Universidade Federal de Pernambuco - Agência de Notícias - Clipping
Gratidão: a arte de atrair coisas boas faz bem à saúde; psiquiatra fala sobre o tema na TV JC PDF Imprimir E-mail

22/12/2017

 

Gratidão, a arte de atrair coisas boas, inclusive saúde, foi tema do programa Casa Saudável desta sexta-feira (22) que antecede o Natal. Quem nunca se sentiu grato a alguém ou por alguma coisa? Ao que você é grato? A ciência não tem mais dúvidas de que a gratidão é um dos mais poderosos intensificadores da felicidade. E também é a arte de promover bem-estar. O psiquiatra Tiago Queiroz, mestre e doutorando em Neuropsiquiatria pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), destaca o quão valioso é o exercício diário da gratidão, que ajuda a melhorar a qualidade do sono, a diminuir a ansiedade e o estresse.

Confira o vídeo no link da matéria.

 

Link da Matéria

 
Verão começa com dia mais longo PDF Imprimir E-mail

21/12/2017

 

Nesta quinta-feira (21), dia da abertura oficial do verão, as pessoas já podem preparar tanto o guarda-chuva quanto o protetor solar. A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) prevê para a estação temperaturas elevadas, mas com pancadas isoladas de chuva, concentradas em poucas horas, no Estado. No Grande Recife e Zona da Mata, os termômetros podem atingir até 35ºC, enquanto no Agreste a temperatura máxima pode chegar a 37ºC. Uma curiosidade é que hoje, segundo a Apac, é o dia do ano com mais horas de sol no planeta.

“Nos próximos três meses os dias serão mais longos que as noites, mas é no dia 21 que o Sol chega ao seu pico máximo. Claro que o horário de o Sol se pôr irá variar de um lugar para o outro, mas como estamos próximos ao Equador, o céu deverá escurecer cerca de 10 minutos após as 18h”, diz o meteorologista da Apac, Roberto Pereira. As chuvas no Grande Recife, afirma, deverão ser fracas e ocorrerão na madrugada e primeiras horas da manhã. “O que é normal, uma vez que registramos, ao ano, uma precipitação de até 2.000 milímetros. Mas o restante do dia será de sol”, reforça.

É uma boa notícia para quem vai às praias, que deverão registrar um maior movimento de banhistas a partir de agora. A Secretaria de Turismo e Lazer do Recife, inclusive, já prepara a programação do Rec Verão, a ser divulgada na primeira semana de janeiro. Como em todos os anos, o projeto - que coincide com o período de recesso escolar - acontecerá aos domingos, em janeiro, no segundo jardim de Boa Viagem, Zona Sul do Recife. As atividades serão gratuitas e voltadas a pessoas de todas as idades.

A má notícia do verão fica por conta do Sertão pernambucano, já castigado pelos efeitos da seca extrema desde 2012, ano em que ocorreu uma das maiores estiagens no Nordeste. O dia 21 de dezembro deveria marcar o início do período chuvoso na região. Mas as temperaturas, segundo a Apac, poderão chegar até 40ºC e as chuvas deverão ficar abaixo da média histórica, que é de 302 mm. “Isso porque o Oceano Atlântico Sul está frio, ou seja, por não estar aquecido, desfavorece a formação de nuvens. Logo, haverá menos chuvas”, explica Pereira.

La Niña
O cenário para o Sertão tende a piorar porque, apesar de o fenômeno climático La Niña favorecer a ocorrência de chuvas nessa região e estar atuando em Pernambuco desde agosto, ele está mais fraco este ano e não contribuirá para arrastar umidade para as cidades sertanejas. “O maior responsável pelas chuvas abaixo da média é o esfriamento do Atlântico Sul. Porém, com o La Niña, nem há a possibilidade de formação de nuvens no Pacífico para que elas venham para o lado do Sertão”, lamenta o meteorologista.

Chuveirões só em março
Prometidos para antes da chegada do Verão, os 110 chuveiros automáticos da orla do Recife só deverão ser inaugurados em março de 2018, no final da estação. O prazo para a entrega dos equipamentos, inicialmente previsto para outubro e depois dezembro, foi adiado mais uma vez. A justificativa da Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco (Seturel-PE) é que houve “necessidade de ajustes de dimensionamento do projeto com a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa)”.

Nos aproximadamente 7 km de extensão da orla já foi iniciada a construção das sete estações que irão abastecer os dispositivos. Cada base (áreas demarcadas para banho) terá dois chuveiros, que serão acionados pelos banhistas por meio de cartões disponíveis em pontos de vendas a serem definidos pela Compesa, assim como o valor a ser cobrado.

O investimento é de R$ 2,3 milhões, com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O projeto, que pretende melhorar o ordenamento da orla, atende a recomendação do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), após um estudo da UFPE apontar a contaminação da água de cerca de 50 chuveiros por coliformes fecais. Nas praias recifenses serão construídos 110 chuveiros e, nas de Olinda, 40 equipamentos. No caso de Olinda, a Seturel-PE informou que “está em processo de negociação com a gestão do município para a instalação dos equipamentos”, sem divulgar prazo.

 

Link da Matéria

 
Pernambuco: moradores de Fernando de Noronha protestam contra a PM PDF Imprimir E-mail

24/12/17

Na noite dessa quinta-feira, 22, moradores do arquipélago de Fernando de Noronha, que pertence ao Estado de Pernambuco, fecharam parte da BR 363 (rodovia que corta a cidade). Revoltados, os moradores do arquipélago protestavam contra a violência da Polícia Militar em suas operações no município pernambucano.

Essa não é a primeira vez que a Polícia Militar é motivo de protesto em Pernambuco. Recentemente, na UFPE, os estudantes se mobilizaram em protesto à presença de policiais militares na Universidade.

Reforçada pelo governador golpista Paulo Câmara, a Polícia Militar vem agindo com cada vez mais ferocidade após o golpe de 2016. Diante da esquerda pequeno-burguesa, que não denunciou, em nenhum momento, o aumento da repressão em Pernambuco – na verdade, partidos como o PSOL defenderam abertamente a necessidade de investimento no aparelho repressor do Estado -, Paulo Câmara não teve quaisquer problemas para criar o BOPE de Pernambuco e aumentar consideravelmente o efetivo de policiais nas ruas.

Link da Matéria

 
Familiares, professores e amigos fazem vigília contra desaparecimento de estudante PDF Imprimir E-mail

22/12/2017

 

Os pais e a irmã da universiária Remís Carla Costa, 24 anos, que está desaparecida desde o último domingo, se uniram a estudantes, professores e amigos em uma vigília, na noite dessa quinta-feira, no Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Durante a vigília, equipes de segurança da UFPE percorreram uma pequena área a pedido da família, sem sucesso, porque há trechos de mata fechada que requerem uma equipe maior e recursos como cães. O caso está sendo investigado pelo delegado Élder Tavares da Delegacia de Desaparecidos e Proteção à Pessoa (DDPP).

O namorado da vítima, cujo nome não foi divulgado pela Polícia, declarou em depoimento ao delegado, que ela saiu pela porta de trás de sua casa, no domingo por volta das 15h, no Loteamento Nova Morada. A casa fica dentro dos limites das universidades Federal e Federal Rural de Pernambuco. Depois disso, ela não foi mais vista.

Hoje às 9h, os amigos e parentes da estudante prometem ir à Assembleia Legislativa cobrar apoio dos deputados para que haja maior empenho nas buscas. E à tarde, um grupo irá ao terminal de ônibus do Loteamento Nova Morada para divulgar fotos dela para saber se alguém a viu no terminal no domingo passado.

A vigília na UFPE durou cerca de duas horas. A irmã, Juliette Camila Costa Vieira, foi quem falou pela família e pediu apoio para localizar Remís. Uma das amigas da universitária, a professora Jéssika Alves, 27, apontou que o namorado dela já tinha registro de ocorrência por violência doméstica contra Ramís no dia 23 de novembro. “Nós informamos esse fato nas delegacias da Mulher, do Cordeiro e na Delegacia de Desaparecidos e Proteção à Pessoa, mas nem assim houve uma ação imediata”, revelou.

No final da noite, após participar da vigília, Jéssika informou que aguarda para hoje os dados do rastreamento do cartão VEM de Remís, além da quebra do sigilo bancário e telefônico da estudante. A polícia vai tentar identificar os locais por onde ela passou.

 

Link da Matéria

 
SDS confirma que corpo encontrado é de Remís Carla. Suspeito foi preso PDF Imprimir E-mail

23/12/17

A Secretaria de Defesa Social (SDS) conrmou que o corpo encontrado na tarde deste sábado (23), num loteamento na Zona Oeste do Recife, é da estudante Remís Carla Costa, de 24 anos. O velório ocorrerá a partir das 9h deste domingo (24), véspera de Natal, no Cemitério de Paulista. O namorado da vítima, Paulo César de Oliveira, de 25 anos, foi preso. Segundo nota divulgada pela SDS, ele confessou o crime.

Os detalhes do caso serão apresentados às 10h deste domingo (24), no DHPP, no bairro do Cordeiro. O Chefe da Polícia Civil, Delegado Joselito Kehrle, o Diretor de Polícia Especializada, Delegado Luís Andrey, e o Gestor do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Delegado Ivaldo Pereira, falarão sobre caso.

"Estou aliviado. Agora está nas mãos da Justiça e de Deus", disse o pai da estudante, José Carlos Costa, aos prantos logo depois que a SDS conrmou que o corpo era da estudante ainda no Instituto de Medicina Legal (IML) em Santo Amaro. A família cou aguardando no IML o resultado dos exames. 

Os detalhes da prisão não foram passados pela SDS. Segundo a assessoria de imprensa da SDS, inicialmente, Paulo César foi autuado por ocultação de cadáver. Em depoimento, ele confessou o crime.

O reconhecimento do corpo foi feito após comparação das digitais do corpo com o banco de dados do Instituto Tavares Buril.

O corpo foi localizado no loteamento Nova Morada, no bairro de Caxangá, Zona Oeste do Recife, a cerca de 400 metros da casa onde reside o namorado dela, Paulo César de Oliveira, suspeito do desaparecimento de Remís.

Martha Gois, diretora do berçário nas Graças, Zona Norte do Recife, onde Remís estagiava, disse que a estudante de pedagogia era muito tímida e reservada, mas sempre sorridente e muito responsável. "Ela nunca faltou ao trabalho. Tanto que estranhamos quando ela não apareceu para trabalhar na segunda." Martha conta que toda a equipe cou abalada com o desaparecimento de Remís, que aconteceu na última semana de funcionamento do berçário antes do recesso de m de ano. "Passamos a semana muito apreensivos, trabalhando com prossionalismo, mas arrasados. Cancelamos até o evento de encerramento porque não tinha clima para comemoração."

Relembre o caso

Remís Carla Costa desapareceu no último domingo (17), após sair da casa do namorado, Paulo Cesar de Oliveira. De acordo com a família da jovem, a garota e o rapaz discutiram naquele dia, dentro da casa dele. Remís teria saído da residência de Paulo, sem dizer onde iria. O último contato com os familiares e amigos foi também no domingo, por meio de mensagens em redes sociais.

Em depoimento à polícia, o namorado negou agressões à jovem. Durante seis horas, Paulo continuou armando que, após a briga na tarde do domingo, ele não teve mais informações da namorada.

Em novembro, a jovem denunciou Paulo na Delegacia da Mulher, por agressão, injúria e ameaça. Remís chegou a receber uma medida protetiva, mas, segundo a Polícia, Paulo não foi encontrado para assinar a noticação. Ela se afastou dele, mas voltaram a se aproximar no último dia 14.

Ato e ofício Na quinta-feira (21), familiares e amigos se reuniram na reitoria da UFPE, a fim de solicitar apoio do reitor Anísio Brasileiro.

Na sexta-feira (22), amigos e familiares de Remís estiveram na comunidade Nova Morada, próxima à Avenida Caxangá, com cartazes e panetos refazendo os últimos passos da estudante. Segundo os amigos de Remís, o intuito da caminhada é envolver e pedir o auxílio dos moradores da comunidade na busca pela jovem.

No mesmo dia a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) e a UFPE, onde Remís estuda, enviaram um ofício à Polícia Civil solicitando que o delegado Helder Tavares, do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), responsável pelas investigações do caso do desaparecimento da jovem, fosse substituído, visando acelerar a resolução do caso. No entanto, a corporação informou, por meio de nota, que o investigador já estava debruçado sobre o caso e outra pessoa não seria colocada no lugar.

Link da Matéria

 

 
<< Início < Anterior 2201 2202 2203 2204 2205 2206 2207 2208 2209 2210 Próximo > Fim >>

JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL