Professora e escritora Nelly Carvalho morre no Recife, aos 88 anos

PDF Imprimir E-mail

08/06/24

A professora e escritora Nelly Carvalho, integrante da Academia Pernambucana de Letras, faleceu neste sábado (8), no Recife, aos 88 anos (veja vídeo acima).

Ela estava internada desde a sexta-feira (7) no Hospital Memorial Star, no bairro da Boa Vista, no Centro do Recife. A causa da morte foi um choque séptico provocado por broncopneumonia.

✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 PE no WhatsApp.

O velório aconteceu às 16h no Cemitério Morada da Paz, na cidade de Paulista, no Grande Recife. A cremação começou às 19h, no mesmo local.

Graduada em letras, com mestrado e doutorado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Nelly era especialista em linguística histórica, com pesquisas sobre publicidade, cultura e léxico.

Imagem de acervo da professora e escritora Nelly Carvalho, em entrevista à TV Globo em 2020 — Foto: Reprodução/TV Globo
Imagem de acervo da professora e escritora Nelly Carvalho, em entrevista à TV Globo em 2020 — Foto: Reprodução/TV Globo

Segundo a Academia Pernambucana de Letras, algumas das principais obras dela são: "Empréstimos linguísticos", de 1989; "O texto publicitário na sala de aula", de 2014; e "Princípios básicos de lexicologia", de 2016.

Nelly deu aulas na UFPE e na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Em notas, as duas universidades lamentaram o falecimento da professora e homenagearam o legado acadêmico dela.

 

link da matéria