06.07.10

Colégio de Aplicação da UFPE tem maior nota do Brasil no Ideb

PDF Imprimir E-mail

O Colégio de Aplicação (CAp) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) alcançou a maior nota do Brasil  – 8,0 – no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. O índice, referente a 2009, foi divulgado na última sexta-feira (2), pelo Ministério da Educação (MEC). “Este é o reconhecimento do trabalho desenvolvido no Colégio ao longo dos anos”, destaca o diretor do CAp, professor José Carlos Alves de Souza.

A proposta de ensino diferenciada é apontada por Alves como um dos fatores para o bom desempenho do CAp. Os alunos recebem aulas de disciplinas convencionais, além de música e artes. Também realizam atividades práticas em laboratórios de biologia, química e informática e têm acesso às bibliotecas do Colégio e de todo o campus da UFPE. O sistema pedagógico incentiva a formação crítica dos estudantes. “O aluno aprende a andar com as próprias pernas”, ressalta o diretor.

Aliado a isso, o Colégio possui corpo docente qualificado e comprometido. São 45 professores efetivos e 10 substitutos. Dos efetivos, 45% possuem mestrado e 15% possuem doutorado. O número de estudantes por turma é limitado a 30, permitindo que o professor dê maior suporte ao aluno. Os serviços de orientação educacional, pedagógica e disciplinar também apoiam o aprendizado. Além disso, o diretor José Carlos Alves ainda destaca a integração entre escola e família, que facilita a formação do estudante.

O CAp também se destacou no Ideb de 2007. O Colégio ficou em primeiro lugar no ranking nacional das escolas públicas, com nota 8,2 para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

CRIAÇÃO – O CAp foi fundado em 1958, com o objetivo de rever os conceitos educacionais. As técnicas de ensino da instituição prezam pela formação continuada do aluno para que desenvolva o pensamento crítico e aptidões que possam ser utilizadas por toda a vida. Atualmente, o Colégio tem 247 alunos matriculados no Ensino Fundamental (do 6º ao 9º ano) e 183 no Ensino Médio.

IDEB – O Ideb foi criado em 2005, com o objetivo de avaliar e melhorar a qualidade do Ensino Básico no Brasil. O índice é medido a cada dois anos, numa escala que vai de zero a dez pontos.

Colégio de Aplicação da UFPE