Universidade Federal de Pernambuco - Agência de Notícias - Clipping
HC faz mutirão dermatológico em Igarassu PDF Imprimir E-mail

08/11/2017

 

O Hospital das Clínicas (HC) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) participa, nesta sexta-feira, do mutirão itinerante Ebserh Solidária, na cidade de Igarassu, distante cerca de 25 km do Recife. Das 8h às 16h, na Policlínica São Lucas, em Cruz de Rebouças estarão realizando as consultas dois dermatologistas preceptores e três médicos residentes do HC, além de seis estudantes de Medicina da UFPE e três profissionais do Núcleo de Telessaúde (Nutes) do HC. Pela prefeitura de Igarassu, vão atuar dois dermatologistas, um enfermeiro e dois técnicos de enfermagem.

Pela manhã, cem pessoas já agendadas pela Secretaria Municipal de Saúde passarão por consultas e exames clínicos com dermatologistas. Simultaneamente, haverá ação educativa de prevenção ao câncer de pele, o mais comum entre os brasileiros. À tarde, haverá estudos de casos com a equipe do HC ministrando treinamento em dermatologia para cerca de 30 profissionais de saúde básica do município.

A campanha é realizada simultaneamente por outros 38 hospitais universitários federais administrados pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares nas cinco regiões do País. Diferentemente dos outros dois mutirões nacionais promovidos pela Ebserh, este fará atendimentos de saúde fora do hospital universitário.

A ação Ebserh Solidária é um mutirão de atendimento de saúde fora do ambiente hospitalar, que visa levar ações de prevenção e promoção da saúde para locais onde as dificuldades de acesso à assistência à saúde são maiores por diversos motivos. A expectativa é de atender a populações em situação de vulnerabilidade social, a pacientes em espera na fila de regulação, moradores de comunidades com grande distância de centro urbanos, além de creches, asilos, escolas e comunidades diversas. Desta vez, o paciente não vai ao hospital, mas o hospital vai ao encontro do paciente.

 

Link da Matéria

 
Hospital das Clínicas realiza mutirão dermatológico em Igarassu PDF Imprimir E-mail

08/11/2017

 

Dois dermatologistas, três médicos residentes e seis estudantes de Medicina da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) irão atender a população gratuitamente , junto com três profissionais do Núcleo de Telessaúde (Nutes) do Hospital das Clínicas da UFPE, no mutirão itinerante Ebserh Solidária, no município de Igarassu, no Grande Recife, nesta sexta-feira (10).

A ação acontece na próxima sexta-feira (10), das 08h às 16h, na Policlínica São Lucas, no bairro de Cruz de Rebouças. Pela manhã, cem pessoas (já agendadas pela Secretaria Municipal de Saúde) passarão por consultas e exames clínicos com dermatologistas. Simultaneamente, haverá ação educativa de prevenção ao câncer de pele, o mais comum entre os brasileiros.

À tarde, haverá estudos de casos com a equipe do HC ministrando treinamento em dermatologia para cerca de 30 profissionais de saúde básica do município. A campanha é realizada simultaneamente por outros 38 hospitais universitários federais administrados pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) nas cinco regiões do País.

A intenção é atender a populações em situação de vulnerabilidade social, pacientes em espera na fila de regulação e moradores de comunidades com grande distância de centro urbanos, além de creches, asilos, escolas e comunidades diversas. Desta vez, o paciente não vai ao hospital, mas o hospital vai ao encontro do paciente.

 

Link da Matéria

 
Alunas da UFPE lançam aplicativo para mapear assédio no transporte público PDF Imprimir E-mail

08/11/2017

 

Se você é mulher, o que você já deixou de fazer só por isso? Quantas vezes já teve medo de situações que homens consideram normais? Quantas vezes você se sentiu em perigo quando estava no ônibus, mas não sabia como e a quem pedir ajuda?

Essas perguntas levaram as estudantes de Publicidade, Simony César, e de Engenharia da Computação, Lhaís Rodrigues, a criarem o N!NA, um aplicativo de celular que rastreia os casos de assédio no transporte público em tempo real. O lançamento do N!NA acontece nesta quinta (9), no Centro de Informática (CIn) da UFPE, às 16h.

O app funciona em rede e coloca em ação a sororidade feminina com o intuito de ajudar as vítimas de assédio dentro dos coletivos. Ao ser acionado, o aplicativo emite um alerta informando a localização, o horário, a linha do ônibus e qual o tipo de violência que a usuária está sofrendo – sexual, física ou verbal.

Além disso, o dispositivo cria um mapa informativo que permite acompanhar os casos de abuso contra a mulher na mobilidade urbana. Por isso, o N!NA atua emergencialmente, ativando pessoas próximas à vitima, e preventivamente, ao fornecer dados estatísticos e construir um mapa de assédio na mobilidade urbana de cidades.

A versão teste do aplicativo será lançada em versão beta para 100 alunas dos diversos centros acadêmicos do Campus Recife da UFPE, na Cidade Universitária, na Zona Oeste.

“Queremos começar com a UFPE. Passamos algum tempo coletando dados de meninas usuárias de transporte público na faculdade, além do site que está aberto para inscrições“, comenta Simony. O objetivo é lançar a versão oficial já no primeiro semestre de 2018.

O N!NA foi selecionado pelo programa de inovação social mais recente da Red Bull Amaphiko e tem parte do seu custo financiado pela empresa. Para dar continuidade ao projeto, a partir do dia 13 de novembro será lançado um crowdfunding (financiamento coletivo) para arcar com as despesas e manutenção do aplicativo.

? Lançamento do N!NA
? 9 de novembro
⏰ às 16h
?Anfiteatro do Centro de Informática (CIn) da UFPE – Av. Jornalista Anibal Fernandes, s/n, Cidade Universitária
? Facebook: Super Ninas
? Instagram: @ninamobile

 

Link da Matéria

 
Técnicos-administrativos da UFPE entram greve próxima semana PDF Imprimir E-mail

08/11/2017


Os técnicos-administrativos da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) decidiram na manhã desta quarta-feira (8) deflagraram o início da greve da categoria. O movimento, liderado pela Federação dos Técnico-Administrativos das Instituições de Ensino Federal (Fasubra), se inicia na próxima segunda-feira (13) por tempo indeterminado.

A decisão ocorreu em assembléia realizada pelos funcionários no auditório de Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFPE. A principal reivindicação da categoria é contra a implantação do ponto eletrônico. A luta acontece também contra o Plano de Demissão Voluntário, contra o congelamento salarial e o aumento de 11% para 14% da alíquota previdenciária, proposto pelo Governo Federal.

O Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais de Pernambuco (Sintufepe) também convoca, a partir das 8h, os técnicos-administrativos para apoiar o Dia Nacional de Mobilização e Defesa dos Direitos, que acontece nesta sexta-feira (10).

 

Link da Matéria

 
Estudante da UFPE é premiada em concurso mundial de 'dança científica' PDF Imprimir E-mail

05/11/2017

 

Com um videoclipe inspirado no seriado americano "CSI", a bióloga e dançarina pernambucana Natália Oliveira, 28, venceu a competição mundial "Dance Your PhD", promovida pela revista Science, na categoria voto popular em Química.

Com o grupo Vogue 4 Recife, ela transformou a tese de doutorado "Desenvolvimento de Biossensores para as Ciências Forenses" no videoclipe "Pop, Dip and Spin: The Legendary Biosensor For Forensic Sciences".

A produção foi gravada em pontos turísticos do Recife. Natália que é doutora em Biologia Aplicada à Saúde pela UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), recebeu 78% dos votos. O roteiro mostra como investigar um crime utilizando tecnologias portáteis como os biossensores. A ideia é detectar amostras de DNA, como cabelo, saliva ou sangue, em cenas de crimes, mesmo em superfícies já limpas com álcool ou água sanitária.

Ciência acessível

O concurso "Dance your PhD" existe há dez anos e foi criado pela Science e a Associação Americana para o Progresso da Ciência (AAAS, na sigla em inglês) para desafiar pesquisadores a explicarem seus doutorados por meio da dança.

A bióloga pernambucana ficou entre as 12 finalistas que disputam as quatro categorias. Nancy Scherich, da Universidade da Califórnia, foi a grande vencedora do concurso com trabalho sobre topologia, área da matemática que estuda propriedades da geometria.

Em entrevista à Gazeta do Povo antes do anuncio dos vencedores, Natália afirmou que a iniciativa ajudava a popularizar a ciência. “Tentamos trazer a população para junto da ciência, para que ela possa contribuir também para o desenvolvimento tecnológico do Brasil”, disse.

“Quando usamos a arte e elementos da cultura pop em conjunto com a ciência, acabamos com a ideia de que ciência é algo inacessível, difícil de compreender”, completou.

 

Link da Matéria

 
<< Início < Anterior 2251 2252 2253 2254 2255 2256 2257 2258 2259 2260 Próximo > Fim >>

JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL