16.06.17

II Seminário reúne núcleos de agroecologia do Nordeste na UFPE

PDF Imprimir E-mail

O Núcleo Educação, Pesquisa e Prática em Agroecologia e Geografia (Neppag) promoverá, de 19 a 21 deste mês, o II Seminário Regional da Rede Nordeste de Núcleo de Agroecologia (Renda). O evento, que ocorrerá no Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) e no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da UFPE, sendo parte do Projeto Rede Nordeste de Núcleos de Agroecologia (Renda-NE/chamada MDA/CNPq No 39/2014), coordenado pela professora Mônica Cox de Britto Pereira, do Departamento de Ciências Geográficas da Universidade.

O seminário encerra um ciclo de dois anos e meio. Já são mais de cem Núcleos de Estudos em Agroecologia (NEAs). “Bem viver, agroecologia, rede e acolhimento é o que queremos que sejam os tons do II Seminário Regional Renda, com atitudes que nos permitam construir relações sociais de pesquisa, ensino e extensão próximas e horizontais”, afirma Mônica Cox.

De acordo com a professora, os NEAs estão atuando sob realidades e territórios distintos em torno das diferentes temáticas como educação no campo; feminismo; lutas por água, terra e território; reforma agrária; povos e comunidades tradicionais; impactos de grandes obras de infraestrutura, mineração, agronegócio; justiça ambiental; impactos dos agrotóxicos; convivência com o semiárido; juventude do campo; metodologias; educação ambiental; comunicação; extensão rural etc.

fotrenda16.06.17

RENDA – O Projeto Rede Nordeste de Núcleos de Agroecologia conta com 24 bolsistas e 30 Núcleos de Estudo em Agroecologia (NEA) e Centros Vocacionais de Tecnologia (CVTs) distribuídos nos nove estados do Nordeste que estão fortalecendo a Agroecologia nas universidades, institutos federais e instituições de pesquisa. “Ao longo desse tempo, o Renda se propôs a construir e participar de espaços de debates, intercâmbios, trocas de experiências, seminários estaduais, caravanas agroecológicas e culturais, encontros nacionais da Associação Brasileira de Agroecologia, mapeamento e sistematização de experiências”, destaca a coordenadora.

Em torno de questões como Qual o tipo de conhecimento que queremos e precisamos? A quem se destina o conhecimento científico? Quem dele se beneficiará? Porque interessa à sociedade apoiar a Agroecologia? A Agroecologia é entendida enquanto ciência, movimento e prática, o projeto reuniu centenas de pessoas em distintos territórios nos quais esteve presente, conseguindo entrelaçar discussões a partir de novos enfoques e aprofundamentos para a construção de paradigmas contra hegemônico.

CCSA - aberto ao público
No estacionamento à esquerda do ponto de ônibus

Espaço Renda - Casa dos Núcleos de Agroecologia do Nordeste - exposição de materiais, produtos, expressões da agroecologia a partir das ações e dos territórios de 30 NEAs.

À tarde
Auditório CCSA
Abertura do II Seminário Regional da Renda
Mesa de Conjuntura com a professora Flaviane Canavesi (Unb/ABA), o professor Franklin de Carvalho Renda (UFRB), a professora Soraia Carvalho (CCSA-UFPE), Plácido Júnior (CPT) e a professora Mônica Cox Renda (Neppag/DCG-UFPE)