Universidade Federal de Pernambuco - Agência de Notícias - Clipping
UFPE oferece curso de inglês gratuito no Centro Acadêmico do Agreste PDF Imprimir E-mail

19/04/2017

O Núcleo de Línguas da Universidade Federal de Pernambuco, que gerencia o programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) na instituição, vai ofertar cursos presenciais gratuitos de inglês no Centro Acadêmico do Agreste. Nesta segunda etapa do projeto piloto para implementação do IsF em Caruaru, serão oferecidos cursos com carga horária de 16 horas nos níveis de iniciante e básico. As aulas ocorrerão durante o mês de maio. As inscrições podem ser realizadas até o dia 24 deste mês por e-mail.

Para participar, é necessário estar vinculado à UFPE (como aluno ou servidor) e apresentar comprovação de vínculo. Terão prioridade na classificação alunos que possuam nota válida no Toefl ITP, também disponibilizado gratuitamente pelo NucLi; e alunos que não tenham participado do primeiro módulo de aulas presenciais em Caruaru, ofertado em abril. As inscrições serão processadas e a lista dos classificados será divulgada na página do NucLi no Facebook facebook.com/isfnucliufpe até o dia 28 deste mês. Os classificados também serão informados por e-mail.

Após essa segunda oferta, todos os cursos presenciais do NucLi Isf serão disponibilizados via plataforma Isf isfaluno.mec.gov.br . A previsão é que haja publicação de edital para os cursos presenciais no mês de maio, com aulas iniciando na segunda quinzena de junho. O sistema é integrado para todos os campi, devendo o aluno, no ato da inscrição, optar pelo campus em que deseja realizar o seu curso. Informações como dia, horário e local dos cursos ficam disponíveis na própria plataforma, no período de inscrição definido para cada oferta, e o aluno deve fazer a opção do curso no ato da inscrição.

 

Link da Matéria

 
Serviço de Psicologia Aplicada promove palestra e debate sobre depressão na adolescência PDF Imprimir E-mail

18/04/2017

Nesta quinta-feira, o Serviço de Psicologia Aplicada da Universidade Federal de Pernambuco vai promover uma palestra gratuita sobre "Depressão Adulta e Depressão na Adolescência", com o psiquiatra Juliano Victor Albuquerque Luna e o psicólogo Edélvio Leonardo Leandro, ambos do SPA. Após a apresentação, que será às 14h, na sede do grupo, na Rua Acadêmico Hélio Ramos, s/nº, após a Gerência Regional de Educação (GRE), haverá um debate sobre o tema.

Os interessados em participar podem se inscrever no local do evento, por telefone ou através do e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. . As vagas são limitadas e será fornecida declaração de participação. Mais informações através do telefone (81) 2126.8731.

 

Link da Matéria

 
Ronaldo Fraga cria identidade visual do São João de Caruaru junto ao Núcleo de Design da UFPE PDF Imprimir E-mail

13/04/2017

O estilista Ronaldo Fraga, um dos nomes mais celebrados na moda e no design, pelo trabalho de traduzir e valorizar as culturas brasileiras, foi convidado pela prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, e o presidente da Fundação de Cultura e Turismo da cidade, Lúcio Omena, para criar a identidade visual do São João de Caruaru junto a alunos e professores do Núcleo de Design da UFPE campus Agreste, em Caruaru.

A parceria tem a ver com o projeto Estampa Caruaru, que vai gerar um trabalho maior, de identificação da cultura caruaruense. Além do São João, o estilista mineiro e o Núcleo de Design vão desenvolver ação junto aos produtores de moda, dos criadores aos empresários, a fim de que pensem para além da venda, mas também na identidade.

Ronaldo Fraga fez sua primeira visita a Caruaru e teve o primeiro encontro presencial com o Núcleo de Design da UFPE, nestas quarta (12) e quinta (13). Visitou a Feira de Artesanato, o Parque de Eventos Luiz Lua Gonzaga e a Estação Ferroviária.

 

Link da Matéria

 
Outsiders podem acabar logrando êxito, diz professor de Ciência Política da UFPE PDF Imprimir E-mail

16/04/2017

A análise do cenário pós-lista de Fachin não é animadora para o professor do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Marcus Melo. Ao menos não a curto prazo. Para 2018, ele diz acreditar que não há tempo para grandes mudanças. Melo, porém, afirma que a Lava Jato se tornou ferramenta de modernização e fortalecimento da democracia brasileira. Porém, só a médio e longo prazo.

Como a lista de Fachin pode influenciar as eleições de 2018?

O diabo está nos detalhes, e o detalhe, nesse caso, é o timing. E o timing é claramente pró-status quo, de manutenção da classe política.

Com a impossibilidade de julgamento de todos os inquéritos, a tendência, então, é a manutenção dos investigados no poder?

Muito provavelmente não haverá nenhum desenlace a ponto de, por exemplo, impugnar candidaturas. Mas isso não significa que não tenha um custo. Não é novidade que parte do Congresso estava sendo investigada. O custo na reputação é grande.

O que se pode analisar agora sobre as eleições de 2018, sem grandes mudanças no sistema?

Tem duas coisas que têm sido ditas que me parecem ignorar aspectos relevantes. Uma é que, nesse contexto em que todos são afetados negativamente, a chance de uma candidatura extrema se eleva. Acho que a chance de um (Jair) Bolsonaro (PSC-RJ), por exemplo, são reduzidas para candidaturas majoritárias. Há um exagero descabível. Outra coisa é a ideia de que as reformas se tornaram totalmente inviáveis. A Lava Jato produziu certa coesão na base porque os deputados passaram a ver sua sobrevivência na vida parlamentar ligada ao sucesso da economia. Em 2018, se a economia estiver bem, esses candidatos terão chance de reeleição e isso garantirá o foro.

Há também uma rejeição à classe política hoje.

Sim, o que pode haver são candidaturas que, se antigamente não eram muito viáveis, agora ganham mais visibilidade, como Marina Silva (Rede) e João Doria (PSDB). Alguns outsiders podem acabar logrando.

E o que esperar?

A médio, longo prazo, o que vamos observar é o fortalecimento da democracia. Esse processo tem custos no curto prazo, mas ao cabo é bom. O que estamos observando agora é uma modernização da democracia. É tortuoso, é sujo, com idas e vindas, mas é assim que ocorre uma mudança institucional. A curto prazo, o cenário não é animador.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

 

Link da Matéria

 
Concerto gratuito marca o início da celebração de Páscoa no Recife nesta quinta PDF Imprimir E-mail

12/04/2017

Nesta quinta-feira, acontece o concerto “Celebração da Páscoa”, às 20h, na Igreja Madre de Deus, no Bairro do Recife. Será o segundo concerto da temporada 2017 com a Sinfonieta UFPE e o Coro de Solistas da Academia de Ópera da UFPE. No repertório, composições do mineiro Edmundo Villani-Côrtes, sob a regência e direção musical do maestro Wendell Kettle, que também é professor do Departamento de Música da UFPE. O acesso é gratuito. O evento é fruto de parceria entre a UFPE, por meio do Departamento de Música, e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundarpe.

Esta é uma celebração da Páscoa com música brasileira especialmente composta para a Quinta-Feira Santa. Entre as obras a serem apresentadas está a minicantata “Quinta-Feira Santa para Solistas, Coro e Orquestra”, que retrata com lirismo e dramaticidade os episódios religiosos da Páscoa.

Villani-Côrtes é, entre os compositores vivos, um dos mais tocados atualmente. Tem um catálogo de obras com cerca de 300 composições de variados gêneros, estilos e para diversas formações instrumentais. Sua música é repleta dos gêneros tipicamente brasileiros como o choro e o baião, destacados nas ‘Cinco miniaturas brasileiras’.

Esta programação marca o início das ações culturais alusivas à Semana Santa no Recife. A ação é mais um desdobramento da parceria entre UFPE e Governo do Estado, iniciada no último mês de março, com um concerto em homenagem a Villa-Lobos, que lotou o Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, no Recife.

Concerto "Celebração da Páscoa"
Kellyta Martins, soprano
Adriana Nascimento, mezzo-soprano
Alexandre Pimentel, tenor
Rodrigo Cruz, barítono

Coro de Solistas da Academia de Ópera e Repertório da UFPE
Sinfonieta UFPE

Wendell Kettle, direção musical e regência

 

Link da Matéria

 
<< Início < Anterior 2461 2462 2463 2464 2465 2466 2467 2468 2469 2470 Próximo > Fim >>

JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL