A UFPE e o desafio da cooperação

PDF Imprimir E-mail

Anísio Brasileiro é reitor da UFPE

A universidade é uma organização social complexa e um dos seus pilares é a cooperação. Não existem grandes instituições universitárias sem que haja interação para a realização de objetivos comuns, tanto internos (nas pesquisas e no ensino) quanto externos (formando quadros altamente qualificados e difundindo a inovação). Durkheim entendia a cooperação como elemento de solidariedade orgânica das sociedades modernas, exigindo consenso em relação aos fins, interesses compartilhados e confiança entre os diversos atores. Nos últimos anos, a UFPE colocou como meta estratégica o fortalecimento das cooperações com organizações públicas e privadas, por meio de projetos inovadores com uma visão empreendedora. Hoje estão entre as prioridades da instituição a captação de recursos para pesquisas em áreas estratégicas junto a entidades nacionais e internacionais e a ampliação da participação da instituição em editais públicos. Por isso é crucial expandir e qualificar a presença da UFPE nos cenários de inovação. Temos de responder com ousadia às demandas da sociedade, mantendo o padrão de excelência dos nossos cursos de graduação e pós-graduação, e continuar a experimentar novos modelos pedagógicos, com o uso de tecnologias avançadas e dinâmicas mais atraentes para os estudantes. Temos de fomentar, cada vez mais, a cultura inovadora, protagonista e empreendedora entre professores e estudantes, sem esquecer a visão ética e cidadã. A UFPE conta com oito programas de pós-graduação avaliados como tendo nível equivalente aos melhores do mundo. Treze dos nossos institutos e laboratórios de pesquisa já têm forte inserção internacional, trabalhando conjuntamente em diversas áreas do conhecimento. É nesse contexto que se destacam as ações de internacionalização e a criação da Positiva – Diretoria de Inovação, que vem para incrementar a colaboração com diversas instituições. Em outro território, não menos importante, a UFPE passa a cooperar cada vez mais com os produtores culturais. As atividades de extensão e cultura estão sendo reforçadas com equipamentos que brevemente serão entregues à comunidade, como o Centro de Convenções totalmente renovado, com a recuperação da coberta, a implantação de dois novos auditórios e, por fim, a recuperação do Teatro e a inauguração do Cinema da UFPE. Tais equipamentos permitirão que a Universidade interaja fortemente com os artistas e suas entidades, a comunidade acadêmica e a sociedade.

Publicado no Jornal do Commercio no dia 2 de março de 2017

6 visitantes online | 1878 visualizações