Universidade Federal de Pernambuco - Agência de Notícias - Clipping
Painel do leitor PDF Imprimir E-mail

ltimasnoticias2-19-08-2016.png


ASSALTOS NA RMR

Na noite da última quarta, um ônibus foi assaltado na Cidade Universitária, mas, por falta de delegacia aberta na área, as vítimas tiveram que prestar queixa em Campo Grande.“Isso acontece sempre na UFPE. São uns três ou quatro assaltos por semana!”, denunciou Glauciano Júnior. “Há três dias, foram assaltados oito ônibus no Recife e RMR. Um deles fazia a linha aeroporto.Vamos lembrar disso nas urnas”, relembrou a leitora Flávia Poggi.

 
Rápidas PDF Imprimir E-mail

Pág.8

10062016 - JC - Cultura - Pág.8

Rápidas

Irah Caldeira é o destaque do São João do Grupo de Apoio e Autoajuda para Pacientes com Câncer, Gaaapac. Hoje, no Clube Universitário da UFPE.

 
Brasileiro ganha prêmio internacional de fotos de microscopia PDF Imprimir E-mail

13/03/2015

Francisco Rangel utilizou um microscópio eletrônico de varredura para captar imagem que se destacou no concurso

por Portal Brasil

Um brasileiro, técnico em microscopia eletrônica do Centro de Caracterização em Nanotecnologia (Cenano) do Instituto Nacional de Tecnologia (INT/MCTI), foi o vencedor do grande prêmio FEI Image de 2014.

Francisco Luiz Correa Rangel utilizou um microscópio eletrônico de varredura para captar a imagem que se destacou em um dos principais concursos internacionais de microscopia eletrônica.

O registro é de uma "vermiculita expandida", um silicato hidratado de ferro alumínio e magnésio, que tem seus flocos dilatados em aspecto de sanfona por ação do vapor d'água.

Essa forma esfoliada acontece quando a vermiculita é rapidamente aquecida a partir de 900° C, o que acontece na maioria das aplicações desse material.

O trabalho fotografado por Rangel integra pesquisa do tecnologista Marcelo Ferreira de Oliveira Leão, do Laboratório de Tecnologia de Materiais Poliméricos do INT, que desenvolve pesquisa com a vermiculita como componente de nanocompósitos.

O material é usado em composições com gesso e concreto, proporcionando bom isolamento térmico, além de servir para absorver líquidos como fertilizantes, herbicidas e inseticidas.

Com o prêmio, Rangel ganhou uma viagem para Londres, onde assistirá a uma pré-estreia do filme "Mistérios do Mundo Invisível", produzido pela FEI Image e pela National Geographic.

Histórico de conquistas

Francisco Rangel já foi premiado no concurso de microspia da FEI Image outras três vezes. Em 2013, ele recebeu o prêmio maior da categoria "Around the House" – de imagens relacionadas a materiais de uso comum – com um registro detalhado das fibras de um filtro de cigarros. Em 2010, ele ganhou os prêmios de melhor imagem nos meses de março e maio.

Com formação técnica em mecânica, a experiência profissional de Rangel com imagens microscópicas foi adquirida na passagem por diversos laboratórios multidisciplinares, que lhe garantiram familiaridade com diversos tipos de materiais, como metais, cerâmicas, polímeros, compostos e produtos orgânicos.

O destaque nos concursos internacionais de imagem Francisco Rangel atribui ao perfeccionismo em acertar o foco e atender da melhor forma possível aos detalhes pretendidos pelos pesquisadores da área de nanotecnologia. Ele explica que as imagens originalmente são em preto e branco.

"As cores são simuladas por meio da mistura de elétrons secundários e retroespalhados. Embora sejam falsas cores, tento ser fiel às características dos materiais observados", explica o técnico do INT, que prefere dar todo o acabamento das imagens no próprio microscópio, dispensando o uso de programas de edição de imagem.

Rangel já trabalhou também na Superintendência Geral de Pesquisas e Desenvolvimento da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN); no Laboratório Interdisciplinar de Eletroquímica e Cerâmica da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); no Laboratório de Microscopia Eletrônica do Departamento de Física da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); e no Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene/MCTI).

Fonte:
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

http://www.brasil.gov.br/ciencia-e-tecnologia/2015/03/brasileiro-ganha-premio-internacional-de-fotos-de-microscopia

 

 
Pronatec: MEC libera R$ 30 milhões para financiar bolsas pelo Senai PDF Imprimir E-mail

21/08/15

Determinação foi divulgada no Diário Oficial da União desta sexta-feira

RIO - O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta sexta-feira a liberação de R$ 30 milhões para o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). A verba tem como destino o financiamento de bolsas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O repasse foi publicado em uma portaria do Diário Oficial da União (DOU).

Na semana passada, o governo havia publicado alterações nas regras do programa por meio do DOU. As mudanças foram feitas para endurecer a transferência de recursos federais às instituições parceiras e diminuir a evasão que hoje alcança a casa dos 15%.

Um dos tópicos exigem um índice de 85% de conclusão dos alunos nos cursos como condição para o repasse às instituições. A regra valerá a partir do primeiro semestre de 2016 e atingirá as Bolsas de Formação, que correspondem a 288.237 das 1,3 milhão de vagas do programa.

O Senai é um dos principais parceiros do governo federal na execução do programa.

Link da matéria

 
Paixão por sagas literárias une alunos 'nota mil' na redação do Enem PDF Imprimir E-mail

15/01/2015

A paixão pelos livros é uma característica em comum de estudantes que conseguiram tirar a nota máxima na redação do Enem em 2014.

Ao todo, apenas 250 obtiveram os mil pontos da prova, entre os mais de 6 milhões de candidatos em todo o país. Cerca de 1 em cada 25 mil.

Curiosamente, esse é o número de habitantes da pequena Veranópolis (a 126 km de Porto Alegre), de onde saiu um dos textos "impecáveis".

A autora dele é Taiane Cechin , 17. Filha de uma professora de português, a jovem se formou no colégio privado Regina Coeli no ano passado, mas fez o ensino fundamental em uma escola municipal, a Irmão Artur Francisco.

Incentivada pela mãe, Taiane se apaixonou pela leitura. "Adquiri esse prazer por frequentar a biblioteca da escola. Mas não só em busca do conteúdo das aulas, mas de conhecimentos gerais", conta ela, que quer ser médica.

Entre os livros preferidos da garota estão as séries "O Senhor dos Anéis" e "Crônicas de Gelo e Fogo".

Por coincidência, os autores J. R. R. Tolkien e George R. R. Martin também são os favoritos de Luis Arthur Novais Haddad, 19, que escreveu outra redação nota mil.

Morador de Juiz de Fora (a 255 km de Belo Horizonte), ele sempre estudou em escola particular (o Santa Catarina) e, agora, tentará uma vaga em engenharia elétrica em instituições federais.

Além de ler bastante, "para ter vocabulário", o jovem se preparou para o exame com aulas extras de redação. Com as tarefas do colégio, fazia dois textos por semana.

"Diziam que eu escrevia bem. Mas, quando soube que foram só 250 [pessoas com a nota máxima], não esperava estar entre elas", conta.

Em São Paulo, o estudante Luiz Montenegro, 19, aluno do colégio Bandeirantes (zona sul), chegou muito perto da nota máxima: fez 980. "Sempre li bastante e tive facilidade para escrever. Sei que, como médico, a escrita será muito importante para mim", diz o fã de Dan Brown ("O Código Da Vinci").

Link da Matéria 

 
<< Início < Anterior 2481 2482 2483 2484 Próximo > Fim >>

JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL