Projeto Estudos e Reflexões para Prática Docente divulga atividades do mês de junho

O projeto Estudos e Reflexões para Prática Docente divulga o cronograma das atividades de extensão do mês de junho. As inscrições são gratuitas e estão disponíveis até o preenchimento das vagas oferecidas. O projeto é coordenado pelo Núcleo de Pesquisa, Extensão e Cultura do Colégio de Aplicação (CAp)  do Centro de Educação (CE) da UFPE. O núcleo é coordenado pelos professores do CAp Adriana Rosa, Helena Sandra Gouveia e Moacir Espar.

As inscrições são realizadas pelo e-mail , com o fornecimento dos seguintes dados: nome completo; CPF; instituição de origem; informar se é professor ou licenciando (área de conhecimento) ou outra atuação.

Programação |

08/06, das 14h às 17h

Roda de diálogo: Desenvolvimento Integral na Adolescência – professora Lavínia Ximenes
Público-alvo: professores e educadores da educação básica
Local: CAp/UFPE – Campus Recife
Contexto de trabalho: Adolescência como momento evolutivo, histórico e cultural. Adolescência na contemporaneidade: identidades e subjetividades. Gênero, sexualidade, trabalho e profissão.

12/06, das 14h às 16h

Palestra: Jogos de Tabuleiro no Ensino das Ciências – professor Ricardo Amaral
Público-alvo: professores e licenciandos das áreas: Ciências Exatas e da Natureza
Local: CAp/UFPE – Campus Recife
Contexto de trabalho: O curso tem por objetivo apresentar o uso de jogos de tabuleiro como recurso motivador para o aprendizado de conceitos científicos.

22/06, das 14h às 15h30

Palestra: Inglês para a Cidadania – Um Olhar Inclusivo no Ensino de Línguas Estrangeiras para Alunos Portadores de Deficiência Visual – professora Carla Falcão
Público-alvo: professores e licenciandos de línguas e demais interessados pela temática
Local: CAp/UFPE – Campus Recife
Contexto de trabalho: O objetivo deste trabalho é compartilhar “insights” ganhos com o ensino de língua inglesa em uma sala de aula inclusiva composta por alunos videntes e alunos portadores de deficiência visual durante o curso de extensão intitulado “Inglês para a Cidadania”, promovido pela Proexc. As aulas foram ministradas, no núcleo de línguas da Escola Municipal Cristiano Donato, pelas professoras pesquisadoras Carla Falcão (CAp/UFPE) e Vera Moura (Letras/UFPE), durante o período de três semestres.

26/06, das 14h às 17h

Minicurso: Mosquitos, Vírus e Saúde Pública: Qual o Papel da Escola Nesse Contexto? – professor Danilo Carvalho
Público-alvo: professores das áreas de ensino de Ciências/Biologia (biólogos/pedagogos), licenciandos (Ciências Biológicas e Pedagogia) ou demais interessados pela temática
Local: CAp/UFPE – Campus Recife
Contexto de trabalho: Saúde pública na escola, noções básicas de bioecologia de mosquitos vetores, arbovírus/arboviroses e controle vetorial.

Mais informações: