Pesquisa sobre Chikungunya, coordenada pelo HC, está no Congresso Anual Europeu |
|
|
|
09/06/2017
Um estudo de coorte multicêntrico, intitulado Coorte ChikBrasil, coordenado pelo Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e com participação de mais seis centros em quatro estados do país (Pernambuco, Paraíba, Ceará e Sergipe), rendeu a participação do Serviço de Reumatologia do HC no Congresso Anual Europeu da especialidade, o Eular, que ocorre de 14 a 17 de junho, em Madri, na Espanha. O HC-UFPE, unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), teve três trabalhos aprovados, em formato de pôster, inseridos na seção Guided poster tours, frutos do Coorte ChikBrasil.
"O objetivo desse estudo de coorte é obter dados para embasar futuras decisões terapêuticas. Ele foi iniciado em abril de 2016 e conta com informações de 732 pacientes de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Sergipe que apresentaram a Febre Chikungunya com manifestações articulares crônicas", explicou a coordenadora do Coorte ChikBrasil, a reumatologista do HC, Cláudia Marques. A partir dos dados coletados, nessa primeira etapa do estudo, foi possível chegar a algumas conclusões prévias, as quais serão apresentadas durante o Eular. As reumatologistas do HC Ângela Duarte, Cláudia Marques e Aline Ranzolin representarão a instituição no congresso europeu.
"Participar deste encontro dá uma visibilidade ao Serviço de Reumatologia, mostrando que no Hospital das Clínicas é realizada uma produção científica reconhecida. Isso pode, inclusive, nos ajudar a conseguir financiamento para futuras pesquisas que queremos desenvolver relacionadas à doenças", pontuou.
Estudos aprovados para o Eular
Cláudia explica que um dos pôsteres, intitulado Chikungunya Outbreak in Brazil: Demographic and Clinical Characterization of 732 patients [UTF-8?]– ChikBrasil Cohort, que será apresentado no evento, traça uma descrição geral dos pacientes que participam da pesquisa Coorte ChikBrasil. "É uma espécie de perfil clínico e demográfico desses pacientes", pontuou. Alguns dados coletados foram: 83% dos pacientes são mulheres; 65% são economicamente ativos (trabalhando) e tiveram uma média de 15 dias de interrupção do trabalho por conta da doença; 67% chegam ao Serviço de Reumatologia na fase crônica, entre outros.
O outro estudo que será apresentado, Concordance between Clinical-Epidemiological Criteria and Chikungunya Fever Serology, aborda a concordância entre os critérios clínico-epidemiológicos e o resultado da sorologia para a Febre Chikungunya. Este trabalho demonstrou haver um alto índice de concordância entre o exame clínico para detectar a Chikungunya e o resultado do exame de sorologia. "Com isso, num local onde há a epidemia instalada, posso confirmar a doença do paciente apenas pelo exame clínico, não sendo imprescindível a sorologia", acrescentou Cláudia.
E, por fim, o HC também terá uma terceira contribuição no evento através de um estudo que fez uma avaliação de como evoluíram os pacientes, que tinham uma doença reumatológica prévia, após a Chikungunya. O pôster foi intitulado Chikungunya Fever in Patients with Prior Rheumatic Diseases: is it more severe?. "Observamos que muitos desses pacientes não tiveram uma piora significativa em seu quadro, principalmente, aqueles que estavam sendo medicados com biológicos", afirmou.
Link da Matéria |
Professor Dermeval Saviani participa de conferência sobre intelectuais e política no CAp |
|
|
|
09/06/2017
Na próxima segunda-feira, dia 12 de junho, o Colégio de Aplicação (CAp) da Universidade Federal de Pernambuco sedia a conferência Os Intelectuais, Memória e Política. O evento está marcado para as 14h, na quadra esportiva da escola, e terá a participação do filósofo e pedagogo brasileiro, professor doutor Dermeval Saviani. O evento é promovido pelo Programa de Pós-graduação em Educação da UFPE com apoio do Colégio de Aplicação e da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pernambuco (Adufepe). O encontro pretende analisar o papel estratégico dos intelectuais acerca da memória coletiva e da política na sociedade brasileira.
O evento é gratuito e aberto ao público, mas só poderá participar quem se inscreveu previamente. Os participantes terão direito a certificado. Quem não conseguiu uma vaga pode acompanhar o evento através do Facebook da Associação dos Docentes da UFPE, que fará a transmissão em tempo real.
A coordenação geral da conferência é dos professores Edilson Fernandes de Souza e José Luiz Simões. "Em função da crise política, ética, moral e de valores que estamos vivenciando no país é muito importante discutir o momento e como a universidade deve se posicionar. Neste sentido, ouvir alguém como Saviani é fundamental”, adiantou José Luís Simões.
Mais informações através do email
Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.
.
DERMEVAL SAVIANI
Professor Emérito da Unicamp, pesquisador Emérito do CNPq e coordenador geral do Grupo de Estudos e Pesquisas: História, Sociedade e Educação no Brasil, Saviani defende a teoria histórico-crítica através da aprendizagem significativa como alternativa para modificar a educação na sociedade, trazendo a democratização do saber voltada para os interesses populares. Para o professor, a sociedade tem poder de interferir na educação e sua teoria leva em consideração condicionantes sociais. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia e História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação brasileira, legislação do ensino e política educacional, história da educação, história da educação brasileira, historiografia e educação, história da escola pública, pedagogia e teorias da educação.
Durante o evento, também estarão disponíveis para compra livros do professor Saviani, como Escola e Democracia (1987) e Histórias das Ideias Pedagógicas no Brasil, ganhador do Melhor Livro de Educação no Prêmio Jabuti, em 2007.
Link da Matéria |
|
Estudantes coletam lixo na praia de Boa Viagem em ação educativa |
|
|
|
09/06/2017
Estudantes do Departamento de Oceanografia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) realizam, neste sábado (10), coleta e triagem do lixo descartado irregularmente pelos banhistas na praia de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. O mutirão, que ocorre das 13h às 15h em frente ao edifício Acaiaca, também promoverá atividades de educação ambiental para alertar sobre a importância dos ambientes marinhos costeiros e a preocupação com os impactos causados pela poluição marinha.
A iniciativa "Educa Ocean" faz parte do projeto de extensão do departamento e ocorre para marcar os Dias Mundiais dos Oceanos e do Meio Ambiente, além do papel do profissional de oceanografia. O "Educa Ocean" é formado por professores, alunos e técnicos da instituição e docentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), em parceria com o Museu de Oceanografia da UFPE.
Link da Matéria |
UFPE abre inscrições para ingresso 2017.2 em graduações a distância |
|
|
|
09/06/2017
A partir da próxima terça-feira, os interessados em participar do processo seletivo de ingresso 2017.2 para cursos de graduação da Universidade Federal de Pernambuco na modalidade a distância poderão se inscrever. Os candidatos devem se inscrever, exclusivamente, pelo site da Covest. O cadastro só será efetivado após o pagamento da taxa, que custa R$ 60. As inscrições seguem até sexta-feira.
A quantidade de vagas por cursos e polos de apoio presencial pode ser conferida no Anexo I do edital. Serão reservadas, no mínimo, 50% das vagas do certame, por curso e polos de apoio presencial, aos candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas, em cursos regulares ou no âmbito da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA); ou que tenham obtido certificado de conclusão com base no resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) ou de exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino.
O Processo Seletivo 2017.2 – UFPE, modalidade a distância, será realizado em etapa única e seguirá a seguinte estrutura: o candidato deverá ter realizado, obrigatoriamente, todas as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de uma das cinco últimas edições (2012 a 2016), ou seja, os resultados não cumulativos de quaisquer dos exames realizados nos últimos cinco anos, sendo considerado a edição com maior pontuação indicada pelo candidato no ato da inscrição: 1) Prova I - Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes e Educação Física; 2) Prova II - Matemática e suas Tecnologias: Matemática; 3) Prova III - Ciências Humanas e suas Tecnologias: História, Geografia, Filosofia e Sociologia; 4) Prova IV - Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química, Física e Biologia; 5) NPR – nota da Redação.
CURSOS DISPONÍVEIS
O processo seletivo é para os cursos de graduação na modalidade a distância de: Letras-Língua Portuguesa – Licenciatura; Letras– Língua Espanhola – Licenciatura; Matemática – Licenciatura; Geografia – Licenciatura; e Ciências Contábeis - Bacharelado, nos Polos de Apoio Presencial do Estado de Pernambuco de: Águas Belas, Carpina, Limoeiro, Ouricuri, Palmares, Pesqueira, Petrolina, Recife, Salgueiro, Santa Cruz do Capibaribe, Surubim, Tabira e Trindade.
O Processo Seletivo 2017.2 – UFPE, modalidade a distância, será realizado pela Covest, com o apoio da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UFPE (Fade-UFPE), sob supervisão da Pró-Reitoria para Assuntos Acadêmicos (Proacad). As instruções relativas ao processo estarão disponíveis no site da Covest.
Link da Matéria |
|