFG).

18 de abril:

8h30 – Histórico da Bioinformática na Capes (Prof. Augusto Schrank – UFRGS);

9h15 – A bioinformática na CBI (Prof. Carlos Menck – USP; Prof. Valdir Balbino – UFPE);

10h15 – O perfil do ingressante: Formação de recursos humanos em nível de graduação (Profa. Andrea Ribeiro dos Santos – UFPA);

11h10 – Impactos da multidisciplinaridade em bioinformática: Publicações e colaborações em bioinformática (Prof. Robson Francisco de Souza – USP);

13h30 – Empreendedorismo (Prof. Sandro de Souza – UFRN);

14h20 – Interação com a indústria (Profa. Raquel Minardi – UFMG);

15h10 – Empregabilidade em bioinformática (Egressos do PPgBioinfo);

16h – Encerramento: encaminhamento de ações.

Link da matéria