19.06.17

Pós em Ciência da Computação promove defesas de dissertação amanhã (20)

PDF Imprimir E-mail

O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da UFPE promove, amanhã (20), às 10h, duas defesas de dissertação de mestrado.

O aluno Jonas da Conceição Nascimento Pontes, que foi orientado pelo professor Eduardo Antonio Guimarães Tavares, vai apresentar sua dissertação de mestrado “Análise de Desempenho e Consumo de Energia de parâmetros TCP/IP em dispositivos móveis”. A defesa será no auditório do Centro de Informática. A banca examinadora será formada pelos professores Ricardo Massa Ferreira Lima (UFPE), Meuse Nogueira de Oliveira Júnior (IFPE/Dase) e Eduardo Antonio Guimarães Tavares (UFPE).

Resumo

Nos últimos anos, os dispositivos móveis (principalmente smartphones e tablets) tornaram-se muito populares sendo responsáveis por uma parte significativa do tráfego da internet. Nesses dispositivos, os serviços multimídia, tal como streaming de vídeo sobre HTTP, são comumente adotados e o protocolo TCP é o padrão para garantir a transmissão confiável de dados, independentemente da taxa de transmissão da rede, atraso, duplicação ou reordenamento de segmento. Não obstante, as necessidades de desempenho de transmissão das aplicações, bem como os avanços nas tecnologias de rede, resultaram em velocidades de transmissão cada vez maiores, muito além do propósito para o qual o TCP foi originalmente projetado. Para atenuar esse problema, várias modificações foram feitas nesse protocolo – chamadas extensões para alto desempenho – com a finalidade de melhorar a utilização da largura de banda oferecida pelas tecnologias de rede de alta velocidade como, por exemplo, Wi-Fi, WCDMA (3G) e LTE (4G). O consumo de energia dos dispositivos móveis é outra grande preocupação devido à baixa capacidade das baterias em prover energia para esses dispositivos, com destaque para aplicações de streaming que são responsáveis por grande parte desse consumo. Assim, modificações em tecnologias de rede e parâmetros do TCP podem resolver problemas de desempenho, bem como influenciar no consumo de energia. Esta dissertação avalia a influência de parâmetros TCP/IP configuráveis no desempenho e no consumo de energia em smartphone Android, adotando o serviço de streaming de vídeo sobre HTTP como carga de trabalho. Para isso, os seguintes fatores são avaliados: (i) tecnologia de rede; (ii) a largura de banda da rede; e (iii) importantes parâmetros do protocolo TCP (incluindo extensões para alto desempenho deste protocolo). Os resultados são obtidos a partir da realização de três experimentos (planejados utilizando DoE) em que o primeiro serve para selecionar, dentre os fatores inicialmente elencados, quais são críticos no tocante ao desempenho. O segundo avalia os fatores selecionados a partir do experimento anterior, considerando desempenho e consumo de energia. Já o terceiro e último experimento consideramos os mesmos fatores, níveis e métricas do segundo, mas abrange a injeção de perda de pacote e atraso na rede com a intenção de avaliar a influência dos parâmetros TCP/IP configuráveis em redes com essas características. Os resultados experimentais mostram que a largura de banda é altamente influente no desempenho de dispositivos móveis. A tecnologia de rede tem grande atuação no desempenho e no consumo de energia e alguns parâmetros TCP podem influenciar nessas métricas.

Já o aluno Maurício Aldenor Souza dos Santos defende sua dissertação de mestrado profissional intitulada “Estudo comparativo de algoritmos exaustivos para mineração de padrões discriminativos em base de dados biomédicas” no anfiteatro do Centro de Informática (CIn). A dissertação teve orientação do professor Renato Vimieiro. Compõem a banca examinadora os professores Ricardo Bastos Cavalcante Prudêncio (UFPE), Sérgio Mariano Dias (Serpro), Sérgio Ricardo de Melo Queiroz (UFPE).

Resumo

Um grande desafio do crescimento exponencial de dados no mundo é a extração de conhecimento em bases de alta dimensionalidade. A técnica de mineração de dados chamada Padrões Discriminativos (PDs) objetiva encontrar informações interessantes que ocorram com frequência desproporcional em uma classe (atributo) em relação às outras. Os algoritmos exaustivos são utilizados para busca de PDs. Contudo esses algoritmos (1) não foram comparados, (2) possuem muitos parâmetros e (3) não se sabe quais são os mais apropriados a essas bases. Esse trabalho tem como objetivo comparar quantitativamente o comportamento das abordagens exaustivas dos PDs em bases reais comuns e de alta dimensionalidade. Os experimentos também revelaram em que situação as bases testadas, baseado nas características encontradas, obtiveram classificação, boa, ruim ou média.

Mestrado do CIn

5 visitantes online | 784 visualizações