Ano VIII - Nº 101 - Junho/2002












 

Universidade apóia gestão de qualidade na construção civil

A UFPE está coordenando a introdução de sistemas de gestão de qualidade da construção civil em Pernambuco. Esses sistemas estão sendo implantados em seis construtoras de Petrolina e há planos para ser adotado em Caruaru. O objetivo da Universidade é tornar aptas empresas interessadas em obter a certificação de qualidade ISO 9000 (referente ao processo de produção). Professores da UFPE dão assistência técnica às construtoras e às fornecedoras de materiais, na forma de consultoria e divulgando, por meio de seminários, as especificações exigidas pelas normas técnicas do Inmetro.

A Universidade atua, ainda, na capacitação de laboratórios e na qualificação de mão-de-obra. Essa ação é importante porque o Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H) está ganhando força em Pernambuco. A partir de julho, as empresas que prestarem serviços de construção civil à Caixa Econômica deverão apresentar atestado de níveis de qualificação de acordo com os critérios do Sistema de Qualificação de Empresas de Serviços e Obras - Construtoras (SiQ-C) do PBQP-H. "O SIQ-C define patamares de qualificação, sendo que o nível A corresponde ao ISO 9002", explica o professor do Departamento de Engenharia Civil, Jéferson Rego Silva, membro de uma comissão criada pelo Governo do Estado para implantar o PBQP-H em Pernambuco.

Outro projeto do Programa consiste na melhoria da qualidade dos materiais de construção, visando a combater a não-conformidade intencional com as normas técnicas regulamentadas pelo Inmetro. Este trabalho é realizado pelos Programas Setoriais de Qualidade, que têm como objetivo não só avaliar os materiais, mas também promover o desenvolvimento técnico das empresas.

"Por meio de seminários, discutimos com os fabricantes questões referentes à freqüência de coleta e teste dos materiais de construção", diz o engenheiro. "Futuramente, pretendemos tornar a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UFPE (Fade) uma unidade de certificadora", adianta o professor.