Universidade Federal de Pernambuco - Agência de Notícias - Clipping
Colégio de Aplicação não é mais ligado a Centro de Educação da UFPE PDF Imprimir E-mail

18/12/2017

 

Nada muda no Colégio de Aplicação (CAp), de acordo com a assessoria da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) a respeito da recente mudança na instituição, que desvinculou o Colégio do Centro de Educação (CE) da UFPE.

A decisão, realizada em pleno com uma comissão da diretoria dos dois centros no último dia 29 de novembro, transforma as decisões administrativas do CAp, que antes contavam com a participação do CE. Ainda segundo a assessoria da UFPE, a decisão manterá o funcionamento normal da instituição, mas que a administração mudará, ficando a cargo apenas da Reitoria da UFPE.

O assunto, porém, gerou uma nota de repúdio assinada por profissionais do CAp, que repreenderam a decisão, segundo o grupo, tomada sem o conhecimento e concordância de todo o colégio. Marlon Melo, um dos professores da instituição, afirmou que a autonomia do Colégio de Aplicação não deveria ser discutida de tal forma e questionou ainda até onde iria a autonomia do CAp. “Se o colégio não está ligado a nenhum outro setor da universidade, qual o futuro do dele? Uma decisão assim deixa a gente surpreso”.

Os alunos de cursos de licenciatura da UFPE cumprem estágio de observação e regência de classe no Colégio de Aplicação, que também é espaço de inserção de experimentos educacionais desenvolvidos juntos ao CE.

 

Link da Matéria

 
Pré-vestibular da UFPE abre inscrição hoje com vagas para professores e monitores trans e travestis PDF Imprimir E-mail

18/12/2017

 

A partir desta segunda-feira, os interessados em se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares do próximo ano podem se inscrever para participar do pré-acadêmico Vestibular Solidário (VS), um projeto de extensão da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) e ao Centro de Educação (CE), onde acontecem as aulas. Este ano, além das cotas para travestis e transexuais, que direcionam 10% das vagas para alunos deste público, o projeto também oferece parte das vagas do edital de voluntariado VS 2018 para o público T. Há vagas para professores e monitores.

As inscrições devem ser feitas até o dia 26 de janeiro pelo site do Vestibular Solidário, mas o edital de seleção já pode ser consultado no Facebook do projeto. Estão aptos a ingressar no curso exclusivamente alunos terceiranistas e/ou egressos (independentemente do tempo) oriundos da rede pública de ensino e/ou bolsistas integrais da rede privada mediante comprovação (declaração escolar).

As inscrições para monitores estão abertas até o dia 7 de janeiro. Podem participar estudantes a partir do 2° período para os cargos de monitores e equipe de comunicação; a partir do 3° período para os cargos de professores; e a partir do 4° período para a equipe psicopedagógica (EP), além de qualquer pessoa que já tenha concluído a graduação e/ou esteja na pós-graduação.

PROJETO
O VS surgiu em 2001 com o objetivo de possibilitar a democratização do ensino superior público por meio de uma intensa preparação para os vestibulares e Enem e já obteve diversas conquistas. Grande parte dos que passaram pelo projeto já ingressaram no ensino superior, nos mais variados cursos, e puderam enxergar no VS a possibilidade de ver seus sonhos se concretizarem.

 

Link da Matéria

 
Vestibular Solidário da UFPE abre inscrições PDF Imprimir E-mail

18/12/2017

 

O pré-acadêmico Vestibular Solidário (VS) é um projeto de extensão da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e está com inscrições abertas para quem se deseja se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A partir desta segunda-feira (18) até o dia 26 de janeiro, as inscrições poderão ser feitas pelo site do Vestibular Solidário.

O projeto é vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) e ao Centro de Educação (CE), onde acontecem as aulas. É voltado para alunos do terceiro ano e oriundos da rede pública de ensino ou bolsistas integrais da rede provada mediante comprovação.

Estudantes que estejam cursando a partir do 2º período do curso superior podem se inscrever para cargos de monitores até o dia 7 de janeiro. A partir do 3° período para os cargos de professores; e a partir do 4° período para a equipe psicopedagógica (EP), além de qualquer pessoa que já tenha concluído a graduação e/ou esteja na pós-graduação.

O Vestibular solidário existe desde 2001 e tem o objetivo de democratizar o ensino superior público por meio de uma intensa preparação para o vestibular.

 

Link da Matéria

 
Pré-vestibular gratuito da UFPE inscreve até esta sexta (15) PDF Imprimir E-mail

14/12/17

Está aberto, até amanhã (15), o primeiro período de inscrições para a seleção de novos alunos do pré-Enem gratuito Professores do Terceiro Milênio, projeto de extensão da Universidade Federal de Pernambuco, na Cidade Universitária.
O curso é gratuito e voltado para estudantes oriundos de escolas públicas e alunos bolsistas de escolas privadas. As aulas são ministradas por professores graduandos ou graduados pela UFPE E UFRPE, além de professores pesquisadores dos programas de mestrado e doutorado da instituição.

Os interessados devem comparecer presencialmente para se inscrever na secretaria do curso, localizada no Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN – Área 2), no Campus Recife, na Cidade Universitária, das 14h às 20h.

No ato da inscrição é necessário informar nome, CPF, data de nascimento, se concluiu o Ensino Médio – e se foi em escola pública ou particular, um e-mail válido e se é portador de necessidades especiais. Além disso, é necessário pagar a taxa de R$ 5 ou doar um quilo de alimento não-perecível (exceto sal).

Os candidatos inscritos farão uma prova escrita/objetiva composta por 40 questões de múltipla escolha no dia 28 de janeiro. Outras informações sobre o teste e a seleção podem ser consultadas no edital. Ao todo, estão sendo oferecidas 70 vagas à tarde e 90 vagas à noite.

Um novo período de inscrição para a seleção será aberto em janeiro, entre os dias 15 e 23. Informações através do telefone (81) 2126-7323.

 

Link da Matéria 

 
Projeto da UFPE que prepara estudantes para Enem reserva 10% das vagas para o público trans PDF Imprimir E-mail

18/12/2017

 

Um projeto da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) que prepara estudantes, de forma gratuita, para vestibulares e para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) reserva, em 2018, 10% das 60 vagas para o público trans. O Vestibular Solidário, que abre as inscrições nesta segunda-feira (18), também garante a esse público 10% de 30 oportunidades para atuar como professor e monitor. O cadastramento segue até 26 de janeiro, pela internet.

A iniciativa é um projeto de extensão vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) e ao Centro de Educação (CE), na Cidade Universitária, na Zona Oeste do Recife. As aulas são realizadas no Centro de Educação. As provas objetivas da seleção estão matrcadas para 27 de janeiro de 2018.

De acordo com o edital, podem participar das aulas do Vestibular Solidário exclusivamente alunos terceiranistas e/ou egressos (independentemente do tempo) oriundos da rede pública de ensino. Também ficam aptos a se inscrever na seleção bolsistas integrais da rede privada mediante comprovação (declaração escolar).

Para monitores, as inscrições vão até 7 de janeiro. Podem participar estudantes a partir do 2° período, para os cargos de monitores e equipe de comunicação. Alunos a partir do 3° período podem pleitear oportunidades para atuar como professor.

A partir do 4° período, estudantes podem se inscrever para a equipe psicopedagógica. Além disso, pode se cadastrar na seleção qualquer pessoa que já tenha concluído a graduação e/ou esteja na pós-graduação.

O projeto, de acordo com os organizadores, vai além da aprovação no vestibular, mas objetiva uma formação integral. “Identificamos que o público trans procurava bastante o projeto. Por isso, discutimos com a equipe técnica e definimos esse percentual de vagas”, comenta o coordenador da iniciativa, Danilo Martins.

Segundo ele, o Vestibular Solidário mantém um convênio com o espaço que lida com pessoas trans no Hospital das Clínicas da UFPE. ”Quem não conseguir entrar no projeto por meio das notas, ainda conta com a oportunidade de participar de um sorteio”, acrescenta Marins.

 

Link da Matéria

 
<< Início < Anterior 2211 2212 2213 2214 2215 2216 2217 2218 2219 2220 Próximo > Fim >>

JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL