Universidade Federal de Pernambuco - Agência de Notícias - Clipping
Ministro Mendonça Filho discute implantação de novo curso na UFPE em Caruaru PDF Imprimir E-mail

18/04/2017

O ministro da Educação, Mendonça Filho, se reuniu com gestores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) para discutir a implantação de um novo curso no campus Caruaru. No encontro, realizado na última semana, ele sinalizou parecer positivo ao envio de um projeto para a implantação de um curso de engenharia de software no campus. A expectativa é de que a nova formação colabore para a geração de empregos e para o desenvolvimento tecnológico na região.

“É o início de um novo momento importante na área de tecnologia da informação, engenharia de software e desenvolvimento na área de alta tecnologia”, celebrou o ministro. “Caruaru já tem uma tradição importante no comércio, também na área da confecção e, com o polo instalado a partir do campus da UFPE, a

O ministro da Educação, Mendonça Filho, em visita ao campus Caruaru da Universidade Federal de Pernambuco nesta quarta-feira, 12, autorizou a criação de um novo curso de engenharia de software na instituição (Foto: Rafael Carvalho/MEC)

gente pode expandir o horizonte econômico com atividades ligadas à tecnologia da informação e à produção de softwares.”

A proposta de expansão da graduação será enviada pela UFPE ao MEC. Segundo Mendonça Filho, a demanda partiu da própria universidade. A partir desta proposta, o MEC poderá destinar os investimentos necessários para instalação da infraestrutura e também para a contratação de pessoal. Também participaram do encontro representantes do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (Cesar) e do Polo Digital, parque tecnológico sediado em Recife.

O diretor do campus Caruaru, Manoel Guedes, disse que o projeto de criação do curso vem sendo trabalhado há um ano pela instituição. “Existe uma mobilização muito grande no avanço da tecnologia no agreste e nós temos aqui um braço do Porto Digital. A perspectiva é integrar todos esses atores e montar um projeto que seja inovador e transformador do ponto de vista tecnológico e de inovação”, disse, referindo-se ao parque tecnológico sediado em Recife, que atua no eixos de software e serviços de tecnologia da informação e comunicação (TIC) e economia criativa. O Porto Digital tem 267 empresas, organizações de fomento e órgãos de governo, com cerca de 8,5 mil trabalhadores.

De acordo com o presidente do Cesar, Geber Ramalho, o novo curso terá uma proposta pedagógica moderna, que permitirá aos alunos colocarem em prática o conhecimento adquirido nas salas de aula. “Além de permitir que, por exemplo, possa ter certificações a cada ano para ter uma inserção rápida no mercado e que permita dar um retorno muito rápido à cidade”, ressalta. De acordo com Ramalho, o planejamento do curso tem também a participação do Cesar e do Porto Digital.

 

Link da Matéria

 
Ciclo Internacional de Diálogos discute feminismo e agroecologia na UFPE PDF Imprimir E-mail

18/04/2017

O III Ciclo Internacional de Diálogos: Feminismo e Agroecologia, que teve início no último dia 10, promove palestras e uma reunião de grupos de pesquisa da Universidade Federal de Pernambuco e da Universidade Federal Rural de Pernambuco, nos próximos dias 24 e 25, na sala de seminários do Programa de Pós-Graduação em Sociologia, localizada no 12º andar do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFPE. O evento, coordenado pela professora Josefa Salete Cavalcanti, do Departamento de Sociologia da UFPE, é aberto ao público.

No dia 24, às 9h, a professora Hélène Guetat-Bernard, da Universidade de Toulouse (França), ministra o seminário “Gênero, cuidado e alimentação”. A palestra tem como debatedores as professoras Eduarda Pessoa Cesse, do Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães (Fiocruz-PE), e Virgínia Aguiar, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).


No dia 25, às 14h, a professora Andrea Lorena Butto-Zarzar, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) realiza a palestra “Agroecologia e Ecofeminismo: Perspectivas teóricas e metodológicas”. Debatem esse seminário as professoras Hélène Guetat-Bernard, da Universidade de Toulouse (França); Laeticia Jalil, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE); e Rosineide Cordeiro, do Departamento de Serviço Social da UFPE; além de Ludovic Aubin, pós-doutorando do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPE.

Mais informações pelo número (81) 2126-8285/8284 ou pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. .

Por: Diário de Pernambuco

 

Link da Matéria

 
VII Redescobrindo a Caatinga tem inscrições abertas para palestras e minicursos em Petrolina, PE PDF Imprimir E-mail

17/04/2017

 

Entre os dias 26 e 28 de abril acontece o VII Redescobrindo a Caatinga em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. O evento objetiva apresentar o bioma Caatinga e as suas riquezas, além de discutir o assunto com uma percepção ambiental. A programação é extensa e abrange palestras, minicursos, mesas-redondas e oficinas.

As inscrições devem ser realizadas, presencialmente, no campus Petrolina da UPE, das 15h às 21h30. As vagas são limitadas. A taxa é de R$15 por palestra e R$5 por minicursos. Estão sendo disponibilizadas 240 vagas para palestras e 60 para minicursos. O público-alvo são estudantes de Ensino Médio, universitários, profissionais da área e a comunidade em geral.

De acordo com a coordenadora do evento, a professora Rosimary Moura, o tema desta edição é “Educação Ambiental, Economia Circular: novas perspectivas e novos olhares para o Bioma Caatinga”. "O objetivo principal do evento é apresentar o bioma caatinga, as suas riquezas, discutir a percepção ambiental, nível superior, nível médio, comunidade em geral, com palestrantes para adquirir um novo olhar para o nosso bioma”, explica.

O evento é realizado por alunos do VIII período do curso de Biologia da Universidade de Pernmabuco (UPE) e pelo Colegiado de Biologia da instituição, em parceria com a Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape), Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Instituto Federal do Sertão Pernambuco ( IF Sertão-PE), Universidade do Estado da Bahia (Uneb), A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), além de instituições privadas.

Confira a programação completa:

26/04 (Quarta-feira)

18:30 – Abertura Coral do Prof. Alan Barbosa – Prof. do IF Sertão – Campus Petrolina;

19:30 – Mesa Redonda 1. Dr. Prof. Paulo Ramos (UNIVASF ) – Educação Ambiental no Bioma Caatinga; 2.Dra. Ana Rúbia Torres de Carvalho (Promotora de Justiça de Meio Ambiente de Petrolina) – Economia Circular no Bioma Caatinga; 3. Dra. Magda Oliveira Mangabeira Feitoza (Secretaria de Educação de Petrolina) – A Educação Ambiental nas escolas públicas municipais em Petrolina: a experiência da Escola Mãe Vitória; 4. Doutoranda. Prof. Clecia Pacheco (IF Sertão Pernambucano) – Novas Perspectivas e novos olhares para o Bioma Caatinga.

27/04 (Quinta-feira)

16:00h as 17:00h – Palestra com a Dra. Aline Costa – “Diversidade da Vegetação do Bioma Caatinga”.

19:45 às 21:30 - PAINEL CERO - A agenda 2030 e os objetivos do desenvolvimento Sustentável para o Bioma Caatinga.

1. Prof. Alvany Maria dos Santos (UNIVASF) - RESPONSABILIDADE Social e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável;

2. Flora Caatingueira e a Sustentabilidade do Bioma – Profa. Maria Herbênia Cruz Santos (UNEB);

3. Implementação da Agenda 2030 e os ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) no Bioma Caatinga: Desafios e Oportunidades – Ma Dhyan Shamaa – Mestranda em Cooperación al Desarrolho pela Universidad Complutense de Madrid; Pesquisadora do Centro de Innovation and Technology for Development - ITD-UPM ; Consultora FAO América Latina y el Caribe.

Mediadora: Ana Rubia Torres de Carvalho – (Promotora de Justiça de Meio Ambiente de Petrolina)

28/04 (Sexta-feira)

Minicursos:

Turnos: Tarde/Noite

Horários:14h às 18h/ 19h às 22h

01. Danilo Souza – Biólogo, Mestre em Botânica. “O processo de urbanização desordenado e as ferramentas de gestão ambiental” (Tarde e Noite).

02. Patrícia Gomes de Oliveira Bióloga - Universidade de Pernambuco - (UPE) - Mestranda em Recursos Genéticos vegetais - Universidade Estadual de Feira de Santana, (UEFS, BA) Especialização em Tecnologia ambiental nos Territórios Semiáridos - IF Sertão, PE - A educação ambiental no meio rural.

03. Carla Maria de Jesus Silva, Bióloga e Mestre em Recursos Genéticos Vegetais; Irlane Cristine de Souza Andrade Lira, Bióloga e Mestre em Recursos Genéticos Vegetais – “Biotecnologia e a proteção da biodiversidade da caatinga” (Tarde e Noite).

04. Maria Aline Rodrigues de Moura - Professora Assistente da Universidade de Pernambuco - Doutoranda em psicologia Cognitiva- UFPE – “Psicologia Ambiental: Métodos e técnicas de avaliação dos comportamentos e atitudes ambientais do homem”.

05. Dra. Aline Costa Mota – “Identificação de plantas da Caatinga utilizando caracteres organolépticos” (Tarde e Noite).

06. Augusta - Psicóloga Clínica, Psicopedagoga, Professora - FASJ, UPE e IESPE– Oficina - "Como trabalhar as competências socioemocionais dos alunos secundaristas - Utilizando leituras, rodas de conversas, técnicas de relaxamento, dramatizações e dinâmicas." (Tarde e Noite).

07. Catarina – Oficina - “O Sertão aos olhos de Euclides da Cunha” (Tarde e Noite).

08. Andreia Amariz – Doutoranda “Potencialidades dos subprodutos do processamento de frutas no Vale do Submédio São Francisco”(Tarde e Noite).

09. Dra. Magda Oliveira Mangabeira Feitoza (coordenadora do Programa de Educação Ambiental da Secretaria de Educação de Petrolina) – Experiência na Prática da Educação Ambiental contextualizada nas Escolas Públicas Municipais de Petrolina (Tarde e Noite).

10. Benjamim – Aluno de Biologia da UPE - Parâmetros Fisiológicos e Bioquímicos para Avaliação do Comportamento eco fisiológico de Espécies nativas da caatinga (Tarde e Noite).

11. Hellen da Silva Santos - Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF- Mestranda do Curso de Ciências Veterinárias no Semiárido pela UNIVASF “Répteis na Caatinga: Conhecer e conservar” (Tarde e Noite).

18:00h – Lançamento do Livro Fauna do Bioma Caatinga nas Fazendas da Labrunier. Dr. Prof. Clarismar Campos Alunos - Uesley (UNEB) e Norislandia (UPE)

 

Link da Matéria

 
Seminário Humar reúne pesquisadores do Nordeste na UFPE PDF Imprimir E-mail

11/04/2017

Pesquisadores do Nordeste vão se reunir, na próxima semana, para participar de debates e trocas de experiências no seminário Humanidades, Mares e Rios (Humar). O evento vai promover o encontro de estudiosos das humanidades que trabalham com o tema da pesca, modos de vida e simbologias que cercam os mares e rios; debater questões de ordem teórico-metodológica voltadas ao tema da pesca oriundas das humanidades; e a avaliar qual a real situação das pesquisas feitas sobre pesca na área das humanidades.

O Laboratório de Estudos Rurais da Universidade Federal de Pernambuco, ligado ao Departamento de Sociologia e ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia que organizou o evento. A ação será nos dias 18 e 19 deste mês, no Auditório Manuel Correia de Andrade, no 3º andar do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), no campus Recife. A inscrição é gratuita e deve ser feita pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. . Serão emitidos certificados para os participantes.

O evento também busca possibilitar a divulgação de resultados de pesquisas e estimular a possibilidade de realização de novos estudos das humanidades sobre a pesca, modos de vida e simbologias ligadas aos mares e rios, inclusive buscando, dentre outras coisas, organizar futuros encontros científicos, reunindo docentes, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação. O encontro conta com apoio da Facepe.

Confira a programação

Dia 18
9h – Sessão de Abertura
9h30 – Conferência: “Humanidades, mares e rios”
Conferencista: professora Simone Maldonado (UFPB)
Debatedor: professor Cristiano Ramalho (LAE-Rural/DS/UFPE)

14h – Mesa-redonda 1: “Um mar de histórias”
Palestrantes: professor Wellington Castellucci Júnior (UFRB), pesquisadora Rita de Cássia Barbosa (Fundaj) e professor Carlos Rios e Souza (UFPE)

Dia 19
9h30 – Mesa-redonda 2: “Vozes das águas: natureza, trabalho e sociabilidade”
Palestrantes: professora Francisca Miller (UFRN), pesquisadora Ligia Melo (Fundaj) e doutorando José Ignácio Vega Fernández (LAE-Rural/PPGS/UFPE)

14h – Mesa-Redonda 3: “Pensando nos mares e rios: caminhos teóricos e metodológicos”
Palestrantes: pesquisador Pedro Silveira (Fundaj), professora Vanice Selva (Prodema-UFPE)

 

Link Matéria

 
Campus da UFPE do Litoral Norte pode virar realidade PDF Imprimir E-mail

14/04/2017

Reunião realizada na última quinta-feira (13) tratou do processo de instalação de um campus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) no Litoral Norte do Estado. O encontro ocorreu na reitoria da UFPE, no Recife, e reuniu representantes do Ministério da Educação, incluindo o ministro Mendonça Filho (DEM), da instituição de ensino e o deputado federal Severino Ninho (PSB).

O parlamentar ouviu da vice-reitora da UFPE, Florisbela de Arruda Câmara e Siqueira Campos, que a instituição tem todo interesse de instalar o centro para beneficiar os jovens, que disputam espaço no mercado de trabalho da região composto por polos cervejeiro, de montadoras e de empresas da área fármaco-química.

"A reunião foi excelente, debatemos sobre os locais e prédios que podem ser reformados para receber os alunos enquanto o campus será construído. A vice-reitora concordou que a região precisa de uma universidade federal por ser polo de várias atividades empresariais. O campus vai legar aos jovens da região a chance de um futuro melhor, com mais oportunidades", afirmou Severino Ninho.

 

Link da Matéria

 
<< Início < Anterior 2461 2462 2463 2464 2465 2466 2467 2468 2469 2470 Próximo > Fim >>

JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL