UFPE lança edital para contratação de pesquisadores para atuarem na pós-graduação |
|
|
|
09/06/2017
A Universidade Federal de Pernambuco, através da Pró-Reitoria para Assuntos de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq), publicou o Edital de Professor Visitante nº 1/2017. A medida visa a contratação temporária de pesquisadores para atuar em pelo menos um programa de pós-graduação (PPG) da UFPE. Os interessados têm até o dia 4 de agosto para encaminharem as propostas.
O edital disponibiliza seis vagas voltadas à contratação de especialistas nacionais ou estrangeiros, de reconhecida competência e liderança em suas áreas de conhecimento, que possam contribuir para a consolidação da pesquisa, pós-graduação e internacionalização da universidade. O período de contratação deve ter duração mínima de três meses e máxima de 12 meses. O início de atividades do visitante deve ocorrer até o final do primeiro semestre de 2018. A divulgação dos resultados da seleção acontece no dia 18 de agosto.
O pró-reitor para Assuntos de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPE, Ernani Carvalho, explica a relevância do edital. "A ideia é trazer professores e pesquisadores com formação no exterior, brasileiros ou estrangeiros, formados nas melhores instituições do mundo, que possam trazer para a UFPE sua experiência, ajudar a internacionalizar nossa universidade e desenvolver a pesquisa e o nível de formação dos nossos pós-graduandos".
CRITÉRIOS
De acordo com a UFPE, será especialmente estimulada a apresentação de propostas que tenham ao menos uma das seguintes características: seja apoiada pela manifestação explícita de interesse de mais de um PPG, dentro de um projeto inter ou multidisciplinar; represente a possibilidade de abertura/consolidação uma área do conhecimento considerada prioritária pela UFPE; inserção de recursos humanos internacionais qualificados com o propósito de estimular o ambiente acadêmico internacional; professor visitante que possuir título de doutor em instituição de prestígio internacional com reconhecida produção científica.
Link da Matéria |
Em Brasília, deputado pede recursos para municípios de PE em estado de emergência |
|
|
|
07/06/2017
O deputado federal João Fernando foi até o ministro da Secretaria de Governo, Antônio Imbassahy, solicitar celeridade por parte do Governo Federal na liberação dos recursos para atender aos municípios pernambucanos em estado de emergência, no agreste e na mata sul, devidos às chuvas.
O parlamentar também pleiteou a autorização de repasses da ordem de R$118 milhões, fruto de emenda da bancada pernambucana, para acelerar a conclusão da primeira etapa da Adutora do Agreste, que corresponde ao conjunto de obras para atender 23 municípios da região.
Para incentivar a pesquisa no Estado o deputado também apresentou ao ministro Imbassahy pedidos para liberação dos recursos de suas emendas que irão beneficiar projetos da UFPE, FACEPE e ITEP.
Link da Matéria |
|
Fragilidade do governo Temer fortalece Lula |
|
|
|
07/06/2017
Aparentemente alheia à Operação Lava Jato e ao julgamento pelo TSE da ação ajuizada pelo PSDB pedindo a cassação da chapa Dilma/Temer, parcelas expressivas do eleitorado continuam com saudade do governo Lula, mesmo o ex-presidente sendo réu em cinco ações penais. É o que mostra pesquisa do Vox Populi, divulgada ontem, para aferir a intenção de voto dos brasileiros à sucessão de Michel Temer. Se a eleição fosse hoje, diz a pesquisa, Lula chegaria em 1º no 1º turno (45%) e derrotaria qualquer adversário no 2º (52% a 11% contra Alckmin, 51% a 13% contra Dória e 50% a 15% contra Marina Silva). Claro que pesquisa feita com 16 meses de antecedência não vale absolutamente nada e além disso não se sabe ao certo se Lula poderá ou não ser candidato. Mas sua elevada taxa de intenções de votos deve-se à impopularidade do atual presidente, malgrado o seu governo estar no caminho certo - ajustando a economia e tentando fazer as reformas de que o país precisa.
A afirmação do governador Após passar 2 anos e meio completamente ofuscado pela forte liderança de Eduardo Campos, o governador Paulo Câmara começou finalmente a afirmar-se como líder político estadual. Notou-se essa mudança de comportamento após as cheias na Mata Sul. Ele avocou para si a responsabilidade pela “gestão da crise” e pelo menos até agora o seu desempenho tem sido exemplar.
Conselho : O senador João Alberto (PMDB-MA) foi reconduzido ontem à presidência do Conselho de Ética do Senado. Ele foi definido por Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), quando fazia parte daquela Casa, como “pau mandado” de José Sarney, então presidente, e não disse nada.
Podemos : Garante Ricardo Teobaldo que o partido que preside em Pernambuco (Podemos) não é uma agremiação qualquer e sim um “movimento” que tende a ser o intérprete de amplas parcelas da sociedade nas eleições de 2018. É exatamente nele que o advogado Antonio Campos está de olho.
Convite : Eduardo da Fonte, presidente do PP pernambucano, acaba de levar para o partido o empresário sertanejo (do ramo de automóveis) Ismael Tenório para disputar um mandato de deputado estadual em 2018. O PP tem 6 representantes na Alepe, perdendo apenas para o PSB.
Balaço : Do ex-deputado Roberto Brandt (DEM-MG), que era grande amigo de Marco Maciel: “O Brasil foi vítima de uma bala perdida. Quiseram (o empresário Joesley Batista) atacar o Temer e atingiram o país”. Brandt, que foi ministro da Previdência de FHC, foi um dos mais brilhantes políticos que já passaram pela Câmara Federal.
Sobra quem? : Jovens procuradores da República continuam com sua sanha denuncista e aparentemente sem preocupação com o futuro do país. Se os maus políticos devem pagar por seus erros, é preciso também salvar a política, pois fora dela o caminho é a ditadura.
Fórum : O professor e cientista político Marcus Melo (UFPE), um dos mais brilhantes do país na atualidade, proferiu palestra ontem num fórum promovido pela “Folha de São Paulo” sobre a cassação da chapa Dilma/Temer.
Link da Matéria |
Yes, temos coral na Baía de Guanabara |
|
|
|
06/06/2017
Esqueça por um instante a imagem de fundo arenoso e água poluída. A Baía de Guanabara é muito maior que esse recorte. Até corais são possíveis de serem vistos ali: são pelo menos nove espécies, todas já documentadas pela ciência, mas ignoradas pelo grande público.
Não há nenhum destaque quanto ao endemismo: são corais que ocorrem em quase toda a costa brasileira, como os octocorais Leptogorgia punicea e Carijoa riisei. O que é digno de nota é a resiliência da vida marinha que sobrevive num ambiente tão hostil: na Baía de Guanabara são jogados quase que 70% do esgoto sem tratamento de pelo menos 15 municípios do entorno. A meta de despoluição, que drenou 10 bilhões de reais em mais de 20 anos, continua caminhando a passos lentos
A vida que resiste apesar de tudo foi filmada pelo documentarista Ricardo Gomes para o filme “Baía Urbana”, que estreia no dia 07 de junho na Conferência dos Oceanos, na ONU.
“Eu fui a primeira pessoa que foi sem barco, sem submarino, batendo perna, filmei os corais da Baía de Guanabara, carregando 50 quilos de equipamento”, comemora Ricardo Gomes, que não esconde o entusiasmo pelas imagens que fecham seu filme. "Foi a primeira vez que esses corais foram filmados na Baía de Guanabara, e eles ilustram a parte de acidificação oceânica pela fragilidade dos recifes de coral".
Para o pesquisador Ralf Cordeiro, doutorando em biologia animal pela UFPE, se houvesse uma recuperação na área, a vida marinha iria explodir no local. “É interessante que essa fauna ainda persista na localidade, que é conhecida por ser bastante impactada. Isso dá uma certa esperança, pois mostra que é possível a recuperação da área, se tomadas as medidas ideais de conservação”, Ralf Cordeiro.
Link da Matéria |
|