Centro Cultural Benfica promove curso gratuito de teatro para idosos |
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27/06/2017
O Teatro Joaquim Cardozo, do Centro Cultural Benfica, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), realiza o Memória em Cena - Curso de Iniciação Teatral para Idosos. As aulas, gratuitas, têm início em julho e o objetivo de trazer aos alunos o universo da linguagem teatral, despertando vivências e criações cênicas.
As inscrições podem ser feitas, até o dia 4 de julho, pelo e-mail
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ou na secretaria do teatro, das 14h às 17h. As aulas acontecerão no período de 5 de julho a 13 de dezembro, todas as quartas-feiras, das 15h às 17h, no próprio Teatro Joaquim Cardozo, que fica na Rua Benfica, 157, bairro da Madalena, Recife. Mais informações pelo telefone (81) 2126.7388
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Ciranda da Gente valoriza cultura tradicional, nesta quinta, na UFPE |
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27/06/2017
O Centro de Artes e Comunicação (CAC) da Universidade Federal de Pernambuco, em parceria com o Sesc Casa Amarela, realiza nesta quinta-feira, às 19h, no saguão de entrada do CAC, o projeto Ciranda da Gente. O evento conta com apresentações da dupla de repentista formada pela pernambucana Santinha Maurício e pela paraibana Maria da Soledade e com o grupo de forró de rabeca de Luiz Paixão.
A dupla de repentista Santinha Maurício e Maria da Soledade está abrindo espaço para as mulheres num universo musical majoritariamente masculino, cantando as modalidades do repente e tocando a viola dinâmica. Santinha Maurício é representante do movimento das mulheres violeiras que se articulam nos Estados de Pernambuco e Paraíba. Maria da Soledade é ativista do Movimento de Mulheres do Brejo, na Paraíba.
O pernambucano Luiz Paixão desde os oito anos é musico. Aprendeu com o avô Manoel Alves, que o ensinou as escalas e os movimentos. O rabequeiro é tido como um dos mais importantes do Brasil.
O evento proporciona dar visibilidade para artistas locais que possuem pouco espaço para propagar a cultura tradicional de Pernambuco e do Nordeste.
Programação 19h - Dupla de Repentistas Santinha Maurício e Maria da Soledade 20h - Grupo de forró de rabeca de Luiz Paixão
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Ipespe destaca corrupção, opinião pública e voto em seminário |
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26/06/17
O Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), em parceria com o Centro Josué de Castro, realizou, nesta segunda-feira (26), o seminário "Corrupção, Opinião Pública e Voto". O evento debateu a conjuntura política do País.
No seminário, a palestrante Nara Pavão, PhD em Política Comparativa pela University of Notre Dame (EUA), afirmou que o ceticismo do brasileiro enfraquece o controle eleitoral da corrupção nas instituições. "A tolerância à corrupção aumentou nos últimos anos", afirmou.
Também participaram do seminário os debatedores José Arlindo Soares, pesquisador do Centro Josué de Castro, e Mariana Batista, professora do Departamento de Ciência Política da UFPE.
Durante a sua fala, Nara Pavão também analisou a consequência dos desdobramentos das notícias da Operação Lava Jato. "Onde há corrupção, os efeitos são negativos. Há mais desigualdade, mais pobreza, menos legitimidade da democracia e menos confiança da população nos políticos. Os eleitores veem como um círculo vicioso", afirmou a palestrante, que também é pós-doutora em Instituições Democráticas pela Vanderbilt University (EUA) e professora visitante da pós-graduação do Departamento de Ciência Política da UFPE.
A abertura do evento, que ocorreu na sede do Ipespe, contou com a presença do cientista político e sociólogo Antonio Lavareda, um dos fundadores do Instituto e que, hoje, preside o Conselho Científico. De acordo com Lavareda, "esse seminário é o primeiro de um ciclo que vamos realizar em comemoração aos 30 anos do Ipespe".
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Saiba quais são os perigos para quem precisa trafegar pela BR-232 |
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22/06/2017
Os caminhos para alguns dos principais polos do São João de Pernambuco passam pelos 130 quilômetros da BR-232 entre o Recife e o município de Caruaru, no Agreste. Mas quem está de malas prontas para pegar a estrada a partir desta quinta-feira (21), saiba que vai ter de pular uma grande fogueira: o péssimo estado de conservação e a falta de sinalização nos dois sentidos da via vão exigir atenção redobrada ao volante e, principalmente, vigilância no pé do acelerador.
Para quem segue no sentido do interior, os problemas começam já na saída do Recife, onde as placas de sinalização estão pichadas, depredadas, ou simplesmente sumiram. Nas imediações do município de Moreno, na Região Metropolitana, os remendos na pista vão ficando mais frequentes. Um posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) próximo à entrada da cidade está desativado desde o início deste ano, devido ao término de um convênio entre a prefeitura e a corporação.
DANOS
O trecho entre Vitória de Santo Antão e Gravatá é percorrido com relativa tranquilidade. De Bezerros até Caruaru, mais asfalto ruim e placas decientes. Na maior parte dos dois sentidos da rodovia, o mato alto engole placas e algumas partes do acostamento. O serviço de capinação inexiste por ali.
Para quem trafega em direção ao Recife, a via-crucis é maior. Os 50 quilômetros entre Caruaru e Gravatá são os mais críticos. Os desníveis na pista exigem que os condutores, para viajar com segurança, não cheguem perto dos 100 km/h, o limite máximo permitido.
Inaugurada em 2002, a duplicação da rodovia custou cerca de R$ 400 milhões e foi símbolo máximo da gestão Jarbas Vasconcelos/Mendonça Filho (1999-2006) à frente do governo do Estado. Quinze anos depois, a má conservação, a fiscalização deciente e a imprudência dos motoristas são traduzidos em acidentes: no trecho entre o Recife e Caruaru, foram 190 no ano de 2016, número menor que os 246 registrados em 2015, mas ainda preocupante. Os trechos entre Recife e Jaboatão, além da área de Caruaru, são os campeões de ocorrências. “É importante que os condutores observem os limites de velocidade, mantenham distância segura do veículo da frente e não usem o celular enquanto dirigem”, observa o inspetor Cristiano Mendonça, da PRF.
Para o professor do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) Maurício Pina, o mau estado da BR-232 é fruto, entre outras coisas, da ação do tempo e da falta de fiscalização do peso dos veículos que circulam na rodovia. “A vida útil de um pavimento de concreto é de 20 anos. Com 15 anos, a 232 já cumpriu 75% desse período”, afirma. Ele conta que coordenou uma pesquisa sobre o impacto do peso dos caminhões e carretas sobre o asfalto da via. “Cerca de 62% dos que circulam na BR-232 têm carga acima do permitido, muitas vezes mais que o dobro. E o efeito sobre o pavimento é exponencialmente maior”.
Para ele, a discussão sobre a privatização da rodovia deveria ser feita “sem radicalismos” pela sociedade. “O governo tem cada vez menos recursos para obras estruturais. Está na hora de nos perguntarmos se vamos querer pagar para ter uma estrada de qualidade ou simplesmente deixá-la se acabar”, pontua.
Segundo a Secretaria de Transportes do governo do Estado, os futuros investimentos na BR-232 estão inseridos no Programa de Investimento em Logística (PIL) do governo federal. Ainda não há perspectiva sobre a possível concessão da rodovia a empresas provadas. O trecho da BR-232 entre o Recife e Caruaru está sob a batuta do governo do Estado até 2027.
Por meio de nota, o Departamento de Estradas de Rodagem de Pernambuco (DER-PE) informou que trabalhará em conjunto com Detran e PRF para ordenar o fluxo de veículos, cujo aumento no período junino é de 40%. As lombadas eletrônicas da saída do Recife serão desligadas de 22h de hoje até 5h do dia 26.
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