Nota de Desagravo

O Departamento de Sociologia, por meio de decisão unânime do seu Pleno, e a Coordenação dos Cursos de Ciências Sociais, da UFPE, vêm a público externar seu descontentamento e sua indignação quanto a fato recente publicado na rede social do Diretório Acadêmico dos Cursos de Ciêncais Sociais (DACS), no Facebook, em que se estabelece ato deliberado, sob a alcunha de “denúncia”, e sem quaisquer justificativas, dedesonra pública e pessoal de uma professora pertencente aos quadros deste departamento.

Repudiamos veementemente toda e qualquer forma de ação que tenha como objetivo claro a destruição da imagem do outro. Ao utilizar a difamação, tais ações são tentativas de "assassinato de reputação", reproduzindo discursos de ódio tão corriqueiros na atualidade. Posturas desta natureza utilizam-se de termos ofensivos e degradantes que não permitem o diálogo, o contraditório e a convivência democrática.

Vale enfatizar que os alunos têm à disposição instâncias universitárias que lhes permitem recorrer de decisões acadêmicas, incluindo aquelas tomadas por professores. É necessária, antes de tudo, a procura por canais institucionais, pelos quais se podem mediar e resolver os conflitos de forma adequada, seja no âmbito acadêmico-administrativo (coordenação e colegiado dos cursos, pleno dos departamentos, etc), seja pela representação estudantil.

Neste sentido, o Departamento de Sociologia e a Coordenação dos Cursos de Ciências Sociais vêm prestar solidariedade à professora, manifestando apoio irrestrito e, principalmente, reconhecendo sua idoneidade acadêmica e afirmando sua integridade profissional. É notório o reconhecimento da qualidade do trabalho da professora e de sua honestidade intelectual, assim como de seu engajamento na vida acadêmica.

Recife, 04 de abril de 2016.
Departamento de Sociologia
Coordenação dos Cursos de Ciências Sociais