XIII Fórum Brafitec começa na quarta-feira (7) no Recife

fotbrafitec26.04.17

A 13ª edição do Fórum Brafitec tem início na próxima quarta-feira (7) e segue até sexta-feira (9) no Hotel Golden Tulip, no Recife. No evento, que ocorre anualmente e alternadamente entre França e Brasil, as instituições participantes do programa Brafitec se reúnem a fim de fazer um balanço anual do programa, consolidar as relações entre os parceiros franceses e brasileiros e reforçar a colaboração entre os dois países. A programação completa está disponível no site do evento.

A abertura será na quarta (7), das 19h às 21h, com a presença do reitor Anísio Brasileiro; da professora Concepta Margaret McManus Pimentel, representante da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); da Embaixada da França; do chefe do Departamento Norte da África, Oriente Médio, Américas e países em crise da Delegação para as Relações Europeias e Internacionais e para a Cooperação (Dreic), Olivier Giron; do representante da CDEFI e coordenador francês do Programa Brafitec, professor Jacques Gelas; e de representante da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco. Em seguida, haverá um coquetel de boas vindas.

Na quinta-feira (8), a programação inclui uma palestra de abertura, das 10h30 às 11h30, sobre Inovação e Tecnologia, com o professor H. D. Mabuse, do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (Cesar). Haverá três oficinas: “Balanço de atividades do Programa Brafitec”, das 11h30 às 12h30; “Design, Inovação e Internacionalização”, das 14h às 16h; e “Extensão, Inovação e Empreendedorismo nas Universidades”, das 16h30 às 18h. Um jantar de confraternização encerra as atividades do dia.

Na sexta-feira (9) pela manhã, o fórum conta com mais duas oficinas: “Os múltiplos caminhos da formação: Formação Linguística, Pesquisa, Duplo Diploma, Pós-Graduação”, das 8h30 às 10h15, e “Brafitec – A experiência dos estudantes”, das 10h30 às 12h. À tarde, acontecem as sessões paralelas de reunião dos coordenadores brasileiros com a Capes e dos coordenadores franceses com a Cdefi, das 13h30 às 16h. Por fim, uma sessão plenária reúne relatos das reuniões de coordenadores do Brasil e da França, das 16h30 às 17h30.

PROGRAMA – O Programa Brafitec (BRAsil France Ingénieurs TEChnologie) é uma modelo de cooperação com a América Latina em matéria de ensino superior nascido oficialmente em 2002 e implementado em 2003, e que permite às escolas de Engenharia francesas e às universidades brasileiras estabelecerem acordos de colaboração de pesquisa, intercâmbio de estudantes e professores nos campos da engenharia.

O Brafitec está sob a responsabilidade de um comitê de pilotagem misto, composto do lado francês dos Ministérios de Relações Exteriores (Maedi) e do Ministério do Ensino Superior e Pesquisa (MENSR), com o apoio da Conferência dos Diretores de Escolas Francesas de Engenharia (Cdefi) e, do lado brasileiro, do Ministério da Educação (MEC) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Agora reconhecido como um programa pioneiro de cooperação técnica e científica entre os dois países, o Brafitec impulsionou a criação de programas de intercâmbio semelhantes com outros países da América Latina.