Universidade Federal de Pernambuco - Agência de Notícias - Clipping
Música no Palácio recebe Grupo Instrumental Brasil neste domingo (22) PDF Imprimir E-mail

20/10/2017

Neste domingo (22), o Palácio do Campo das Princesas recebe a apresentação do Grupo Instrumental Brasil (GIB). A apresentação faz parte do projeto Música no Palácio, do Conservatório Pernambucano de Música (CPM), e acontece às 10h, no salão de entrada da sede do governo estadual, com entrada gratuita e aberta ao público.

Grupo Instrumental Brasil

O Grupo Instrumental Brasil foi fundado em 2014 e trabalha um repertório musical que abrange canções de compositores brasileiros e eruditas de concerto. É formado por professores e educadores do departamento de música da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), do Conservatório Pernambucano de Música, além de músicos membros da Orquestra sinfônica do Recife (OSR) e profissionais atuantes no cenário nacional da região.

 

Link da Matéria

 
Mauro Oliveira: Blade Darth, o caçador de alunos! PDF Imprimir E-mail

21/10/2017

Algumas profissões se protegem. Para ser advogado, um “Rui Barbosa” recém formado precisa passar no exame da OAB. Já os de farda branca fazem residência médica em hospital especializado. Um engenheiro (sem ser do Hawaii) precisa aprovação do Crea.

Parece ser diferente na área de Anísio Teixeira (algum dia a pedagogia vai descobrir vida além de Paulo Freire). Muitos que se aventuram na “sanha” educacional acabam se dando bem.. Vejam o caso do Darth, um marciano que fez carreira no ensino público e tem planos de dominar o Brasil.

Prof Darth não gosta muito de ensinar e vive procurando dar “menas” aulas (inventou até um tal de “ponto facultativo” para enrolar a sexta). Educar pra ele é treinar, ser durão, monologador (vixe)! Darth não perdoa, reprova, sem provas... até prova em contrário! Acha normal pedir declarações falsas para compor CV com a mesma “falta de peia” com que faz plágio. Sua dissertação, “Os fins justificam os meus”, foi inspirada num certo Nicolau, o Príncipe guru na cabeceira de políticos maus de um planeta (azul escurecendo) do bem.

Em época de eleição na sua escola, Darth parece mais um “caçador de androides” em prefeitura de segunda linha onde vale tudo, menos perder! A cultura marciana de Darth não o deixa perceber a dialética do educar: quanto maior o problema do aluno, mais nobre o desafio do mestre. Existiria algo mais divino do que transformar vidas?

É, pessoal! Com este Prof Darth fica difícil ter uma “Escola Pra Valer”, a mística que encanta, razão maior da UFPE tirar 7 (nota máxima da Capes) em computação. Mas eis que, de repente, ouvi a história da professora Heley Abreu Batista que, mês passado, deu a vida para salvar 28 crianças, após ter lutado contra um insano que incendiou uma creche, em Minas Gerais.

O que leva um terráqueo a dar sua vida pelo outro? Perguntei ao marciano se ele daria a vida pelo Darth Jr. Ao acenar negativamente, perguntei-lhe se daria um rim (os marcianos têm dois). Insisti em algo mais simples: deixar de fumar, beber ou torcer pelo Ferrarte (Ferrim de Marte). Ele desconversou. Só pensa agora numa tal de “Escola 100 Partido”, religiosa e que não fala de política.

EXTRA! Email criptografado vindo de Marte: “@htraDomocodadiuC@”. TRADUZO: “Cuidado com o Darth, caçador de alunos, diferente de vocês, fantásticos terráqueos que, a exemplo da Profa Heley, dão esperança de vida inteligente à Terra!”

 

Link da Matéria

 
Polícia investiga fraude no concurso do TJPE PDF Imprimir E-mail

21/10/2017

A Polícia Civil da Paraíba apura o envolvimento de membros de uma organização criminosa sediada em João Pessoa em fraudes no concurso do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), realizado no último domingo (15). Ao menos três integrantes do grupo especializado em fraudar concursos públicos estavam inscritos nas provas do TJPE. Policiais da Delegacia de Defraudações e Falsificações (DDF) encontraram, durante a 4ª fase da Operação Gabarito, neste sábado (21), conversas citando o concurso no aplicativo WhatsApp.

Mensagens de texto entre Flávio Luciano Nascimento Borges, um dos líderes da organização criminosa, e o guarda municipal do Recife Thiago Leão, que fez a prova do último domingo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), foram obtidas pelo Portal FolhaPE, bem como áudios de uma conversa entre Flávio e o professor Dárcio Carvalho, que faz as provas de Direito, Português e Redação para o grupo.

Ao todo, foram analisados 15 mil arquivos digitais de membros da organização criminosa. De acordo com o delegado Lucas Sá, da DDF, foram repassados para a Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) os nomes de Thiago Leão e de outros dois integrantes da quadrilha inscritos para o concurso, mas o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), responsável pela aplicação das provas, não permitiu que a investigação fosse feita. "Repassamos para a PCPE a informação de que Thiago Leão, Poliane Alencar e Jamerson Hesídio fariam a prova, mas o IBFC não permitiu que os policiais entrassem no local de prova e realizassem a revista para verificar se eles estavam usando pontos eletrônicos", observou o investigador.

Os três suspeitos de fraudar o concurso do TJPE já foram presos por participarem do esquema criminoso em outros concursos. "Pelo menos 70 pessoas estão sendo investigadas. A Operação Gabarito está com cinco meses de investigações. Foram 34 presos até agora. Os primeiros presos devem ser sentenciados nos próximos dias. Destes, três mulheres estão em prisão domiciliar e há mais ou menos um mês 11 foram liberados mediante habeas corpus, entre eles Thiago Leão, Poliane Alencar e Jamerson Hesídio", ressaltou.

Procurado pela reportagem, o TJPE informou que ainda não foi notificado oficialmente pela polícia. Por isso, só deve se pronunciar nesta segunda-feira (23). O certame, por sua vez, é alvo de polêmica desde a primeira segunda-feira pós prova, quando candidatos denunciaram ter presenciado falhas na fiscalização e o descumprimento de itens do edital durante o concurso. O grupo chegou a fazer um abaixo-assinado com 12 mil assinaturas pedindo a anulação.

"Em alguns concursos, como o do Ministério Público do Rio Grande do Norte, que a organizadora colaborou com o trabalho da polícia, todos os integrantes do grupo foram presos e desclassificados. Caso a gente não consiga identificar as fraudes no concurso do TJPE, a única possibilidade que eu vejo é realmente o cancelamento", afirmou o delegado. O Portal FolhaPE tentou contato com o IBFC por telefone, mas não obteve sucesso.


Outras fraudes
Também são investigadas pela DDF fraudes em pelo menos quatro concursos realizados em Pernambuco. Além do TJPE, o grupo teria atuado também em provas da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE). "São pelo menos cem concursos em todo o Brasil", revelou Lucas Sá.

Modo de agir
O investigador detalhou que os criminosos contratam professores nas áreas especializadas do certame. Cada um faz as questões nas áreas que são contratados e envia imagens das respostas. A partir disso, as informações são repassadas por ponto eletrônico para os candidatos. "Normalmente os candidatos têm que pagar dez vezes o salário inicial. Inicialmente dá uma entrada e o restante após ser nomeado. Eles têm candidatos aprovados nos primeiros lugares em vários concursos", disse.

 

Link da Matéria

 
Sabadinho Bom terá choro e samba com Alcântara e Officina do Choro neste sábado PDF Imprimir E-mail

20/10/2017

Com um consagrado repertório de choro e samba, o grupo Alcântara e Officina do Choro volta a se apresentar no Sabadinho Bom, neste sábado (21), a partir das 12h30. O evento, realizado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da sua Fundação Cultural (Funjope), acontece na Praça Rio Branco, no Centro da Capital. A entrada é gratuita.

O grupo, que trará ao palco mais de 90 canções, apresenta em seu repertório grandes nomes da música brasileira, a exemplo de Pixinguinha, Cartola, Noel Rosa, Chico Buarque, Nelson Cavaquinho, entre outros. “O público pode esperar um show bastante animado e com muita música boa”, promete o diretor do grupo, Salvador Di Alcântara.

Entra ao palco junto com o professor Salvador Di Alcântara, que é responsável pelo bandolim e violão, Pelágio Nerício (Violão sete cordas), Emanuel (trompete), Clevaldo (trombone e flauta), Gilvan Novo (tuba e surdo), Carlos Moura (pandeiro e voz) e Helaine (voz). “Somos um grupo que toca os choros e os sambas antológicos, prevalecendo o choro de gafrieira, onde o maxixe se faz muito presente”, disse o instrumentista.

O músico e regente – Reginaldo Salvador Di Alcântara é instrumentista, arranjador compositor. Ele tem formação musical teórica e instrumental, em violão pelo Instituto Superior de Educação Musical e Escola Antenor Navarro (Insea). Possui ainda especialização em etnomusicologia, pela UFPE. Também é mestre em etnomusicologia pela UFPB, instituição da qual é professor, lotado no Departamento de Educação Musical.

 

Link da Matéria

 
Cesar promove curso de férias com bolsa de R$ 2 mil PDF Imprimir E-mail

19/10/2017

 

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo de mais uma turma do programa Summer Job promovido pelo Cesar. Durante seis semanas, os participantes irão vivenciar problemas reais do mercado com a tutoria, metodologia e expertise da equipe altamente qualificada do Cesar.

Os interessados em participar do curso de verão poderão se inscrever até 3 de novembro no site. O início do programa será no dia 8 de janeiro de 2018 e
a previsão de término é 21 de fevereiro. O programa tem como foco – mas não se limita a - estudantes dos cursos de graduação em Ciência da Computação, Engenharia, Administração, Publicidade, Marketing, Economia, Design e afins, que estejam cursando a partir do 4° período.

A grande novidade desta nona edição fica por conta da facilidade que o programa traz aos participantes. Além de oferecer uma ajuda de custo no valor de R$ 2 mil, o Cesar também irá custear para o aluno selecionado passagens aéreas para uma das quatro cidades nas quais ele decida fazer o Summer Job.

Summer Job

O Cesar vem realizando o Summer Job desde 2012, com participação de alunos do ITA, UFPE, Insper (SP), USP (SP), PUC-Rio (RJ), UEA (AM), UFJF (MG), UNB (DF), UPE, Universidade Católica de Pernambuco e UFPB, entre outras instituições. 

 

Link da Matéria

 
<< Início < Anterior 2271 2272 2273 2274 2275 2276 2277 2278 2279 2280 Próximo > Fim >>

JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL