Ano VIII - Nº 110 - Março-Abril/2003











 

Clínica do HC oferece serviço de terapia familiar

Profissionais que fazem especialização em Neuropsiquiatria compõem a equipe que atende pessoas com problemas que repercutem no relacionamento dos membros da família

Maristela (nome fictício) vivenciou períodos de depressão desde a infância que apareciam ou iam embora sem muitas explicações. Durante uma de suas crises, ela foi encaminhada para tratamento. Descobriu-se que sua depressão era agravada pela desconfiança de traição do marido com uma pessoa próxima, que freqüentava a casa deles. Foi quando começou o atendimento na Clínica de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da UFPE, pioneira no estado a oferecer terapia familiar e terapia para casais por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

O tratamento com a equipe do HC durou oito meses e foi feito em conjunto com o marido. Ao final do acompanhamento, a depressão de Maristela havia desaparecido e ela retomou os estudos. O casal reconheceu alguns desacertos e ambos estavam dispostos a dar continuidade ao casamento.

Casais com problemas dessa natureza e que estejam interessados em resolvê-los podem procurar a ambulatório de psiquiatria na sala 238 do HC, às terças e quintas-feiras, a partir das 7h15, para uma avaliação inicial. Os casos selecionados também são atendidos às terças e quintas em sessões que duram uma hora. “Atualmente não temos fila de espera” conta o médico Roberto Faustino, coordenador da Pós-Graduação em Terapia Familiar.

Os casos indicados para o ambulatório são os de famílias em que algum membro apresente quadro de depressão, de uso de drogas, problemas de comportamento, alcoolismo, casais em conflito conjugal (separação) e até casos mais sérios como os de violência doméstica ou de abuso sexual. “Qualquer tipo de problema que repercuta no relacionamento dos membros familiares e que prejudique a convivência em família”, resume Faustino.

A única exigência é que todos os envolvidos participem do tratamento que tem duração média de cinco a seis meses. A equipe que faz os atendimentos é formada por 16 profissionais que estão cursando uma especialização do Departamento de Neuropsiquiatria da UFPE em Terapia Familiar.

Serviço:
Clínica: HC - Sala 238
Fone: 3454.3692
Horário: Terças e quintas, a partir de 7h15