Em greve, professores da UFPE realizarão assembleia para debater contraproposta do Governo

PDF Imprimir E-mail

25.04.2024

Nesta quinta-feira (25), os docentes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) se reúnem em Assembleia Geral Extraordinária da Associação dos Docentes da UFPE (Adufepe), no Clube Universitário, na Cidade Universitária, para debater a conjuntura e avaliar a contraproposta do Governo Federal apresentada às entidades representativas da categoria na última reunião realizada no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), em Brasília-DF.

Confira o Edital de Convocação
Deliberada pelo Comando Local de Greve, a assembleia integra a agenda de mobilizações da paralisação dos docentes iniciada nesta segunda-feira, 22 de abril. “O movimento de adesão à greve está cada vez maior. Nesta quinta-feira, teremos nossa assembleia a partir das 8h30 da manhã. Peço a todos os professores que compareçam e lembro que esta assembleia será exclusivamente presencial por uma determinação do Comando Local de Greve”, convidou a presidente da Adufepe, professora Teresa Lopes, em vídeo divulgado nas redes sociais do sindicato.


Pauta de reivindicações dos Docentes
O principal ponto da pauta de reivindicações dos docentes é a recomposição salarial. Com perdas inflacionárias acumuladas nos últimos anos, os docentes pedem uma correção de 22% com parcelas de 7,06% para 2024, 2025 e 2026. Os profissionais da Educação Superior também requerem reestruturação da carreira, condições de trabalho, recomposição orçamentária das Instituições Federais de Ensino e outros pontos específicos.

Negociação com o governo
Após propor aumentar o salário dos docentes em parcelas iguais de 4,5% em 2025 e 2026, a proposta mais recente do Governo para os professores, apresentada no dia 19 de abril, é de 9% de reajuste salarial em 2025 e 3,5% em 2026. Porém para 2024, a categoria continuaria com zero de reajuste salarial e aumento apenas nos benefícios, o que exclui os aposentados. Em nota, a diretoria da Adufepe reafirmou que 0% de reajuste em 2024 não é aceitável.

Já em relação à carreira docente, a proposta avançou um pouco, especificamente no que diz respeito a progressões e promoções. O governo propôs alterar os percentuais de step (diferença salarial recebida pelo docente toda vez que progride na carreira) que passariam de 4%, para 4,5%.

Greve dos docentes da UFPE
No dia 17 de abril, os professores da UFPE deflagraram greve por tempo indeterminado, em uma assembleia híbrida (presencial e online) histórica com a participação de 1,7 mil professores. Ao todo, foram 1.737 votos, com 899 a favor, 795 contra e 43 abstenções.


Chama no Zap