Graduação Elétrica

PDF Imprimir E-mail

Ao longo de sua existência o DEE sempre se dedicou ao ensino do curso de graduação em Engenharia Elétrica com qualidade e à geração e transmissão de conhecimentos científicos aos seus alunos e às entidades com quem interagiu. O DEE, através de seu corpo docente, atende aos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia de Controle e Automação, para os quais disponibiliza 21 docentes, além de ministrar aulas nos cursos de Engenharia Eletrônica, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Engenharia de Minas, Engenharia Biomédica e Engenharia da Computação, nas disciplinas que exigem a regência de um professor da área de Engenharia Elétrica.

Engenharia Elétrica tem duas áreas principais de atuação:

Sistemas de Potência: Geração, Transmissão e Distribuição.
Os estudos e pesquisas desta área consideram aspectos elétricos e energéticos, realizadas no planejamento da expansão e na operação de sistemas de Geração, Transmissão e Distribuição de energia elétrica a partir de fontes convencionais (hidráulicas e térmicas) e não-convencionais de energia. Neste caso, se destacam os estudos elétricos e energéticos de fontes alternativas de energia como solar e eólica.

Sistemas Elétricos Industriais: Máquinas, Acionamentos Elétricos e Controle.
Nesta área os estudos e pesquisa estão direcionados para as modernas técnicas de controle do acionamento das máquinas elétricas, a otimização e controle dos processos industriais onde é de fundamental importância os CLP´s (Controladores Lógicos programáveis). Esta área de atuação tem como principal motivador o combate ao desperdício de energia elétrica. Destaca-se que a UFPE/PROPLAN desde 1997 desenvolve o seu programa de combate ao desperdício de energia elétrica contando com a participação efetiva do DEE.

Link do arquivo do resumo das áreas  e sub-áreas do curso de Engenharia Elétrica.