06.07.10

Professores podem solicitar monitores para semestre 2010.2

PDF Imprimir E-mail

Os departamentos da UFPE, através dos seus coordenadores de monitoria, podem solicitar, até o dia 23 deste mês, monitores para o semestre letivo 2010.2. Os pedidos devem ser encaminhados ao coordenador de monitoria do departamento ao qual está vinculada a disciplina, acompanhados do plano de ensino da disciplina para o semestre 2010.2 e do plano de atividades e orientação do monitor na disciplina. As informações sobre os procedimentos e o cronograma estão disponíveis no site da Pró-Reitoria para Assuntos Acadêmicos (Proacad), no endereço http://www.ufpe.br/proacad/index.php?option=com_content&view=article&id=64&Itemid=132 .

O Programa de Monitoria objetiva ampliar a participação do aluno de graduação na vida acadêmica, possibilitar um aprofundamento teórico e o desenvolvimento de habilidades de caráter pedagógico, além de contribuir para a melhoria do ensino. Os alunos selecionados para a função de monitor irão auxiliar os professores em tarefas relacionadas à disciplina; orientar outros alunos em trabalhos de laboratório, de pesquisa bibliográfica, de campo e outros; e assegurar maior relacionamento entre professores e alunos, visando ao aprimoramento do apoio pedagógico ao estudante. Os monitores deverão cumprir carga horária semanal de 12 horas.

Para participar do programa, o candidato à monitoria deve ser estudante regularmente matriculado, estar cursando disciplinas de graduação na UFPE, não ter concluído nenhum curso de graduação ou habilitação do curso, não apresentar histórico com reprovação não recuperada e ter cursado com aprovação a disciplina da monitoria.

No caso de alterações nas epígrafes das disciplinas, decorrentes de reforma curricular ou de criação de novos cursos, poderão participar do programa os estudantes aprovados em disciplinas cujos conteúdos programáticos forem equivalentes ao conteúdo da disciplina objeto da monitoria. Já o professor orientador deve ser docente do quadro permanente da Universidade e estar em efetivo exercício das atividades de ensino nos cursos de graduação. Os atuais coordenadores de monitoria foram indicados pelos plenos dos departamentos para o período janeiro-dezembro 2010.

Mais informações:
Pró-Reitoria para Assuntos Acadêmicos