Maio 2012

Ouvidoria-Geral inova no processo de integração com a sociedade


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Ana Célia de Sá

Com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços prestados pela instituição, a UFPE criou a Ouvidoria-Geral da Universidade, que atuará no processo de comunicação com as comunidades interna e externa, recebendo reclamações, críticas, denúncias, sugestões e elogios associados à UFPE. A Resolução que institui a Ouvidoria-Geral foi aprovada pelo Conselho Universitário, no dia 11 de maio.

O trabalho da Ouvidoria-Geral segue o princípio de transparência da gestão pública no processo de integração com a sociedade. “A Ouvidoria-Geral atende a uma demanda interna no sentido da humanização da Universidade e deverá gerar um impacto extremamente positivo na cultura organizacional”, destaca o ouvidor-geral, professor Ivan Melo. “Foi lançada uma nova condição organizacional que pode ser considerada estratégica à medida que cria um novo espaço de diálogo com características peculiares, aprendizado para a participação cidadã, por isso mesmo qualificada, na gestão pública”, completa.

Vinculada diretamente ao reitor da UFPE, a Ouvidoria-Geral conta com equipe técnica formada pelo ouvidor-geral, nomeado pelo reitor para um mandato de dois anos, permitida uma recondução, e dois servidores técnico-administrativos. Juntos, serão responsáveis pelo atendimento ao público e gestão das demandas recebidas, incluindo a condução das questões aos gestores universitários com vistas à busca de soluções. Aos demandantes, são garantidos o sigilo das informações e o encaminhamento de respostas num prazo de até dez dias úteis.

A Resolução aprovada pelo Conselho Universitário também regulamenta a criação de ouvidorias setoriais, que deverão atuar de maneira sistêmica e integrada com a Ouvidoria-Geral. O sistema de operação ainda está em fase de desenvolvimento.

O professor Ivan Melo ressalta que a Ouvidoria-Geral não deve substituir o diálogo entre a comunidade e os gestores das unidades administrativas da UFPE, sendo este o primeiro passo para a correção de possíveis impasses. “A Ouvidoria deve ser acionada quando as vias usuais se esgotarem”, diz Melo.

A atuação da Ouvidoria-Geral engloba os campi Recife, Vitória e Agreste, em Caruaru. O atendimento presencial será realizado por marcação, das 8h às 12h e das 14h às 17h, provisoriamente na sala 111, no andar térreo da Reitoria. O agendamento já pode ser realizado pelo telefone (81) 2126.8195. Na internet, o atendimento está disponível 24 horas por dia, através do e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. e, em breve, por formulário eletrônico a ser disponibilizado no site da Universidade (www.ufpe.br).


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