Universidade Federal de Pernambuco - Agência de Notícias - Clipping
Estudantes da UFPE promovem Quarta-feira Grata com feira de livros para ajudar Abrigo Santa Luzia PDF Imprimir E-mail

09/06/2017

 

Estudantes da disciplina de Administração, do curso de Engenharia de Energia da Universidade Federal de Pernambuco, promovem a Quarta-feira grata, no dia 14 de junho. Das 14h às 17h, no Centro de Artes e Comunicação (CAC), vai acontecer uma feira de troca de livros beneficente para arrecadar publicações e vendê-las no sebo. O dinheiro angariado será utilizado na compra de materiais de higiene pessoal para o Abrigo Santa Luzia.

A disciplina é ministrada pela professora Geyza D’Ávila. Além da troca de livros, a ação conta com uma apresentação musical, a venda de comidas e de chaveiros. Os chaveiros são produzidos por uma impressora 3D, com parte do lucro também revertida para o abrigo. E também acontece um sorteio de dois almoços com direito a um acompanhante, no restaurante João da Carne de Sol, e de um livro de Administração.

O esquema da troca de livros funciona assim: no mínimo, é necessário levar dois livros, e sair com uma publicação. Dessa forma, cada pessoa presente no evento deixará como doação para o abrigo, no mínimo, um livro.

 

Link da Matéria

 
UFPE lança edital para contratação de pesquisadores para atuarem na pós-graduação PDF Imprimir E-mail

09/06/2017

 

A Universidade Federal de Pernambuco, através da Pró-Reitoria para Assuntos de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq), publicou o Edital de Professor Visitante nº 1/2017. A medida visa a contratação temporária de pesquisadores para atuar em pelo menos um programa de pós-graduação (PPG) da UFPE. Os interessados têm até o dia 4 de agosto para encaminharem as propostas.

O edital disponibiliza seis vagas voltadas à contratação de especialistas nacionais ou estrangeiros, de reconhecida competência e liderança em suas áreas de conhecimento, que possam contribuir para a consolidação da pesquisa, pós-graduação e internacionalização da universidade. O período de contratação deve ter duração mínima de três meses e máxima de 12 meses. O início de atividades do visitante deve ocorrer até o final do primeiro semestre de 2018. A divulgação dos resultados da seleção acontece no dia 18 de agosto.

O pró-reitor para Assuntos de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPE, Ernani Carvalho, explica a relevância do edital. "A ideia é trazer professores e pesquisadores com formação no exterior, brasileiros ou estrangeiros, formados nas melhores instituições do mundo, que possam trazer para a UFPE sua experiência, ajudar a internacionalizar nossa universidade e desenvolver a pesquisa e o nível de formação dos nossos pós-graduandos".

CRITÉRIOS

De acordo com a UFPE, será especialmente estimulada a apresentação de propostas que tenham ao menos uma das seguintes características: seja apoiada pela manifestação explícita de interesse de mais de um PPG, dentro de um projeto inter ou multidisciplinar; represente a possibilidade de abertura/consolidação uma área do conhecimento considerada prioritária pela UFPE; inserção de recursos humanos internacionais qualificados com o propósito de estimular o ambiente acadêmico internacional; professor visitante que possuir título de doutor em instituição de prestígio internacional com reconhecida produção científica.

 

Link da Matéria

 
Em Brasília, deputado pede recursos para municípios de PE em estado de emergência PDF Imprimir E-mail

07/06/2017

O deputado federal João Fernando foi até o ministro da Secretaria de Governo, Antônio Imbassahy, solicitar celeridade por parte do Governo Federal na liberação dos recursos para atender aos municípios pernambucanos em estado de emergência, no agreste e na mata sul, devidos às chuvas.

O parlamentar também pleiteou a autorização de repasses da ordem de R$118 milhões, fruto de emenda da bancada pernambucana, para acelerar a conclusão da primeira etapa da Adutora do Agreste, que corresponde ao conjunto de obras para atender 23 municípios da região.

Para incentivar a pesquisa no Estado o deputado também apresentou ao ministro Imbassahy pedidos para liberação dos recursos de suas emendas que irão beneficiar projetos da UFPE, FACEPE e ITEP.

 

Link da Matéria

 
Fragilidade do governo Temer fortalece Lula PDF Imprimir E-mail

07/06/2017

Aparentemente alheia à Operação Lava Jato e ao julgamento pelo TSE da ação ajuizada pelo PSDB pedindo a cassação da chapa Dilma/Temer, parcelas expressivas do eleitorado continuam com saudade do governo Lula, mesmo o ex-presidente sendo réu em cinco ações penais. É o que mostra pesquisa do Vox Populi, divulgada ontem, para aferir a intenção de voto dos brasileiros à sucessão de Michel Temer. Se a eleição fosse hoje, diz a pesquisa, Lula chegaria em 1º no 1º turno (45%) e derrotaria qualquer adversário no 2º (52% a 11% contra Alckmin, 51% a 13% contra Dória e 50% a 15% contra Marina Silva). Claro que pesquisa feita com 16 meses de antecedência não vale absolutamente nada e além disso não se sabe ao certo se Lula poderá ou não ser candidato. Mas sua elevada taxa de intenções de votos deve-se à impopularidade do atual presidente, malgrado o seu governo estar no caminho certo - ajustando a economia e tentando fazer as reformas de que o país precisa.

A afirmação do governador
Após passar 2 anos e meio completamente ofuscado pela forte liderança de Eduardo Campos, o governador Paulo Câmara começou finalmente a afirmar-se como líder político estadual. Notou-se essa mudança de comportamento após as cheias na Mata Sul. Ele avocou para si a responsabilidade pela “gestão da crise” e pelo menos até agora o seu desempenho tem sido exemplar.

Conselho : O senador João Alberto (PMDB-MA) foi reconduzido ontem à presidência do Conselho de Ética do Senado. Ele foi definido por Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), quando fazia parte daquela Casa, como “pau mandado” de José Sarney, então presidente, e não disse nada.

Podemos : Garante Ricardo Teobaldo que o partido que preside em Pernambuco (Podemos) não é uma agremiação qualquer e sim um “movimento” que tende a ser o intérprete de amplas parcelas da sociedade nas eleições de 2018. É exatamente nele que o advogado Antonio Campos está de olho.

Convite : Eduardo da Fonte, presidente do PP pernambucano, acaba de levar para o partido o empresário sertanejo (do ramo de automóveis) Ismael Tenório para disputar um mandato de deputado estadual em 2018. O PP tem 6 representantes na Alepe, perdendo apenas para o PSB.

Balaço : Do ex-deputado Roberto Brandt (DEM-MG), que era grande amigo de Marco Maciel: “O Brasil foi vítima de uma bala perdida. Quiseram (o empresário Joesley Batista) atacar o Temer e atingiram o país”. Brandt, que foi ministro da Previdência de FHC, foi um dos mais brilhantes políticos que já passaram pela Câmara Federal.

Sobra quem? : Jovens procuradores da República continuam com sua sanha denuncista e aparentemente sem preocupação com o futuro do país. Se os maus políticos devem pagar por seus erros, é preciso também salvar a política, pois fora dela o caminho é a ditadura.

Fórum : O professor e cientista político Marcus Melo (UFPE), um dos mais brilhantes do país na atualidade, proferiu palestra ontem num fórum promovido pela “Folha de São Paulo” sobre a cassação da chapa Dilma/Temer.

 

Link da Matéria

 
Yes, temos coral na Baía de Guanabara PDF Imprimir E-mail

06/06/2017

Esqueça por um instante a imagem de fundo arenoso e água poluída. A Baía de Guanabara é muito maior que esse recorte. Até corais são possíveis de serem vistos ali: são pelo menos nove espécies, todas já documentadas pela ciência, mas ignoradas pelo grande público.

Não há nenhum destaque quanto ao endemismo: são corais que ocorrem em quase toda a costa brasileira, como os octocorais Leptogorgia punicea e Carijoa riisei. O que é digno de nota é a resiliência da vida marinha que sobrevive num ambiente tão hostil: na Baía de Guanabara são jogados quase que 70% do esgoto sem tratamento de pelo menos 15 municípios do entorno. A meta de despoluição, que drenou 10 bilhões de reais em mais de 20 anos, continua caminhando a passos lentos

A vida que resiste apesar de tudo foi filmada pelo documentarista Ricardo Gomes para o filme “Baía Urbana”, que estreia no dia 07 de junho na Conferência dos Oceanos, na ONU.

“Eu fui a primeira pessoa que foi sem barco, sem submarino, batendo perna, filmei os corais da Baía de Guanabara, carregando 50 quilos de equipamento”, comemora Ricardo Gomes, que não esconde o entusiasmo pelas imagens que fecham seu filme. "Foi a primeira vez que esses corais foram filmados na Baía de Guanabara, e eles ilustram a parte de acidificação oceânica pela fragilidade dos recifes de coral".

Para o pesquisador Ralf Cordeiro, doutorando em biologia animal pela UFPE, se houvesse uma recuperação na área, a vida marinha iria explodir no local. “É interessante que essa fauna ainda persista na localidade, que é conhecida por ser bastante impactada. Isso dá uma certa esperança, pois mostra que é possível a recuperação da área, se tomadas as medidas ideais de conservação”, Ralf Cordeiro.

 

Link da Matéria

 
<< Início < Anterior 2231 2232 2233 2234 2235 2236 2237 2238 2239 2240 Próximo > Fim >>

JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL