Universidade Federal de Pernambuco - Agência de Notícias - Clipping
UFPE abre seleção para contratação temporária de professor visitante PDF Imprimir E-mail

12/06/2017

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), por meio da Pró-Reitoria para Assuntos de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq), publicou o Edital de Professor Visitante nº 1/2017 para contratação temporária de pesquisadores para atuar, em pelo menos, um programa de pós-graduação (PPG) da UFPE. A Propesq recebe propostas até o dia 4 de agosto. O edital disponibiliza seis vagas voltadas à contratação de especialistas nacionais ou estrangeiros, de reconhecida competência e liderança em suas áreas de conhecimento, que possam contribuir para a consolidação da pesquisa, pós-graduação e internacionalização da universidade.

O período de contratação deve ter duração mínima de três meses e máxima de 12 meses. O início de atividades do visitante deve ocorrer até o fim do primeiro semestre de 2018. A divulgação dos resultados da seleção acontece no dia 18 de agosto.

O pró-reitor para Assuntos de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPE, Ernani Carvalho, explica a relevância do edital: “A ideia é trazer professores e pesquisadores com formação no exterior, brasileiros ou estrangeiros, formados nas melhores instituições do mundo, que possam trazer para a UFPE sua experiência, ajudar a internacionalizar nossa universidade e desenvolver a pesquisa e o nível de formação dos nossos pós-graduandos”.

Propostas

É estimulada a apresentação de propostas que tenham, ao menos, uma das seguintes características: seja apoiada pela manifestação explícita de interesse de mais de um PPG da UFPE, dentro de um projeto inter ou multidisciplinar; represente a possibilidade de abertura/consolidação uma área do conhecimento considerada prioritária pela UFPE; inserção de recursos humanos internacionais qualificados com o propósito de estimular o ambiente acadêmico internacional; professor visitante que possuir título de doutor em instituição de prestígio internacional com reconhecida produção científica.

 

Link da Matéria 

 
UFPE abre inscrições para processo seletivo de interessados em fazer cursos a distância PDF Imprimir E-mail

13/06/2017

  A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) abre, nesta terça-feira (13), as inscrições para o processo seletivo para interessados em fazer cursos a distância. Os candidatos devem se cadastrar, pela internet, até sexta-feira (16). Detalhes da seleção podem ser conferidos no edital.

A inscrição só será efetivada depois do pagamento da taxa de R$ 60. É preciso quitar o boleto da Guia de Recolhimento da União (GRU), em qualquer agência do Banco do Brasil.
São oferecidas oportunidades de graduação a distância nos seguintes cursos:


Letras-Língua Portuguesa – Licenciatura
Letras- Língua Espanhola - Licenciatura; Matemática - Licenciatura;
Geografia – Licenciatura
Ciências Contábeis - Bacharelado,.
A UFPE conta com Polos de Apoio Presencial em todas as regiões do estado. São os seguintes:
Águas Belas
Carpina
Limoeiro
Ouricuri
Palmares
Pesqueira
Petrolina
Recife
Salgueiro
Santa Cruz do Capibaribe
Surubim
Tabira
Trindade.


Serão reservadas, no mínimo, 50% das vagas aos candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em cursos regulares ou no âmbito da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Também terão preferência pessoas que tenham obtido certificado de conclusão com base no resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) ou de exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino.


Seleção


O processo seletivo será realizado em uma etapa. O candidato deverá ter realizado, obrigatoriamente, todas as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de uma das cinco últimas edições (2012 a 2016). Será considerado o resultado da edição com maior pontuação indicada pelo candidato no ato da inscrição:


Prova I - LinguagensCódigos e suas Tecnologias: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes e Educação Física.
Prova II - Matemática e suas Tecnologias: Matemática.
Prova III - Ciências Humanas e suas Tecnologias: História, Geografia, Filosofia e Sociologia.
Prova IV - Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química, Física e Biologia
NPR - nota da Redação

 

Link da Matéria

 

 
Especial: a nossa homenagem aos apaixonados PDF Imprimir E-mail

12/06/17

 

Esta segunda (12) tem de tudo para ser bem colorida. O dia pertence aos apaixonados, que vão declarar o amor de várias formas neste momento especial. Amor, carinho e respeito são palavras de ordem quando se fala em namoro, além de doação: é preciso se doar, ir sempre mais fundo. As descobertas e surpresas são as partes mais bonitas.

Nesta data especial, o site RJ presta homenagem àqueles que amam através de quatro jovens casais da nossa sociedade: João Campos e Lara Santana, Maria Laura Oliveira Rosado e Alexandre Dubeux, Maria Paula Moreira e Luiz Alberto Carneiro Jr., Gilson Fontes e Eduarda Gueiros.

O chefe de gabinete João Campos posou com exclusividade para o site com a namorada, Lara Santana, com quem está há cinco anos e nove meses. A história começou na UFPE, onde os dois cursaram juntos Engenharia Civil. O namoro já engatou no segundo período da faculdade.

Maria Laura Rosado Oliveira e Alexandre Dubeux se conheceram em festa de réveillon que rolou em Serrambi, há dois anos. O casal, inclusive, já divide responsabilidades, os dois têm dois cachorros, que exigem muita atenção e carinho.

Gilson Fontes e Eduarda Gueiros se conheceram em Serrambi e um mês depois já começaram a namorar. Estão juntos há cinco meses e vão curtir a data especial bem juntinhos.

Maria Paula Moreira e Luiz Alberto Carneiro Jr. são exemplo de que amizade pode se transformar em outro tipo de amor: juntos há um ano e um mês, os dois já eram muito amigos antes de começarem a namorar.

 

Link da Matéria

 
Concerto na Madre de Deus PDF Imprimir E-mail

10/06/17

 

A igreja da Madre de Deus, no Bairro do Recife, irá receber um concerto do coral-sinfônico Padre José Maurício. Será a partir das 20h, na quinta-feira, 15 de junho. Se apresentam também o coro de solistas da Academia de Ópera e repertório da UFPE e a Sinfonieta UFPE, sob a regência e direção musical do maestro Wendell Kettle.

 

Link da Matéria

 
Após TSE, Temer começa a semana com obstáculos políticos e jurídicos PDF Imprimir E-mail

11/06/2017

 

A absolvição da chapa Dilma Rousse (PT)- Michel Temer (PMDB) no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na última sexta-feira não encerrou os problemas do atual presidente da República, que chegou ao poder após o impeachment da petista. O peemedebista conseguiu ser inocentado no julgamento das contas de campanha da chapa que o elegeu junto com Dilma, mas começará a semana novamente repleto de obstáculos jurídicos e políticos a superar para continuar com a faixa presidencial no peito.

Uma das barreiras a serem colocados no caminho de Temer deve partir do Ministério Público Federal (MPF). Em Brasília, comenta-se que é certo que o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, irá protocolar uma denúncia criminal contra Temer no Supremo Tribunal Federal (STF), o que pode levar a um afastamento do peemedebista da presidência da República por 180 dias.

O segundo obstáculo é a possibilidade de uma delação premiada do ex-deputado federal Rodrigo Rocha Loures (PMDBPR), que foi agrado recebendo uma mala com R$ 500 mil de um executivo da JBS. Ex-assessor do presidente, Loures se manteve calado durante um depoimento à Polícia Federal na última semana, mas a tendência é que ele não que em silêncio por muito tempo.

"O presidente tem uma longa e árdua caminhada pela frente porque é investigado formalmente em um inquérito no STF. O Rocha Loures, se decidir delatar, terá que dizer por que e a mando de quem foi pegar a mala de dinheiro. Também não se sabe o que ainda está por vir na delação da JBS. Me parece pouco, para o tamanho dos benefícios dados aos irmãos Joesley e Wesley Batista, apenas uma gravação com um contexto confuso. Devem surgir novas revelações dessa delação”, opina o promotor de justiça do Ceará e coordenador da pós-graduação em Direito Eleitoral do CERS, Igor Pinheiro.

Para o diretor da Faculdade de Direito do Recife, Francisco Queiroz, Temer está longe de ter a vida tranquila embora tenha saído vencedor no julgamento do TSE.

“Muitas outras frentes contra o presidente ocorrerão e ele vai ter que matar um leão por dia. Temer vai ser fustigado e vai acabar saindo, mas a saída mais honrosa teria sido renunciar”, avalia.

O cientista político e professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Adriano Oliveira, crê que a situação de Temer não é tão problemática.

“No momento em que o TSE referenda a permanência do presidente, o jogo muda e ele passa a ter muito mais força centrípeta de atrair o poder. Com essa decisão, o TSE poderá orientar decisões futuras do STF no sentido de proteger o presidente para ele terminar o mandato”, opina.

Caso a Procuradoria Geral da Repúbliça ofereça uma denúncia contra Temer, é preciso que o Congresso dê autorização para que o presidente seja afastado do cargo por 180 dias.

“Ele vai tentar manobrar o Congresso com a oferta de cargos”, aponta Francisco Queiroz.

Para Igor Pinheiro, a necessidade uma autorização do Congresso para se confirmar o afastamento de Temer da presidência será motivo de mais controvérsia.

“A Constituição fala que uma vez apresentada a denúncia e autorizado o seu processamento pelo Congresso o presidente deve ser afastado por 180 dias. Mas hoje o que a Constituição diz não está valendo muito. Será feita uma nova discussão jurídica sobre isso”, declara.

Já Adriano Oliveira pontua que a decisão do TSE representou um “acordão” para garantir as condições de governabilidade do País e destaca que o presidente tem a seu favor, para lidar com o Congresso, os recentes resultados econômicos do País.

POVO NAS RUAS

Os movimentos sociais e sindicais que não foram às ruas pedir o “Fora, Temer” durante o julgamento do TSE - já que a absolvição do peemedebista também signicaria a chance de Dilma manter seus direitos políticos para disputar o Senado em 2018 - devem se mobilizar com tudo nos próximos dias e pressionar deputados e senadores a abandonarem o governo. Sem uma base de apoio ampla, Temer terá problemas com a governabilidade.

“Ele suspira, mas é um suspiro de preocupado”, resume Igor Pinheiro.

 

Link da Matéria

 
<< Início < Anterior 2231 2232 2233 2234 2235 2236 2237 2238 2239 2240 Próximo > Fim >>

JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL