Universidade Federal de Pernambuco - Agência de Notícias - Clipping
No Recife, Ciro Gomes pede para que povo "esquente" protestos PDF Imprimir E-mail

10/06/2017

 

Na noite deste sábado (10), o ex-governador do Ceará e presidenciável Ciro Gomes falou para uma plateia de estudantes na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Antes do evento, intitulado "Crise política: perspectivas de curto e longo prazo", ele conversou com a imprensa. A velha metralhadora giratória verbal mirou o presidente Michel Temer, o julgamento da chapa Dilma-Temer no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e a atual composição do congresso. Ciro tem realizado um périplo por universidades, o que ele chama de "necessidade de formar uma corrente de opinião", e diz querer "unir o campo popular e progressista". Veja os principais momentos da entrevista.

JULGAMENTO NO TSE

Pareceu-me que estava escrito que esse resultado aconteceria. Eu pensei que seria 5 a 2, e o 4 a 3 acabou sendo bom por forçar o ministro Gilmar Mendes a se expor. Evidentemente sai daí uma repulsa popular que agrava muito a confiabilidade do judiciário e das instituições brasileiras. O lado bom disso é que talvez a população brasileira tenha mais um elemento para perceber que, se ela não se mobilizar, não for para a rua, não esquentar os protestos, o fundo do poço da tragédia brasileira será cada vez mais fundo a cada dia que passa. Luto por eleições diretas, embora seja muito cético com relação à possibilidade de que isso aconteça. Nós temos a pior composição majoritária do congresso que já vi em meus 38 anos de vida pública. Essa coalizão de fisiologia, clientelismo, corrupção e despudorada apropriação da institucionalidade republicana para uso próprio, isso eu nunca vi parecido.

VOLTA AO PSB?

Não há qualquer chance de voltar ao PSB. Estou muito feliz no PDT, será minha última experiência em um partido. Minha vida partidária é uma tragédia: para me manter minimamente respeitado e coerente eu acabei tendo que migrar para muitos partidos. Deixei mUitos amigos no PSB, saí pela porta da frente. Foi uma disputa política que me fez sair. Não quero reproduzi-la, pois meu velho e querido amigo (Eduardo Campos) não está mais aqui entre nós para eventualmente me antagonizar. O que eu gostaria era de ajudar a unir o campo popular e progressista no Brasil. Farei o que estiver a meu alcance para que isso aconteça. Uma aliança com o PSB é desejável, mas acho muito difícil. Desde a tragédia da morte de Eduardo, o PSB não conseguiu se encontrar ainda. Eu falo isso fraternalmente. Inclusive tenho esperança de que esse movimento que está acontecendo possa trazê-los de volta àquilo que é sua melhor tradição. Mas imaginar um partido como o PSB ajudando um governo corrupto e golpista como o de Michel Temer é uma coisa chocante para mim.

RODANDO O BRASIL

Estou debatendo em ambientes universitários como esse. Estou entregue à tarefa de formar uma corrente de opinião. Haverá hora de fazer o embate eleitoral. O Brasil precisa formatar um projeto novo. E esse projeto precisa de uma sofisticação que a política não fará mais. Tivemos dois centros hegemônicos que se alternaram por 20 e poucos anos, ambos replicando a mesma modelagem: com nuances mais sociais no PT e mais liberais no PSDB, mas rigorosamente o mesmo centro estratégico. Essa experiência quebrou o país.

PROJETO

O Brasil precisa acertar a ideia de projeto nacional de desenvolvimento. Cada uma dessas palavras tem um significado. Projeto: não vejo como qualquer nação do planeta possa crescer sem ter metas, objetivos, prazos, estratégias, avaliações e controle. Nacional: hoje o consumidor substitui o cidadão. E ele é induzido a acreditar que ser feliz é acessar um padrão de consumo visto pela internet ou televisão. O "bom, bonito e barato" é global, mas as condições para produzi-lo são nacionais. O Brasil está levando uma surra, pois os gravadores e câmeras que vocês (jornalistas) estão usando, as fibras do meu paletó, tudo é importado. Isso gerou um desequilíbrio estrutural nas contas do Brasil com o estrangeiro que gera uma eterna pressão de desvalorização da nossa moeda, que por sua vez projeta inação, que por sua vez detona juros altos, que por sua vez detona falências e quebradeira e um colapso fiscal. É preciso saber quais são os protagonismos econômicos que serão germinados dentro desse projeto, além dos objetivos sociais. Por último, desenvolvimento: ao contrário do que a retórica fala, o Brasil não tem nenhum compromisso com crescer ou se desenvolver. Desde que nós amarramos a política econômica nessa trempe de câmbio utuante, etc, nós não crescemos. É preciso tomar a decisão de crescer e administrar as tensões e riscos inerentes a esse processo. O caminho óbvio é interromper a desindustrialização e iniciar um pesado ciclo de reindustrialização. As pistas são os grandes buracos do País nas contas com o estrangeiro: petróleo e gás, defesa, agronegócio e saúde. É preciso imbricar a política social com a de desenvolvimento econômico e fazer disso uma coisa só.

RECUPERAÇÃO ECONÔMICA?

É mentira. É um ajuste estatístico em função do PIB rural, que ganhou de volta preços internacionais, mas não como os de antes. Tivemos a bênção de uma estação climática favorável. O PIB rural cresceu 13,4% no semestre. No total, isso representa 1%. Os outros setores, inclusive, estão caindo, principalmente serviços e indústria. Não estamos combatendo a inação, estamos matando a economia.

LULA

Acho que Lula presta um grande desserviço ao País sendo candidato à Presidência em 2018. Se ele for, e ele tem todo direito de ser, tudo isso que estamos discutindo aqui será colocado de lado: será amor ou ódio a Lula. E o país vai se ferrar com isso. Minha raiva do Lula não é triplex, essas coisas. Foi ele ter colocado gente como Michel Temer na chapa de Dilma, ter dado Furnas a Eduardo Cunha.

REPRESENTAÇÃO

O atual congresso é uma casa de Mãe Joana, para não dizer um puteiro...com todo respeito às putas. As atuais lideranças estão desmoralizadas. O PT se recusa a fazer uma autocrítica, prefere fazer o papel de vítima de perseguição política. O povo anda muito catatônico e quieto, e isso me angustia. É preciso esquentar os protestos, acossar deputados e senadores.

 

Link da Matéria

 
Pesquisa sobre Chikungunya, coordenada pelo HC no Congresso Anual Europeu PDF Imprimir E-mail

14/06/2017

Pesquisa sobre Chikungunya, coordenada pelo Hospital das Clínicas (HC), está no Congresso Anual Europeu, que começa nesta quarta-feira, dia 14, e vai até dia 17, em Madri, na Espanha. Trata-se de um estudo de coorte multicêntrico, intitulado Coorte ChikBrasil, coordenado pelo Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e com participação de mais seis centros em quatro estados do país (Pernambuco, Paraíba, Ceará e Sergipe). O estudo rendeu a participação do Serviço de Reumatologia do HC no congresso.

O HC-UFPE teve três trabalhos aprovados, em formato de pôster, inseridos na seção Guided poster tours, frutos do Coorte ChikBrasil. O objetivo desse estudo de coorte é obter dados para embasar futuras decisões terapêuticas. Ele foi iniciado em abril de 2016 e conta com informações de 732 pacientes de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Sergipe que apresentaram a Febre Chikungunya com manifestações articulares
crônicas.

A partir dos dados coletados, nessa primeira etapa do estudo, foi possível chegar a algumas conclusões prévias, as quais serão apresentadas durante o Eular. As reumatologistas do HC Ângela Duarte, Cláudia Marques e Aline Ranzolin representarão a instituição no congresso europeu.

 

Link da Matéria

 
Aulão de bem-estar e saúde para idosos na UFPE PDF Imprimir E-mail

13/06/2017


Nesta sexta-feira, alunos de Organização de Eventos e Sustentabilidade, do curso de Secretariado da Universidade Federal de Pernambuco promovem o "Aulão de bem-estar e saúde para jovens da terceira idade", às 14h, no hall do auditório da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pernambuco (Adufepe).

O evento conta com a prática de exercícios físicos e palestras sobre o tema, ministradas por estudantes dos cursos de Nutrição e Educação Física da UFPE. O evento é exclusivo para homens e mulheres atendidos pelo Núcleo de Atenção ao Idoso (NAI) da UFPE. A disciplina é ministrada pela professora Simone Dias, do Departamento de Ciências Administrativas da UFPE.

A iniciativa – que acontece pela primeira vez – tem como objetivo proporcionar diversão e levar conhecimento para as pessoas da terceira idade sobre os cuidados essenciais com a saúde. “Algumas pessoas por estarem enfrentando problemas de saúde desistem de ter uma vida ativa e se deixam vencer pela limitação que a idade traz. Os idosos precisam de orientações sobre a alimentação e a prática de exercícios, necessários para manter o bem-estar, a saúde física e mental nessa fase da vida”, destacou um dos coordenadores do evento, Roniery Filipe, estudante do curso de Secretariado da UFPE.

 

Link da Matéria

 

 

 
Projeto de estudantes da UFPE leva hortas para escolas públicas do Recife PDF Imprimir E-mail

14/06/2017

O que surgiu como uma ideia para obtenção de nota virou um grande projeto realizado por um grupo de estudantes do curso de administração da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Além de modificarem suas vidas, os estudantes transformaram a vida de outras centenas de crianças de escolas e de uma creche pública do Recife por meio do projeto Cultivar. A proposta levou à construção de 3 hortas orgânicas nas unidades educacionais e à oferta de alimentos mais saudáveis aos estudantes e seus pais, moradores da Bomba do Hemetério, na Zona Norte da capital.

Idealizado pelo estudantes Camila Barcelar, Camila, Cirne, Camila de Souza, Cláudia Darline, Ediel de Siqueira, Gabriela Colleto, Gabriela Ramos, Giusseppe Teixeira, José Anderson de Paiva, Júlia Meira, Michael Santos e Rebeka Lívia R Maciel, o Cultivar proporcionou a muitas crianças da Escola Municipal Margarida Siqueira Pessoa, Escola Municipal Josefina Marinho e a Creche Municipal Unidos Venceremos senso de responsabilidade ambiental e social, além de alguns dias de lazer e aprendizado.

Em canos de 100 milímetros, os universitários abriram espaço para o tratamento da terra e à plantação de alface, coentro, tomate cereja, girassol, agrião, hortelã e outras hortaliças. Cultivado pelas próprias crianças, os alimentos abastecerão as cozinhas dos espaços educacionais e até mesmo a casa dos alunos.

"Nós conseguimos patrocínio. A prefeitura arcou com uma ação de pintura e limpeza nas áreas onde foram instaladas as hortas, mas todo o trabalho foi feito por nós mesmos. O que é plantado serve tanto para a alimentação das crianças no horário de aula quanto para seus familiares, já que a diretora de uma das escolas nos informou que a primeira colheita vai ser distribuída para entre os estudantes", relata Michael Santos, entusiasta do projeto.

Novos frutos

Finalizadas no mês de maio, as hortas agora seguem seu tempo normal para estarem aptas à primeira colheita de verduras e hortaliças. A expectativa é de que, para além do alimento, o estímulo renda frutos de conscientização social e valorização da natureza.

 

Link da Matéria

 
UFPE está com inscrições abertas para o Vestibular EaD 2017/2 via Enem PDF Imprimir E-mail

13/06/2017

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) está com inscrições abertas para o seu Vestibular 2017/2 oferecido na modalidade de ensino a distância (EaD), para os cursos de Letras, Matemática, Geografia, Ciências Contábeis. Os interessados podem se inscrever até o dia 16 de julho, pela internet, com taxa de R$ 60.

O certame irá considerar o desempenho obtido no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de uma das cinco últimas edições. As notas minímas exigidas variam conforme a disciplina e o curso escolhido. A data de publicação do resultado ainda não foi divulgada.

Oportunidades

Estão sendo oferecidas 1.305 vagas para os polos de apoio presencial situados em Águas Belas, Carpina, Limoeiro, Ouricuri, Palmares, Pesqueira, Petrolina, Recife, Salgueiro, Santa Cruz do Capibaribe, Surubim, Tabira e Trindade. Detalhes no Edital.

Curso de Libras

Também foram iniciadas as inscrições do Vestibular 2017/2 da UFPE para o curso de Letras – Libras. Os interessados em participar devem se inscrever até o dia 30 de junho e a taxa também é de R$ 60.

As provas serão formadas por questões discursivas e teste de habilidade específica (THE), que serão aplicadas em 16 de julho, em Recife. Os locais de provas serão publicados no dia 11.

Já a primeira classificação será liberada no dia 25 de julho. Do total das 30 vagas oferecidas, 22 são para a categoria cursos e oito para a categoria ouvintes. Outros detalhes podem ser obtidas no Edital.

 

Link da Matéria

 
<< Início < Anterior 2231 2232 2233 2234 2235 2236 2237 2238 2239 2240 Próximo > Fim >>

JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL