Projeto de estudantes da UFPE leva hortas para escolas públicas do Recife |
|
|
|
14/06/2017
O que surgiu como uma ideia para obtenção de nota virou um grande projeto realizado por um grupo de estudantes do curso de administração da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Além de modificarem suas vidas, os estudantes transformaram a vida de outras centenas de crianças de escolas e de uma creche pública do Recife por meio do projeto Cultivar. A proposta levou à construção de 3 hortas orgânicas nas unidades educacionais e à oferta de alimentos mais saudáveis aos estudantes e seus pais, moradores da Bomba do Hemetério, na Zona Norte da capital.
Idealizado pelo estudantes Camila Barcelar, Camila, Cirne, Camila de Souza, Cláudia Darline, Ediel de Siqueira, Gabriela Colleto, Gabriela Ramos, Giusseppe Teixeira, José Anderson de Paiva, Júlia Meira, Michael Santos e Rebeka Lívia R Maciel, o Cultivar proporcionou a muitas crianças da Escola Municipal Margarida Siqueira Pessoa, Escola Municipal Josefina Marinho e a Creche Municipal Unidos Venceremos senso de responsabilidade ambiental e social, além de alguns dias de lazer e aprendizado.
Em canos de 100 milímetros, os universitários abriram espaço para o tratamento da terra e à plantação de alface, coentro, tomate cereja, girassol, agrião, hortelã e outras hortaliças. Cultivado pelas próprias crianças, os alimentos abastecerão as cozinhas dos espaços educacionais e até mesmo a casa dos alunos.
"Nós conseguimos patrocínio. A prefeitura arcou com uma ação de pintura e limpeza nas áreas onde foram instaladas as hortas, mas todo o trabalho foi feito por nós mesmos. O que é plantado serve tanto para a alimentação das crianças no horário de aula quanto para seus familiares, já que a diretora de uma das escolas nos informou que a primeira colheita vai ser distribuída para entre os estudantes", relata Michael Santos, entusiasta do projeto.
Novos frutos
Finalizadas no mês de maio, as hortas agora seguem seu tempo normal para estarem aptas à primeira colheita de verduras e hortaliças. A expectativa é de que, para além do alimento, o estímulo renda frutos de conscientização social e valorização da natureza.
Link da Matéria |
UFPE está com inscrições abertas para o Vestibular EaD 2017/2 via Enem |
|
|
|
13/06/2017
A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) está com inscrições abertas para o seu Vestibular 2017/2 oferecido na modalidade de ensino a distância (EaD), para os cursos de Letras, Matemática, Geografia, Ciências Contábeis. Os interessados podem se inscrever até o dia 16 de julho, pela internet, com taxa de R$ 60.
O certame irá considerar o desempenho obtido no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de uma das cinco últimas edições. As notas minímas exigidas variam conforme a disciplina e o curso escolhido. A data de publicação do resultado ainda não foi divulgada.
Oportunidades
Estão sendo oferecidas 1.305 vagas para os polos de apoio presencial situados em Águas Belas, Carpina, Limoeiro, Ouricuri, Palmares, Pesqueira, Petrolina, Recife, Salgueiro, Santa Cruz do Capibaribe, Surubim, Tabira e Trindade. Detalhes no Edital.
Curso de Libras
Também foram iniciadas as inscrições do Vestibular 2017/2 da UFPE para o curso de Letras – Libras. Os interessados em participar devem se inscrever até o dia 30 de junho e a taxa também é de R$ 60.
As provas serão formadas por questões discursivas e teste de habilidade específica (THE), que serão aplicadas em 16 de julho, em Recife. Os locais de provas serão publicados no dia 11.
Já a primeira classificação será liberada no dia 25 de julho. Do total das 30 vagas oferecidas, 22 são para a categoria cursos e oito para a categoria ouvintes. Outros detalhes podem ser obtidas no Edital.
Link da Matéria |
|
Aulão de bem-estar e saúde para idosos na UFPE |
|
|
|
13/06/2017
Nesta sexta-feira, alunos de Organização de Eventos e Sustentabilidade, do curso de Secretariado da Universidade Federal de Pernambuco promovem o "Aulão de bem-estar e saúde para jovens da terceira idade", às 14h, no hall do auditório da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pernambuco (Adufepe).
O evento conta com a prática de exercícios físicos e palestras sobre o tema, ministradas por estudantes dos cursos de Nutrição e Educação Física da UFPE. O evento é exclusivo para homens e mulheres atendidos pelo Núcleo de Atenção ao Idoso (NAI) da UFPE. A disciplina é ministrada pela professora Simone Dias, do Departamento de Ciências Administrativas da UFPE.
A iniciativa – que acontece pela primeira vez – tem como objetivo proporcionar diversão e levar conhecimento para as pessoas da terceira idade sobre os cuidados essenciais com a saúde. “Algumas pessoas por estarem enfrentando problemas de saúde desistem de ter uma vida ativa e se deixam vencer pela limitação que a idade traz. Os idosos precisam de orientações sobre a alimentação e a prática de exercícios, necessários para manter o bem-estar, a saúde física e mental nessa fase da vida”, destacou um dos coordenadores do evento, Roniery Filipe, estudante do curso de Secretariado da UFPE.
Link da Matéria
|
UFPE abre seleção para contratação temporária de professor visitante |
|
|
|
12/06/2017
A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), por meio da Pró-Reitoria para Assuntos de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq), publicou o Edital de Professor Visitante nº 1/2017 para contratação temporária de pesquisadores para atuar, em pelo menos, um programa de pós-graduação (PPG) da UFPE. A Propesq recebe propostas até o dia 4 de agosto. O edital disponibiliza seis vagas voltadas à contratação de especialistas nacionais ou estrangeiros, de reconhecida competência e liderança em suas áreas de conhecimento, que possam contribuir para a consolidação da pesquisa, pós-graduação e internacionalização da universidade.
O período de contratação deve ter duração mínima de três meses e máxima de 12 meses. O início de atividades do visitante deve ocorrer até o fim do primeiro semestre de 2018. A divulgação dos resultados da seleção acontece no dia 18 de agosto.
O pró-reitor para Assuntos de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPE, Ernani Carvalho, explica a relevância do edital: “A ideia é trazer professores e pesquisadores com formação no exterior, brasileiros ou estrangeiros, formados nas melhores instituições do mundo, que possam trazer para a UFPE sua experiência, ajudar a internacionalizar nossa universidade e desenvolver a pesquisa e o nível de formação dos nossos pós-graduandos”.
Propostas
É estimulada a apresentação de propostas que tenham, ao menos, uma das seguintes características: seja apoiada pela manifestação explícita de interesse de mais de um PPG da UFPE, dentro de um projeto inter ou multidisciplinar; represente a possibilidade de abertura/consolidação uma área do conhecimento considerada prioritária pela UFPE; inserção de recursos humanos internacionais qualificados com o propósito de estimular o ambiente acadêmico internacional; professor visitante que possuir título de doutor em instituição de prestígio internacional com reconhecida produção científica.
Link da Matéria |
|