João Campos e Victor Marques conseguem vitória esmagadora no Recife

PDF Imprimir E-mail

06/09/24

Prova de uma gestão competente, o prefeito João Campos (PSB) foi reeleito prefeito de Recife, capital de Pernambuco, em primeiro turno com 78,11% (725.721 mil votos). A vitória com ampla margem para os adversários confirma as projeções sempre acima dos 70% das pesquisas eleitorais durante toda a campanha.

O pleito também reforçou a sólida tradição do PCdoB no estado com o vice-prefeito eleito na chapa Victor Marques. A dupla Campos e Marques contou com a benção do presidente Lula, da presidenta nacional do PCdoB e ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, e do deputado federal Renildo Calheiros (PCdoB-PE).

A Coligação “Frente Popular do Recife” contou com o PSB, a Federação Brasil da Esperança (PT/PC do B/PV) e os partidos União, Republicanos, MDB, Solidariedade, Avante, DC, Agir e PMB.

Confira os números que deram a vitória a João Campos e Victor Marques no 1º turno:

João Campos (PSB): 78,11% (725.721 votos);
Gilson Machado (PL): 13,90% (129.138);
Dani Portela (PSOL): 3,78% (35.110);
Daniel Coelho (PSD): 3,21% (29.788);
Tecio Teles (Novo): 0,79% (7.342);
Ludmila (UP): 0,15% (1.399);
Simone Fontana (PSTU): 0,06% (524);
Victor Assis (PCO) *Anulado sob judice: 0,01% (132).
João Campos

O prefeito reeleito do Recife é formado em engenharia civil pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Hoje com 30 anos, João Henrique de Andrade Lima Campos (PSB) assumiu o Palácio Capibaribe Antônio Farias aos 27, e se tornou o prefeito mais jovem da história da cidade e de uma capital do Brasil.

Antes disso ocupou a chefia de gabinete do Governo de Pernambuco, em 2016. Depois se tornou deputado federal, em 2018.

João é filho do ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, que foi ministro de Ciência e Tecnologia no primeiro governo Lula. Seu pai faleceu em um trágico acidente aéreo, em 2014, em agenda de campanha como candidato a presidente.


Luciana Santos e João Campos. Foto: Reprodução
Victor Marques

Natural de São José do Belmonte, a 473 quilômetros do Recife, Victor Marques (PCdoB), de 29 anos, também é formado em engenharia civil. No curso da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) conheceu Campos, mas se formou pela Universidade Federal de Pernambuco (UPE).

Em 2016, João Campos se tornou chefe de gabinete do governador Paulo Câmara e Marques ocupou uma vaga na sua assessoria. Em seguida, o agora vice-prefeito foi o próprio chefe de gabinete de Campos como deputado, em Brasília.

Quando este venceu a Prefeitura pela primeira vez, Marques assumiu a chefia de gabinete do Recife.

O comunista é filho do ex-vereador de São José do Belmonte, Zezinho de Sata, falecido em 2017.

 

Link da matéria