Universidade Federal de Pernambuco - Agência de Notícias - Clipping
Pesquisa da USP quer identificar origem de ossadas encontradas em vila 'transferida' da África para o AP PDF Imprimir E-mail

2025-02-19

Uma pesquisa da Universidade de São Paulo (USP) vai analisar esqueletos humanos encontrados sepultados sob o solo da primeira igreja, hoje em ruínas, da Vila de Mazagão Velho, no Amapá. O local foi fundado por Portugal em 23 de janeiro de 1770.

De acordo com os registros históricos, os primeiros ocupantes foram colonos marroquinos e de outros povos - o que a pesquisa quer descobrir. Era 1771 quando os primeiros moradores, aproximadamente 160 famílias, chegaram à região após uma longa jornada entre Marrocos, na África, e o Norte do Brasil (entenda os motivos mais abaixo).

Os esqueletos foram encontrados durante uma escavação arqueológica realizada por pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em 2003. Na época, foram identificados na área traçados de ruas, tumbas coletivas e alicerces de uma igreja.

Sobre a atual pesquisa, os cientistas do Laboratório de Arqueologia e Antropologia Ambiental e Evolutiva da USP ficaram preocupados com as condições de conservação dos ossos.

“A partir da interação da pesquisa de genética atual, a gente decidiu adotar esse procedimento de estudo de DNA antigo, que é esse procedimento de extrair o DNA de algumas partes do esqueleto. São ossos pequenos como o petroso, da orelha, ou o dente molar onde se preserva melhor nesses esqueletos enterrados que ficaram muito tempo expostos à chuva, sol e a acidez do solo”, explicou Marconi Alves, arqueólogo da USP.

O pesquisador informou que a técnica de estudo de DNA antigo começou a ser feita no Brasil em 2010. No Amapá, será a primeira oportunidade do estudo em um cemitério com esqueletos do período colonial, talvez do século 18, 19 e até do 20.

Transferência de Mazagão da África para a América do Sul

Entre 1770 e 1773, cerca de 2 mil portugueses em cerca de 470 famílias foram exilados pela invasão muçulmana na Vila de Mazagão, no Marrocos. Eles atravessaram o Atlântico e desembarcaram em Belém (PA), com o objetivo de reconstruir a cidade na Amazônia.

Na época, a migração forçada ocorreu por causa da guerra religiosa levada por Portugal em solo árabe, na tentativa de implantação do cristianismo no continente africano.

O conflito religioso, que durou anos, custou muito dinheiro à Coroa Portuguesa. Não podendo mais sustentar a guerra, Portugal resolveu transferir os moradores da Vila de Mazagão, no Marrocos, para o Brasil, e abrigou na Amazônia os primeiros habitantes do que viria a se tornar a vila de Mazagão Velho.

Mapeamento genético da USP no Amapá

Além de Mazagão, a coleta de DNA foi realizada em outras regiões do Amapá. O objetivo da iniciativa é contribuir com o projeto Genoma de Referência do Brasileiro (GRB), que busca mapear a diversidade genética da população negra e quilombola, promovendo avanços científicos e a valorização cultural.

A ação é voltada para pessoas que se autodeclaram negras ou pertencem a comunidades quilombolas de Macapá e Mazagão Velho, com idade mínima de 30 anos. O material coletado, a saliva, foi enviado à USP para análise.

Link da matéria

 
UFPE lança edital com 775 vagas para pós-graduação EaD PDF Imprimir E-mail

18.02.2025

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) abriu, recentemente, um processo seletivo para cursos de pós-graduação na modalidade Ensino a Distância (EaD). Em edital, a instituição liberou 775 vagas para especializações em Ensino de Libras; Educação Escolar Quilombola; Direito, Gestão e Governança Pública; Gestão Escolar e Ensino de Ciências – “Ciência é 10!”. Os profissionais interessados poderão se candidatar através do GOV.BR, até 12 de março.

Estarão aptos a se candidatarem, de acordo com a UFPE, professores da educação básica da rede pública de ensino municipal e/ou estadual em efetivo exercício; gestores e demais profissionais da educação da rede pública municipal ou estadual; agentes públicos (candidatos na área de gestão pública) ou ampla concorrência (demais públicos).

Além disso, será necessária, durante a inscrição, a apresentação do diploma de conclusão de curso superior ou ata de colação de grau. É importante, ainda, estar atento às áreas de formação pedidas para cada pós-graduação em específico, pois elas podem variar de acordo com a especialização escolhida.

O processo seletivo é lançado pela UFPE no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), e as oportunidades serão distribuídas entre 20 polos EaD UAB. Segundo, informações divulgadas pela universidade, o resultado está previsto para ser publicado no dia 23 de março.

Link da matéria

 
Comissão de Educação elege Teresa Leitão como presidente PDF Imprimir E-mail

2025-02-19

Em reunião nesta quarta-feira, os senadores da Comissão de Educação escolheram a senadora Teresa Leitão, do PT de Pernambuco, como nova presidente. Primeira senadora eleita por seu estado, Teresa é formada em pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco, fez carreira como professora da rede estadual e foi também presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do estado. Entre as prioridades do biênio, ela destacou a aprovação do novo Plano Nacional de Educação - PNE e também a atualização do Plano Nacional de Cultura - PNC.

(senadora Teresa Leitão) ''Ambos, PNE e PNC, bússolas de gestão para todo o país, são fruto de conferências e da participação social e nesse sentido, vamos valorizar muito a interação com as entidades representativas do campo educacional e cultural em nossos trabalhos nesta comissão."

A nova presidente da Comissão de Educação defendeu ainda a valorização de iniciativas como o programa Pé-de-Meia, que apoia financeiramente 3 milhões e 900 mil estudantes de baixa renda do ensino médio. Ela falou do desafio de melhorar as instituições e cursos da educação superior; da importância de uma educação para um planeta sustentável diante do contexto dos extremos climáticos; e do combate à disseminação de conteúdos falsos e de discursos de ódio no país. Teresa Leitão se disse emocionada por ocupar a presidência do colegiado e lembrou que o slogan de sua campanha era “Vai ter professora no Senado”.

(senadora Teresa Leitão) "Não por uma dimensão individual, de Teresa professora, mas por uma dimensão coletiva, de uma categoria que se doa todos os dias nas salas de aula, de uma categoria que é imprescindível para o desenvolvimento da sociedade; que precisa de uma formação adequada, de condições de trabalho adequadas enfim, de uma valorização que a gente espera que um dia chegue".

Teresa Leitão destacou ainda como temas importantes a segurança integral nas escolas; a educação na primeira infância; e a proposta de regulamentação do Sistema Nacional de Educação, de autoria do senador Flávio Arns,que aguarda análise da Câmara dos Deputados. Da Rádio Senado, Cesar Mendes.

Link da matéria

 
Governadora Raquel Lyra recebe o presidente de Portugal e reafirma parcerias estratégicas para o Estado PDF Imprimir E-mail

18.02.2025

A governadora Raquel Lyra recebeu, nesta segunda-feira (17), o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, que cumpriu agendas no Recife em sua passagem pelo Brasil. Acompanhando uma série de compromissos do chefe de Estado português, a gestora participou da cerimônia de entrega do título de Doutor Honoris Causa, concedido pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e de uma cerimônia e almoço em homenagem ao antigo provedor do Real Hospital Português, Sr. Alberto Ferreira da Costa. A vice-governadora Priscila Krause acompanhou as agendas.

“A presença do presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, reforça laços culturais e comerciais entre Pernambuco e Portugal, e sobretudo, celebra as contribuições da comunidade luso-brasileira com o crescimento do nosso Estado e do país. Estive, recentemente, em uma missão oficial em Portugal, assinando convênios e visitando as instalações do novo escritório do Porto Digital Europa em Aveiro. Também estamos buscando em Portugal referências que possam informar o processo de concessão dos serviços de distribuição de água e saneamento aqui em Pernambuco. A relação de Pernambuco com Portugal é sempre sinônimo de alegria e inspiração”, destacou a governadora Raquel Lyra.

O presidente de Portugal explicou as razões de escolher Pernambuco como primeira parada em sua passagem pelo Brasil. “Vim homenagear aquele que partiu, o amigo e antigo provedor do Real Hospital Português, Sr. Alberto Ferreira da Costa, e receber o título de Doutor Honoris Causa, que me foi atribuído em 2022, mas acabou se concretizando somente agora. Saio enriquecido destes momentos porque esta visita é importantíssima para a relação bilateral entre Brasil e Portugal”, pontuou Marcelo Rebelo de Sousa.

A entrega do título foi feita no Salão Nobre da Faculdade de Direito do Recife, no bairro da Boa Vista, na área central do Recife. A cerimônia foi presidida pelo reitor da UFPE, Professor Alfredo Gomes. “A comunidade acadêmica se sente extremamente prestigiada com a presença do presidente. Este é um título que foi aprovado por unanimidade pelo Conselho Universitário. O professor contribuiu muito para a área de Direito e representa a defesa de grandes pautas nacionais, como a própria democracia brasileira, e a justiça”, afirmou o reitor.

VISITA AO HOSPITAL PORTUGUÊS – Outra agenda voltada para o fortalecimento dos laços entre Pernambuco e Portugal ocorreu na manhã desta segunda-feira, durante uma visita ao Real Hospital Português (RHP), no bairro da Ilha do Leite, no centro do Recife. A visita deu início às comemorações dos 170 anos da instituição de saúde. Na ocasião, houve o descerramento de uma placa em homenagem ao anterior provedor do Real Hospital Português, Sr. Alberto Ferreira da Costa, conhecido como Seu Alberto, que faleceu em outubro do ano passado e é reconhecido como uma personalidade de grande importância no desenvolvimento do hospital.

Durante a visita, a governadora e o presidente de Portugal foram recebidos pelo atual provedor do Real Hospital Português, Alberto Ferreira da Costa Júnior, e Maria do Carmo Ferreira de Castro, filho e viúva do homenageado, respectivamente. A visita seguiu com uma solenidade no Salão Nobre do RHP, com discursos que reforçaram a ligação histórica entre Portugal e Pernambuco, e o reconhecimento da trajetória de uma das instituições de saúde mais tradicionais do Brasil.

MISSÃO – Em outubro de 2024, foi realizada uma missão oficial do Governo de Pernambuco a Portugal, liderada pela governadora Raquel Lyra. A missão teve como objetivo o estreitamento de laços entre Pernambuco e Portugal. Na ocasião, a agenda incluiu reunião com o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, uma visita ao Instituto Pernambuco-Porto, a assinatura de convênio entre Adepe e Instituto Pernambuco-Porto e o lançamento do Programa de Internacionalização de Startups no Porto Digital Europa, em Aveiro.

Acompanharam as agendas os secretários João Salles (Assessoria Especial e Relações Internacionais), Zilda Cavalcanti (Saúde), Mauricélia Montenegro (Ciência, Tecnologia e Inovação), Guilherme Cavalcanti (Desenvolvimento Econômico), Rayane Aguiar (Executiva de Relações Internacionais); o deputado estadual Renato Antunes; a reitora da UFRPE, Maria José de Sena; a presidente da OAB-PE, Ingrid Zanella; o desembargador Fausto Campos; o embaixador e chefe do Escritório do Itamaraty no Nordeste, Lineu de Paula; o ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Paulo Rangel; o Embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro Ramos; o Conselheiro da Embaixada, Francisco Azevedo; e o prefeito do Recife, João Campos.

Link da matéria

 
Humberto Costa participa de jantar oferecido por Lula ao presidente de Portugal PDF Imprimir E-mail

18.02.2025

O senador Humberto Costa (PT) foi o único senador de Pernambuco presente no jantar oferecido pelo presidente Lula nesta terça-feira (18), no Palácio do Itamaraty, em Brasília, ao presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa.

Pela manhã, o chefe de Estado português foi recebido por Lula no Palácio do Planalto. A cerimônia de boas-vindas na sede do executivo federal incluiu revista à guarda de honra e alas de cortesia. Antes, Marcelo Rebelo também cumpriu agenda no Recife, onde recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Os compromissos se encerram nesta quarta-feira (19), quando Rebelo retorna a Portugal.

Link da matéria

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL