O Departamento

PDF Imprimir E-mail

O Departamento de Ciências Sociais é constituído pelo curso de graduação em Ciências Sociais e os cursos de pós-graduação ou sejam Antropologia, Ciência Política e Sociologia, além dos grupos e núcleos de pesquisa onde o corpo docente e discente juntos trabalham para desenvolver uma visão crítica da sociedade, de modo a fornecer análise e interpretação das especificidades sociais, políticas e culturais da mesma.

O Departamento de Ciências Sociais através de sua Chefia se reúne com seus professores na última sexta-feira de cada mês, com o objetivo de deliberar e decidir sobre as atividades desenvolvidas durante cada ano letivo. Para auxiliar na organização das disciplinas distribuídas para os cursos do Departamento e de outros departamentos aos quais tem relação de oferta, foram criadas três Câmaras ou sejam, de Antropologia, C.Política e Sociologia, onde se agregam as especialidades de cada professor do Departamento.

No total, são 45 (quarenta e cinco) professores que compõem o Departamento de Ciências Sociais, onde 25 são doutores, 6 são mestres, 6 são especialistas e 8 estão em treinamento de doutorado. Destes, 4 (quatro) estão afastados da vida acadêmica, tendo suas atividades em outros órgãos do governo. O regime de trabalho dos professores do Departamento em sua grande maioria é de dedicação exclusiva, tendo apenas um com o regime de quarenta horas. São nove funcionários técnico-administrativos que se encontram distribuídos junto à secretaria do Departamento, na graduação e nas pós-graduações.

Atualmente, o Departamento conta em seu quadro com 10 professores visitantes, todos com dedicação exclusiva e lecionando na graduação e nas pós-graduações, sendo 3 na área de Antropologia, 3 na área de Ciência Política e 4 na área de Sociologia, conforme suas especialidades.

Por outro lado, devido ao número crescente de aposentadoria que vem ocorrendo no serviço público e o Departamento por sua vez não ficou incólume a esse fato e, a falta de abertura de concurso para novas demandas, existem em seu quadro 4 professores-substitutos que auxiliam no desenvolvimento da oferta de disciplinas para outros cursos da Universidade.

Em relação aos grupos e núcleos de pesquisa, se encontram no âmbito do Departamento, 23 (vinte e três) congregando um número cada vez maior de interessados em desenvolver suas pesquisas sejam, estudantes da graduação de vários cursos da Universidade, sejam estudantes das pós-graduações, além de simplesmente terem um espaço onde se pode refletir e discutir sobre a realidade sócio-política e cultural.