Universidade Federal de Pernambuco - Agência de Notícias - Clipping
Samu e UFPE estabelecem parceria para estágio de estudantes do curso de Medicina PDF Imprimir E-mail

27/04/2017

 

O Samu de Caruaru, em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco, estabeleceu um cronograma de atividades de estágio para os alunos do curso de Medicina da instituição. Na última quarta-feira (26), na sede do Samu, foi realizada uma reunião de acolhimento para apresentação de funcionamento da unidade.

Ao todo, 80 alunos irão participar das atividades, que terão a duração de sete semanas, com turmas de 20 estudantes por vez. Os horários disponíveis aos grupos, para as aulas, são às 14h e às 18h. No primeiro contato, os estudantes aprenderão técnicas de remoção e imobilização de vítimas, com os médicos, enfermeiros e técnicos que trabalham diariamente no Samu.

“O atendimento prestado pelo Samu é diferenciado das urgências atendidas em unidades fixas de saúde, onde o paciente vai em busca do profissional. No Samu, o profissional de saúde vai até o paciente, no local e na hora em que ele mais precisa, sendo, por isso, um serviço no qual o respeito e a sensibilidade pelas necessidades do outro são indispensáveis”, destacou a coordenadora do Samu, Ana Elizabete.

A iniciativa tem o objetivo de aproximar os estudantes de Medicina da rotina do Samu e conta com mais de cem profissionais que auxiliarão os alunos durante todas as etapas.

Ainda segundo a coordenadora, a prática dos estudantes nesse serviço proporcionará a oportunidade de vivenciar a rotina de uma unidade desse porte, marcando a trajetória profissional desses futuros médicos. A presença desses grupos na unidade também contribuirá para o estímulo à capacitação e à qualificação, fortalecendo a integração das práticas de ensino-serviço e a produção do conhecimento.

 

Link da Matéria

 
Diario urbano: reordenamento do Cais de Santa Rita deve se arrastar mais PDF Imprimir E-mail

27/04/2017

 

De porta de entrada do Centro para quem se deslocava de ônibus da Zona Sul do Recife e de Jaboatão, Moreno, Cabo e São Lourenço da Mata, até o início desta década, o Cais de Santa Rita guarda pouco. As integrações ônibus/metrô contribuíram para a perda desta função. A retirada das linhas diretas de outras cidades, com grande número de passageiros, impactou no comércio. E a degradação do complexo construído para abrigar barracas e fiteiros aumentou. Ao final de 2013, a necessidade de reformar o espaço era inquestionável. Fechou-se o lugar. Derrubou-se a estrutura degradada. Por meses e meses, tudo permaneceu no chão. Para quem teve o primeiro contato com o Centro do Recife a partir do Cais, como eu, o telhado do novo galpão, erguido para cerca de 500 comerciantes cadastrados, é suspiro na ideia de um reordenamento, iniciado em 2014. E que deve se arrastar mais. Dos cerca de 500 comerciantes, 40 apenas terão o canto reaberto em maio. Para quem esperou três anos, no entanto, melhor pensar no “antes tarde do que nunca”.

Força dos cones

Bastaram cinco cones e um agente de trânsito para amenizar ontem os congestionamentos que se formavam no cruzamento da Rua Ribeiro de Brito com a Professor João Medeiros, em Boa Viagem. O que eram filas duplas e triplas foram canalizadas, ao se dispor os cones, para corredor único junto ao canal.

Debaixo da lona

Choveu e as lonas plásticas colocadas nas encostas do Jordão e do Ibura, no Recife, diminuíram o medo de desabamentos nas encostas. O incômodo é que passados alguns dias, segundo moradores, baratas e escorpiões se propagam. O calor e a unidade embaixo das lonas são propícias para reprodução dos bichos.

Confusão no nome

Ao acrescerem nomes de pessoas a antigas ruas do Recife, os legisladores confundem a cabeça de quem procura endereços ou tenta informar corretamente. Morador da Imbiribeira não sabia dizer ontem se a “Avenida Sul Governador Cid Sampaio” era a mesma “Avenida Sul”. Descobriu que sim consultando um aplicativo.

Ninguém escuta

O sumiço das grades da ponte sobre o Rio Tejipió, como noticiado ontem pela coluna, não é fato isolado em Afogados. Comerciante reclama da mureta quebrada da Ponte de Afogados. “Reclamo desde 2016, mas ninguém ouve”. Foi do trecho quebrado que ladrões jogaram uma musicista, 21 anos, no rio

Margens ocupadas

Só não enxerga quem não quer. As áreas alagáveis nas proximidades da Ponte de Dois Irmãos, elo entre os bairros Sítio dos Pintos e Dois Unidos, na Rua Ribeiro Pessoa, no Recife, estão sendo ocupadas por imóveis. São casas à beira do canal. E que serão tomadas pelas águas a qualquer chuva forte.

Produtos de higiene

Chegou à UFPE, no Campus Recife, a campanha de arrecadação de produtos de higiene pessoal destinados a moradores de rua. O ponto de coleta funciona no Departamento de Hotelaria e Turismo, das 8h às 19h. Os produtos serão doados ao grupo Pão da Vida, que atua nas terças-feiras no Centro da cidade.

Olho no matagal

O cronograma das obras do Canal do Fragoso, em Olinda, define dezembro deste ano como limite para o término dos serviços. Pelo ritmo, os moradores dos arredores do canal creem na possibilidade. Ficam com “um pé atrás” ao verem o matagal que se espalha em alguns trechos do curso d’água.

 

Link da Matéria

 
Feira oferece vagas e orientação para conseguir emprego e estágio na UFPE PDF Imprimir E-mail

25/04/2017

Eestas quarta (26) e quinta-feira (27), a Universidade Federal de Pernambuco, na Zona Oeste do Recife, recebe a 'UFPE no Mercado', uma feira de estágios e trainee que oferece vagas para diversas áreas, em 13 empresas nacionais e multinacionais. No evento, das 14h às 22h, serão apresentados cursos e palestras com foco em qualificação profissional e empreendedorismo para estudantes e recém-formados de diversas áreas.

As inscrições podem ser realizadas pelo site do evento e toda a programação é gratuita. A expectativa da 'UFPE no Mercado' é receber cerca de 12 mil visitantes. A feira vai ser realizada no Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA), no Campus Recife da instituição. Entre as 13 empresas que estarão recrutando profissionais durante a feira, estão Ambev, Instituto Cervantes, Grupo Moura, Ernst &Young, Accenture, Unilever e BRF.

Entre as palestras oferecidas durante a programação da feira está uma apresentação do fundador do Porto Digital, Silvio Meira, com o tema 'Sinais do Futuro Imediato'. O debate acontece na quarta-feira (26) às 20h. Outro palestrante é o cientista chefe da In Loco Media, Pedro Bello, empresa que trabalha com publicidade mobile e surgiu a partir de uma ideia na UFPE em 2011 e hoje já emprega 100 profissionais, com perspectiva de faturar R$ 150 milhões em 2017. A palestra ocorre na quinta-feira (27) a partir das 20h45.

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Pernambuco (Sebrae-PE) também faz parte da programação, com uma palestra sobre marketing pessoal e empreendedorismo. Os estudantes poderão participar de um curso do Instituto Euvaldo Lodi (IE

 

Link da Matéria

 
UNINASSAU promove Congresso Internacional de Direito Penal e Processual Penal PDF Imprimir E-mail

26/04/2017

 

A UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau irá promover, entre os dias 11 e 13 de maio, o I Congresso Internacional de Direito Penal e Processual Penal. O evento será realizado no Centro de Convenções e terá como tema A Criminalidade Moderna, o Sistema Penal Contemporâneo e os Novos Desafios do Processo Penal. Na ocasião, estarão presentes vários palestrantes de renome nacional e internacional. O pronunciamento de abertura será proferido pelo Mestre e Doutor em Direito, fundador e presidente do Conselho de Administração do grupo Ser Educacional, José Janguiê Bezerra Diniz, e a conferência de abertura realizada pelo desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo, Guilherme de Souza Nucci.

Entre os assuntos discutidos estão a organização criminosa e a corrupção no Estado Democrático de Direito, Direito de Migração, penas alternativas, os novos mecanismos de defesa das garantias constitucionais, repressão ao crime organizado, encarceramento no Brasil e prisões provisórias. “Promover um Congresso tão importante é uma honra para UNINASSAU. Reunir grandes nomes operadores do Direito no Brasil e fora do País é uma oportunidade ímpar para aqueles que desejam conhecer e se aprofundar em uma área que é essencial para o desenvolvimento harmônico da sociedade", destaca o vice-reitor da UNINASSAU, Antônio Neto.

A programação conta com mais de 25 palestrantes convidados de forte expessão no cenário jurídico brasileiro e internacional, como por exemplo, os ministros do Supremo Tribunal de Justiça, Marcelo Navarro Ribeiro Dantas Rogério Schietti Machado Cruz; o Doutor em Direito Processual Penal pela Universidad Complutense de Madrid e professor da PUC, Aury Lopes; o Doutor em Direito pela UFPE e professor da UNINASSAU, Roque de Brito Alves; o professor da Universidad Del Este na Argentina, Javier Pachamé; a professora da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra na área de Ciências Jurídico-Criminais; o jurista alemão e presidente da Associação Internacional de Filosofia do Direito e Filosofia Social, Stephan Kirste; o Juíz da 1ª Vara Criminal do Cabo de Santo Agostinho, Luiz Carlos Figueiredo; o Mestre e Doutor em Direito Processual Penal pela USP, Guilherme Madeira Dezem; o Juiz aposentado do TJPE, Adeildo Nunes e o magistrado do TJSC, professor da UFSC e da UNIVALI, Alexandre Morais da Rosa.

A inscrições estão abertas e os interessados poderão se inscrever pelo endereço eletrônico https://eventos.sereduc.com/.

 

Link da Matéria

 
UFPE abre vaga para professor substituto de cirurgia do trauma PDF Imprimir E-mail

19/04/2017

 

A Universidade Federal de Pernambuco realiza seleção pública simplificada para uma vaga de professor substituto para o Departamento de Cirurgia do Centro de Ciências da Saúde, no campus Recife, para a área Cirurgia do Trauma. As inscrições vão até o dia 28 deste mês, na secretaria do departamento que oferece a vaga, no horário especificado no Edital nº 38/2017, disponível no site da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida (Progepe).

Para participar da seleção, o candidato deve possuir Especialização em Cirurgia Geral. O regime de trabalho é de 20 horas, e o vencimento é de R$ 2.408,08. O cronograma do processo seletivo será informado ao candidato pelo Departamento de Cirurgia. A taxa de inscrição custa R$ 130 e o valor deve ser pago mediante Guia de Recolhimento da União (GRU), disponível no site da Progepe. A isenção de taxa de inscrição será concedida aos candidatos que comprovarem insuficiência de recursos para arcar com seu pagamento, conforme estabelece o Decreto n° 6.593/2008. A documentação necessária para realizar a inscrição está listada no edital.

O prazo de validade da seleção será de um ano, contado a partir da data da publicação da homologação do resultado no Diário Oficial da União (DOU). O contrato de professor substituto do candidato aprovado vigorará a critério da UFPE. Caso haja interesse de ambas as partes, o contrato poderá ser renovado por até 24 meses.

 

Link da Matéria

 

 
<< Início < Anterior 2461 2462 2463 2464 2465 2466 2467 2468 2469 2470 Próximo > Fim >>

JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL