Universidade Federal de Pernambuco - Agência de Notícias - Clipping
HC faz mutirão de prevenção à cegueira com exames oftalmológicos PDF Imprimir E-mail

17/10/2017

 

O Serviço de Oftalmologia do Hospital das Clínicas da UFPE, unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realiza no próximo sábado, das 8h às 14h, mais uma edição do Mutirão de Prevenção à Cegueira, com exames oftalmológicos. A ação é aberta a qualquer pessoa acima de 40 anos, momento em que risco de incidência do glaucoma aumenta.

"Em idades mais avançadas, aparecem a catarata e a degeneração macular. Nos pacientes portadores de diabetes, o exame do fundo de olho é sempre da maior importância", explica a chefe do Serviço de Oftalmologia do HC, Maria Isabel Lynch, que lembra a importância de as pessoas chegarem até as 12h.

Serão realizados exames de pressão de olho (tonometria) e fundo de olho (fundoscopia ou oftalmoscopia), além da biomicroscopia, com o objetivo de detectar enfermidades como catarata, glaucoma e retinopatia diabética.

Maria Isabel Lynch ressalta a importância de exames deste tipo periodicamente para a manutenção da saúde ocular. "Essas doenças são importantes causas da cegueira, por isso, fazer o diagnóstico cedo é a melhor forma de prevenir maiores prejuízos", afirmou.

A ação é aberta a qualquer pessoa acima de 40 anos, momento em que risco de incidência do glaucoma aumenta. "Em idades mais avançadas, aparecem a catarata e a degeneração macular. Nos pacientes portadores de diabetes, o exame do fundo de olho é sempre da maior importância", conclui.

 

Link da Matéria

 
Paulo Rubem receberá título de Cidadão Recifense PDF Imprimir E-mail

17/10/2017

 

Ex-vereador do Recife, ex-deputado estadual e federal, Paulo Rubem Santiago (PSOL) será agraciado com o título de Cidadão Recifense. O psolista receberá a homenagem na próxima segunda-feira (23), às 18h, a partir de projeto de autoria do vereador Rinaldo Junior (PRB). Paulo Rubem Santiago tem 62 anos, é professor do Departamento de Educação Física e mestrando em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

"A Casa José Mariano compreendendo sua grandeza pública, os serviços prestados ao nosso município e o amor que revela em cada atitude a esta cidade de Recife tão querida por ele, com a aprovação deste nosso projeto, concede a Paulo Rubem o título Cidadão do Recife, honraria que se completa na imensa satisfação de Recife e sua população”, ressaltou Rinaldo Junior em sua justificativa.

Perfil
Paulo Rubem Santiago Ferreira é natural do Rio de Janeiro (RJ). Chegou a Pernambuco e ao Recife aos 17 anos de idade, e formou-se em Educação Física pela UFPE, em 1976, quando começou, politicamente, a militar no movimento estudantil. O ex-deputado federal iniciou sua vida pública na década de 1970, atuando em entidades de representação de profissionais ligados à educação, como a Associação dos Professores do Ensino Oficial de Pernambuco, hoje o Sintepe, e a Associação dos Docentes da UFPE (Adufepe). Foi fundador da CUT e do PT em Pernambuco.

Em 1988, disputou eleição para vereador do Recife, ficou como suplente, entrando em seguida na suplência de João Paulo. Na eleição seguinte de 1992, foi eleito como o vereador mais votado da Cidade do Recife, com 6.518 votos, exercendo mandato na Câmara de Vereadores entre 1991 e 1994. Exerceu mandatos de deputado estadual (1995-2002) e também representou nosso estado por três vezes na Câmara Federal de 2003 à 2014.

 

Link da Matéria

 
Espaço Trans do HC-UFPE promove Fórum Popular PDF Imprimir E-mail

17/10/2017

 

O Espaço de Cuidado e Acolhimento Trans do Hospital das Clínicas (HC) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), realiza nesta quarta-feira, seu primeiro Fórum Popular. Aberto ao público, o evento visa congregar funcionários e usuários do setor, além de órgãos ligados à causa trans e integrantes da comunidade. O encontro começa às 14h, no auditório do Núcleo de Saúde Pública e Desenvolvimento Social (Nusp), localizado no quarto andar do HC.

De acordo com a psicóloga do Espaço Trans, Suzana Livadias, o fórum pretende incentivar a interlocução do setor com o público, fornecendo uma oportunidade para debate e fomento de propostas que possam culminar em melhorias no acolhimento trans do HC. Além disso, o evento também marca a comemoração do terceiro ano do credenciamento do Ministério da Saúde que regularizou o funcionamento pleno do Espaço Trans. "Durante o fórum, faremos uma apresentação do serviço e também um apanhado da sua atuação, promovendo uma discussão ampla sobre suas especificidades e, caso possível, elaborando um documento de propostas a serem estudadas para a sua implantação no Espaço", explicou Suzana.

 

Link da Matéria

 
Projeto Pense e Brinque faz a festa da garotada nesta quarta na UFPE PDF Imprimir E-mail

17/10/2017

 

Nesta quarta-feira, o projeto de extensão Pense e Brinque, da Universidade Federal de Pernambuco, realiza, às 14h, atividades recreativas para crianças na quadra de basquetebol do Núcleo de Educação Física e Desportos. Para participar, é preciso pagar taxa de R$ 3 por criança na entrada do evento.

O tema da festa é “Missão Super Hero”. Durante a comemoração, serão realizadas atividades recreativas, brincadeiras e artes voltadas para crianças de seis a dez anos. Os organizadores pedem que as crianças estejam com adereços de super-heróis ou fantasiadas.

O projeto de extensão Pense e Brinque, coordenado pelo professor André Costa, promove a prática de atividade física por meio de jogos e brincadeiras com a finalidade de melhoria dos aspectos fisiológicos, das capacidades físicas, de permitir a interação e cooperação entre participantes e desenvolver e estimular à cognição em crianças.

 

Link da Matéria

 
Funcionários e estudantes da UFPE têm direito a curso online de inglês PDF Imprimir E-mail

17/10/2017

 

Estão abertas as inscrições para o curso My English Online (MEO), do Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF). O MEO disponibiliza a toda a comunidade acadêmica da Universidade Federal de Pernambuco cursos gratuitos de inglês divididos em cinco níveis de aprendizado. O curso permite o acesso a livros interativos, leituras graduadas (National Geographic), vídeos e exercícios de gramática com correção imediata, além de atividades para prática oral e testes de acompanhamento.

A partir desta edição, as inscrições devem ser realizadas diretamente na plataforma do Isf. O interessado deve fazer o login no sistema (ou realizar o cadastro e o primeiro acesso, caso não o possua), clicar em “Cursos On-line” e depois em “My English Online”.

Como o nivelamento é importante para o acompanhamento do curso, é fundamental que o teste seja realizado sem consulta, pois não há a possibilidade de refazê-lo para ingressar num curso de nível mais baixo posteriormente.

A classificação no MEO dá ainda acesso aos cursos presenciais do IsF-Inglês, oferecidos pelo Núcleo de Línguas – Idiomas sem Fronteiras da UFPE (NucLi UFPE). Depois de realizar o teste de nivelamento, o sistema irá liberar o resultado para inscrição nos cursos presenciais em até 48 horas.

 

Link da Matéria

 
<< Início < Anterior 2231 2232 2233 2234 2235 2236 2237 2238 2239 2240 Próximo > Fim >>

JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL