Universidade Federal de Pernambuco - Agência de Notícias - Clipping
Dona Lindu recebe corrida, alongamento e pilates para estimular a doação de sangue PDF Imprimir E-mail

09/06/2017

 

Neste sábado, o Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, vai abrir espaço para a solidariedade na realização do aulão especial do Hapvida +1K. A ação pretende alertar para a importância da doação de sangue. A concentração tem início às 6h, quando os participantes do programa e público em geral farão um aquecimento animados pelo ritmo do mês, o forró. Em seguida, haverá aula de ritmos, pilates e aferição de percentual de gordura. Após o alongamento, haverá uma corrida saudável pela orla. Em paralelo ao evento, cerca de 100 alunos do programa, que realizaram cadastro, vão ao Hemope doar sangue.

O Hapvida 1K oferece gratuitamente treinos para corrida e caminhada em diferentes polos do Recife: Jaqueira, Parque Dona Lindu, Casa Caiada (Olinda), Beira Rio, UFPE e Boa Viagem. Quem quiser participar pode se inscrever no endereço www.hapvida.com.br/mais1k e aguardar na lista de espera.

HAPVIDA 1K – Doação de Sangue
Sábado, a partir das 6h
Parque Dona Lindu – Boa Viagem
Acesso gratuito

 

Link da Matéria

 
Pesquisa sobre Chikungunya, coordenada pelo HC, está no Congresso Anual Europeu PDF Imprimir E-mail

09/06/2017

 

Um estudo de coorte multicêntrico, intitulado Coorte ChikBrasil, coordenado pelo Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e com participação de mais seis centros em quatro estados do país (Pernambuco, Paraíba, Ceará e Sergipe), rendeu a participação do Serviço de Reumatologia do HC no Congresso Anual Europeu da especialidade, o Eular, que ocorre de 14 a 17 de junho, em Madri, na Espanha. O HC-UFPE, unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), teve três trabalhos aprovados, em formato de pôster, inseridos na seção Guided poster tours, frutos do Coorte ChikBrasil.

"O objetivo desse estudo de coorte é obter dados para embasar futuras decisões terapêuticas. Ele foi iniciado em abril de 2016 e conta com informações de 732 pacientes de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Sergipe que apresentaram a Febre Chikungunya com manifestações articulares crônicas", explicou a coordenadora do Coorte ChikBrasil, a reumatologista do HC, Cláudia Marques. A partir dos dados coletados, nessa primeira etapa do estudo, foi possível chegar a algumas conclusões prévias, as quais serão apresentadas durante o Eular. As reumatologistas do HC Ângela Duarte, Cláudia Marques e Aline Ranzolin representarão a instituição no congresso europeu.

"Participar deste encontro dá uma visibilidade ao Serviço de Reumatologia, mostrando que no Hospital das Clínicas é realizada uma produção científica reconhecida. Isso pode, inclusive, nos ajudar a conseguir financiamento para futuras pesquisas que queremos desenvolver relacionadas à doenças", pontuou.

Estudos aprovados para o Eular

Cláudia explica que um dos pôsteres, intitulado Chikungunya Outbreak in Brazil: Demographic and Clinical Characterization of 732 patients [UTF-8?]– ChikBrasil Cohort, que será apresentado no evento, traça uma descrição geral dos pacientes que participam da pesquisa Coorte ChikBrasil. "É uma espécie de perfil clínico e demográfico desses pacientes", pontuou. Alguns dados coletados foram: 83% dos pacientes são mulheres; 65% são economicamente ativos (trabalhando) e tiveram uma média de 15 dias de interrupção do trabalho por conta da doença; 67% chegam ao Serviço de Reumatologia na fase crônica, entre outros.

O outro estudo que será apresentado, Concordance between Clinical-Epidemiological Criteria and Chikungunya Fever Serology, aborda a concordância entre os critérios clínico-epidemiológicos e o resultado da sorologia para a Febre Chikungunya. Este trabalho demonstrou haver um alto índice de concordância entre o exame clínico para detectar a Chikungunya e o resultado do exame de sorologia. "Com isso, num local onde há a epidemia instalada, posso confirmar a doença do paciente apenas pelo exame clínico, não sendo imprescindível a sorologia", acrescentou Cláudia.

E, por fim, o HC também terá uma terceira contribuição no evento através de um estudo que fez uma avaliação de como evoluíram os pacientes, que tinham uma doença reumatológica prévia, após a Chikungunya. O pôster foi intitulado Chikungunya Fever in Patients with Prior Rheumatic Diseases: is it more severe?. "Observamos que muitos desses pacientes não tiveram uma piora significativa em seu quadro, principalmente, aqueles que estavam sendo medicados com biológicos", afirmou.

 

Link da Matéria

 
Professor Dermeval Saviani participa de conferência sobre intelectuais e política no CAp PDF Imprimir E-mail

09/06/2017

 

Na próxima segunda-feira, dia 12 de junho, o Colégio de Aplicação (CAp) da Universidade Federal de Pernambuco sedia a conferência Os Intelectuais, Memória e Política. O evento está marcado para as 14h, na quadra esportiva da escola, e terá a participação do filósofo e pedagogo brasileiro, professor doutor Dermeval Saviani. O evento é promovido pelo Programa de Pós-graduação em Educação da UFPE com apoio do Colégio de Aplicação e da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pernambuco (Adufepe). O encontro pretende analisar o papel estratégico dos intelectuais acerca da memória coletiva e da política na sociedade brasileira.

O evento é gratuito e aberto ao público, mas só poderá participar quem se inscreveu previamente. Os participantes terão direito a certificado. Quem não conseguiu uma vaga pode acompanhar o evento através do Facebook da Associação dos Docentes da UFPE, que fará a transmissão em tempo real.

A coordenação geral da conferência é dos professores Edilson Fernandes de Souza e José Luiz Simões. "Em função da crise política, ética, moral e de valores que estamos vivenciando no país é muito importante discutir o momento e como a universidade deve se posicionar. Neste sentido, ouvir alguém como Saviani é fundamental”, adiantou José Luís Simões.

Mais informações através do email Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. .

DERMEVAL SAVIANI

Professor Emérito da Unicamp, pesquisador Emérito do CNPq e coordenador geral do Grupo de Estudos e Pesquisas: História, Sociedade e Educação no Brasil, Saviani defende a teoria histórico-crítica através da aprendizagem significativa como alternativa para modificar a educação na sociedade, trazendo a democratização do saber voltada para os interesses populares. Para o professor, a sociedade tem poder de interferir na educação e sua teoria leva em consideração condicionantes sociais. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia e História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação brasileira, legislação do ensino e política educacional, história da educação, história da educação brasileira, historiografia e educação, história da escola pública, pedagogia e teorias da educação.

Durante o evento, também estarão disponíveis para compra livros do professor Saviani, como Escola e Democracia (1987) e Histórias das Ideias Pedagógicas no Brasil, ganhador do Melhor Livro de Educação no Prêmio Jabuti, em 2007.

 

Link da Matéria

 
Estudantes coletam lixo na praia de Boa Viagem em ação educativa PDF Imprimir E-mail

09/06/2017

 

Estudantes do Departamento de Oceanografia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) realizam, neste sábado (10), coleta e triagem do lixo descartado irregularmente pelos banhistas na praia de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. O mutirão, que ocorre das 13h às 15h em frente ao edifício Acaiaca, também promoverá atividades de educação ambiental para alertar sobre a importância dos ambientes marinhos costeiros e a preocupação com os impactos causados pela poluição marinha.

A iniciativa "Educa Ocean" faz parte do projeto de extensão do departamento e ocorre para marcar os Dias Mundiais dos Oceanos e do Meio Ambiente, além do papel do profissional de oceanografia. O "Educa Ocean" é formado por professores, alunos e técnicos da instituição e docentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), em parceria com o Museu de Oceanografia da UFPE.

 

Link da Matéria

 
UFPE abre inscrições para ingresso 2017.2 em graduações a distância PDF Imprimir E-mail

09/06/2017

 

A partir da próxima terça-feira, os interessados em participar do processo seletivo de ingresso 2017.2 para cursos de graduação da Universidade Federal de Pernambuco na modalidade a distância poderão se inscrever. Os candidatos devem se inscrever, exclusivamente, pelo site da Covest. O cadastro só será efetivado após o pagamento da taxa, que custa R$ 60. As inscrições seguem até sexta-feira.

A quantidade de vagas por cursos e polos de apoio presencial pode ser conferida no Anexo I do edital. Serão reservadas, no mínimo, 50% das vagas do certame, por curso e polos de apoio presencial, aos candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas, em cursos regulares ou no âmbito da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA); ou que tenham obtido certificado de conclusão com base no resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) ou de exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino.

O Processo Seletivo 2017.2 – UFPE, modalidade a distância, será realizado em etapa única e seguirá a seguinte estrutura: o candidato deverá ter realizado, obrigatoriamente, todas as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de uma das cinco últimas edições (2012 a 2016), ou seja, os resultados não cumulativos de quaisquer dos exames realizados nos últimos cinco anos, sendo considerado a edição com maior pontuação indicada pelo candidato no ato da inscrição: 1) Prova I - Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes e Educação Física; 2) Prova II - Matemática e suas Tecnologias: Matemática; 3) Prova III - Ciências Humanas e suas Tecnologias: História, Geografia, Filosofia e Sociologia; 4) Prova IV - Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química, Física e Biologia; 5) NPR – nota da Redação.

CURSOS DISPONÍVEIS

O processo seletivo é para os cursos de graduação na modalidade a distância de: Letras-Língua Portuguesa – Licenciatura; Letras– Língua Espanhola – Licenciatura; Matemática – Licenciatura; Geografia – Licenciatura; e Ciências Contábeis - Bacharelado, nos Polos de Apoio Presencial do Estado de Pernambuco de: Águas Belas, Carpina, Limoeiro, Ouricuri, Palmares, Pesqueira, Petrolina, Recife, Salgueiro, Santa Cruz do Capibaribe, Surubim, Tabira e Trindade.

O Processo Seletivo 2017.2 – UFPE, modalidade a distância, será realizado pela Covest, com o apoio da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UFPE (Fade-UFPE), sob supervisão da Pró-Reitoria para Assuntos Acadêmicos (Proacad). As instruções relativas ao processo estarão disponíveis no site da Covest.

 

Link da Matéria

 
<< Início < Anterior 2231 2232 2233 2234 2235 2236 2237 2238 2239 2240 Próximo > Fim >>

JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL