Ano VIII - Nº 110 - Março-Abril/2003












 

Endoscopia ganha novos equipamentos

Com a chegada de novos equipamentos no setor de endoscopia do HC, o número de atendimento vai aumentar. De 400 exames realizados num mês, a média chegará a 600 no mesmo período

Fabíola Tavares

O Setor de Pesquisas Clínicas do Hospital das Clínicas (HC), no qual são realizados exames endoscópicos, ganhou equipamentos novos. A aquisição de um sistema de vídeo com dois videoendoscópios e um videocolonoscópio permitirá o aumento do número de pacientes atendidos. Esses equipamentos somam-se aos entregues pelo Ministério da Educação (MEC) por meio do Programa de Modernização e Consolidação dos Hospitais Universitários no ano passado.

De acordo com a coordenadora do serviço, Suzana Tyrrasch de Almeida, o quantitativo de atendimento ainda não foi definido, mas poderá passar da média de 400 exames e tratamentos realizados por mês para 600 no mesmo período.

O redimensionamento será determinado entre os dez médicos e seis residentes que atuam no setor em dois turnos, de segunda a sexta-feira, junto com seis técnicas de enfermagem e uma enfermeira.

Diariamente, são realizados no serviço exames de diagnóstico, como os das esofagites, gastrites e cânceres gastrointestinais, e tratamentos como a ligadura e a esclerose das varizes de esôfago. O atendimento destina-se aos pacientes dos ambulatórios e das enfermarias do HC, além de pessoas encaminhadas por outras unidades de saúde.
Junto com os aparelhos de endoscopia, o HC também recebeu do MEC um videolaringoscópio, um broncoscópio adulto e pediátrico, um videolaparoscópio, um tomógrafo e cinco microscópios, que serão destinados ao bloco cirúrgico e ao Serviço de Anatomia Patológica. O valor total dos equipamentos enviados pelo MEC é de R$ 949 mil, sendo R$ 275 mil pelos microscópios.

MAIS EQUIPAMENTOS - O Programa de Modernização do MEC prevê também a entrega de outros equipamentos até o primeiro semestre deste ano. Aparelhos de anestesia, aspiradores cirúrgicos, monitores de sinais vitais, umificadores aquecidos, nebulizadores e reanimadores manuais, além de duas centrais de monitoração de eletrocardiograma, nove monitores cardíacos e 14 de eletrocardiograma estão entre as aquisições do HC.

No segundo semestre, chegarão ao Hospital das Clínicas cinco bisturis eletrocirúrgicos, um refratômetro clínico, dois eletroencefalógrafos e um refratômetro clínico, entre outros.



Clínica do HC oferece serviço de terapia familiar

Parceria da UFPE viabiliza pré-vestibular para servidor