Universidade Federal de Pernambuco - Agência de Notícias - Clipping
Escola Pública de Pífanos será lançada no Alto do Moura, em Caruaru PDF Imprimir E-mail

10/11/2017

 

Uma escola pública de pífanos será lançada nesta sexta-feira (10) no Alto do Moura, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. A ação vai oferecer aulas gratuitas para crianças e adolescentes entre nove e 14 anos, na sede da Associação dos Artesãos em Barro e Moradores do Alto do Moura (ABMAM). As aulas serão às sextas-feiras e terão duração de duas horas.

A iniciativa é da Fundação de Cultura de Caruaru e vai promover a aproximação dos jovens com a banda de pífanos, uma das linguagens culturais que mais representa a cidade. A primeira turma conta com 25 alunos, que se formarão como músicos dentro de um ano. A aula inaugural será às 14h desta sexta.

A responsável pelo projeto é Creusa Vieira, esposa do maestro Mozart. Ela também dá aulas de música na Fundação Música e Vida, em São Caetano, criada pelo maestro. A escola recebe ainda o apoio pedagógico da professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Teresa Lopes.

 

Link da Matéria

 
Recife: saiba como funcionam os serviços nesta sexta-feira de protesto PDF Imprimir E-mail

09/11/2017

 

Em meio à convocação das centrais sindicais para uma mobilização nesta sexta-feira (09) contra Reforma da Trabalhista, na Praça do Derby, Centro do Recife diversos boatos surgiram nas redes sociais apontando para uma possível paralisação de diversos setores. O Jornal do Commercio entrou em contato com universidades, o Sindicato dos Bancários e sindicatos ligados aos serviços de mobilidade para saber como funcionam os serviços nesta sexta. A polêmica Reforma Trabalhista entra em vigor neste sábado (11) e a Central Única de Trabalhadores (CUT) vem tentando mobilizar diversos órgãos a paralisar seus serviços em forma de protesto.

Como funcionam os serviços nesta sexta-feira

CUT: segundo a Central Única dos Trabalhadores (CUT), vários sindicatos foram convocados a participar da assembleia geral que está prevista para as 10h30 desta sexta-feira (09) na Praça do Derby, localizada no bairro do Derby, Região Central do Recife, mas não foram especicados quais sindicatos o foram. A CUT também informou que a decisão sobre se grupo vai sair em caminhada ou não será decidida durante a assembleia. 

Rodoviários: o sindicato informou que a diretoria e os motoristas que estiverem de folga participarão da mobilização prevista para amanhã no bairro do Derby, mas que os motoristas não estão orientados a fazer qualquer tipo de paralisação e que os ônibus devem circular normalmente.

Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU): a CBTU informou que o sindicato dos metroviários não se manifestou sobre uma possível paralisação. Porém, o sindicato informou que em caso de paralisação dos rodoviários, a CBTU iria analisar a necessidade de ampliar o número de trens em circulação.

Sindicato dos bancários: o sindicato informou que realizará um ato até o meio-dia na caixa econômica federal do bairro de Ilha do Leite, Região Central da cidade, para discutir a situação dos bancos públicos. A ação, porém, não afetará o atendimento nas agências.

Unicap: segundo a assessoria de comunicação da universidade, o expediente será normal.

UFPE: a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) ainda não informou se haverá mudanças no funcionamento.

UPE: segundo a Universidade de Pernambuco (UPE), o expediente deve ser normal nesta sexta-feira, mas em caso de problemas de mobilidade para os estudantes, as aulas serão suspensas.

UFRPE: na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) o expediente também será normal, sendo suspenso apenas em caso de diculdade de mobilidade.

IFPE: o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) ainda não respondeu se haverá mudanças no funcionamento do instituto.

Sindicato dos médicos: o sindicato informou que não interromperá nenhuma atividade e nem participará de
assembleia.

 

Link da Matéria

 
Linhas de ônibus de Caruaru passam por alterações no fim do ano PDF Imprimir E-mail

10/11/2017

 

Cinco linhas de ônibus de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, passarão por desvio de itinerário no centro da cidade, nos últimos sábados do ano. A mudança começa a partir deste sábado (11): entre 10h e 14h, a linhas Caruá, UFPE, Polo Caruaru, Rendeiras e São José não atenderão paradas como as das ruas Duque de Caxias e 15 de Novembro.

Os objetivos da alteração são evitar possíveis atrasos na programação da operação das linhas, em virtude do grande fluxo de veículos no centro no período, e restringir o acesso de veículos de grande porte na área durante o período.

De acordo com a autarquia municipal de trânsito (Destra), a medida é de caráter experimental e segue até o último sábado de dezembro. Dependendo do resultado, poderá ser expandida para outras linhas e tipos de veículos de grande porte.

Confira as mudanças:

Linhas Rendeiras e São José: entre 10h e 14h, não atenderão as paradas das ruas Duque de Caxias, 15 de novembro e 7 de Setembro.

Linhas Caruá, UFPE e Polo Caruaru: entre 10h e 14h, não atenderão as paradas das ruas 15 de Novembro, Avelino Florêncio e Manoel de Freitas.

 

Link da Matéria

 
Evento da Ufal traz a Maceió grandes nomes da percussão PDF Imprimir E-mail

09/11/2017

 

Grandes nomes da percussão vão movimentar a capital alagoana, no próximo dia 18 de novembro, com a realização do 1º Percufal – Encontro Internacional de Percussão da Escola Técnica de Artes (ETA) da Universidade Federal de Alagoas. Entre as atrações confirmadas estão Ronni Kot Wenzell, da Dinamarca; Desvio Duo, com Rafael Alberto,de Minas, e Leonardo Gorosito, do Paraná; e Duo Repercuti, de Pernambuco.

O 1º Percufal é coordenado pelo professor e percussionista Augusto Moralez e vai acontecer no Espaço Cultural da Ufal, com aulas, palestras, shows, concertos e presença confirmada de renomados artistas, professores de diversas regiões do Brasil e, claro, muita percussão alagoana. Para Moralez, esse encontro internacional é a realização de um sonho.

Outros nomes importantes da percussão nacional e local também vão dar o tom do festival. São eles: Leandro Lui, de São Paulo; Joao Carlos, de Pernambuco; e os alagoanos Paulo Keita, Maglione Santos, Jarlandson Araújo, Afoxé Obá Agodô e o grupo Percufal – apresentando Atarcizio Alexandre, Elisson da Silva Araújo, Mylãnne Santana,Rodrigo Melo e Alysson Pimentel.

O Duo Repercuti é formado por dois bacharéis do curso de Percussão Erudita da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), sob a orientação do professor Antônio Barreto. A dupla vem se debruçando sobre o estudo de obras para dois percussionistas, experimentando sonoridades que proponham diálogo entre a percussão erudita e a popular, interpretando e difundindo repertórios para duo de percussão, proporcionando a prática da música de câmara e estimulando compositores a compor para esse formato.

Sua estreia foi em 2016, na Capela do Convento de Santo Antônio, em Igarassu-PE, no evento Semana da Música da UFPE. De lá para cá já são várias apresentações e experiências, entre elas, o 7º Festival de Percussão 2 de Julho, em Salvador-BA, realizado este ano.

O Percufal, que dá nome ao evento, é o grupo de percussão da ETA e um dos projetos do Núcleo de Percussão (NUP) da Ufal, um programa de extensão coordenado por Moralez. O NUP tem mais dois projetos em andamento: Repertório Brasileiro para Vibrafones e Duo Massayó, aprovado em edital do Programa de Iniciação Artística (Proinart) da Universidade.

SERVIÇO

O quê: 1º Percufal – Encontro Internacional de Percussão
Quando: 18 de novembro
Onde: Espaço Cultural, na Praça Visconde de Sinimbu, Centro de Maceió
Entrada franca
Fonte: Ascom / Ufal

 

Link da Matéria

 
Linhas de ônibus passam por alterações aos sábados em Caruaru; confira PDF Imprimir E-mail

10/11/2017

 

A partir do sábado (11), as linhas de ônibus Caruá, UFPE, Polo Caruaru, Rendeiras e São José vão fazer um desvio de itinerário na área central de Caruaru, no Agreste de Pernambuco. No horário das 10h às 14h, essas linhas não atenderão paradas como as das ruas Duque de Caxias e 15 de novembro.

De acordo com a diretora de Trânsito e Transportes da Destra, Adriana Leite, essa alteração atende dois objetivos. “Nós vamos evitar possíveis atrasos na programação da operação dessas linhas, em virtude do grande fluxo de veículos no Centro da cidade, em especial nos últimos sábados do ano. Além disso, também queremos restringir o acesso de veículos de grande porte naquela área durante esse período”, afirmou.

A medida é de caráter experimental e segue até o último sábado de dezembro e, dependendo do resultado, poderá ser expandida para outras linhas e tipos de veículos de grande porte.

Mudanças

Linhas Rendeiras e São José: Entre 10h e 14h não atenderão as paradas das ruas Duque de Caxias, 15 de novembro e 07 de Setembro.

Linhas Caruá, UFPE e Polo Caruaru: Entre 10h e 14h não atenderão as paradas das ruas 15 de Novembro, Avelino Florêncio e Manoel de Freitas.

 

Link da Matéria

 
<< Início < Anterior 2261 2262 2263 2264 2265 2266 2267 2268 2269 2270 Próximo > Fim >>

JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL