Imprimir

Eventos

Evento 

Título!:
Indústrias criativas
quando:
20.12.2012 - 20.12.2012
onde:
Centro de Informática - CIn -
Categoria:
Colóquio

Descrição

O I Colóquio Economia Criativa começará às 9h com a fala do jornalista Jacques Waller, repórter especial do Jornal do Commercio na área de Tecnologia da Informação. Logo em seguida, ocorrerá a palestra de Mannuela Costa, professora do Departamento de Comunicação Social da UFPE e sócia da Plano 9 Produções Audiovisuais Ltda. Atualmente, Mannuela Costa é diretora de Cultura da UFPE. A apresentação seguinte ficará a cargo de Francisco Ribeiro, um dos mais atuantes produtores de Pernambuco, desde 1998, quando fundou a REC Produtores Associados. No currículo de Ribeiro, constam diversas campanhas publicitárias e os longas-metragens "Cinema, Aspirinas e Urubus", "Viajo Porque Preciso, Volto porque te amo" e "Era uma vez eu, Verônica".
 
A primeira parte do colóquio será fechada por Geber Ramalho, doutor pela Université Paris VI e professor do Centro de Informática (CIn) da UFPE, onde trabalha na área de entretenimento digital, em particular jogos digitais e computação musical. Vem coordenando projetos nacionais e internacionais de pesquisa, desenvolvimento e inovação, com destaque para a criação do Instituto Delta Zero para Desenvolvimento da Economia Criativa. Geber Ramalho ajudou a fundar empresas como Meantime Mobile Creations, D’Accord Music Software, Joy Street e fun.der.ground.
 
O evento continuará na parte da tarde, com Felipe Calheiros, integrante do Coletivo Asterisco desde 2006, membro da nova diretoria da TV Universitária e mestre em Políticas e Estratégias de Comunicação para o Desenvolvimento Local (UFRPE). Dirigiu "Até Onde a Vista Alcança" (2007) e "Acercadacana" (2010). Foi coordenador do projeto Tankalé: formação para o autorregistro audiovisual quilombola entre 2006 e 2010.
 
Em seguida, haverá palestra de Mariana Longman, pós-graduada em Gestão do Marketing pela Universidade de Barcelona e sócia-diretora da Proa Cultural, primeira empresa formalizada na área de Economia Criativa no Porto Digital. A Proa desenvolve estratégias de marketing com foco em cultura. A empresa enxerga a cultura como uma ferramenta de marketing e desenvolve projetos culturais específicos de acordo com os objetivos de comunicação de seus clientes.
 
O encerramento do I Colóquio Economia Criativa ficará a cargo de Cristiana Tejo, coordenadora-geral de Capacitação e Difusão Cultural da Diretoria de Cultura da Fundação Joaquim Nabuco e curadora do Projeto Made in Mirrors. Criatiana Tejo foi diretora do Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (2007-2008) e idealizadora do projeto Panorama do Pensamento Emergente, sobre a nova geração de curadores (2008) e do projeto Rumos Artes Visuais Ita? Cultural (2005-2006) e coordenadora da Torre Malakoff (2003-2006).

  

Local

Local:
Centro de Informática - CIn