Curso de Graduação em Oceanografia

Histórico

Sem ter seu próprio curso de graduação, o Departamento de Oceanografia (DOCEAN) apoiou e ofereceu disciplinas para diversos cursos de graduação da UFPE durante muitos anos. Criar e manter seu próprio curso de graduação era uma vontade antiga do departamento. Porém, apenas com o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), lançado em 2007 pelo Ministério da Educação (MEC), é que foram reunidos todos os elementos necessários para garantir um curso com a mínima qualidade desejada. Assim, o curso de graduação em Oceanografia da UFPE foi o 12º curso do gênero a ser criado no Brasil, iniciando suas aulas em março de 2009.

Profissão de Oceanógrafo

O curso de graduação em Oceanografia forma profissionais com capacidade para integrar informações físicas, químicas, geológicas e biológicas sobre o oceano e ambientes costeiros de transição (ex.: estuários, lagunas). A formação multi e interdisciplinar do oceanógrafo é seu grande diferencial no mercado de trabalho. Sua visão abrangente dos ambientes costeiros e marinhos permite que ele tenha uma visão crítica para identificar e resolver problemas que atendam as demandas da sociedade. Assim, sua capacidade de compreender a complexidade dos processos naturais permite que o oceanógrafo desempenhe papel decisivo na proteção e uso sustentável dos ambientes costeiros e marinhos. O mercado de trabalho do oceanógrafo é amplo, abrangendo a área acadêmica (ex.: universidades, institutos de pesquisa), o setor público (ex.: MMA, MCT, IBAMA, CPRH, Compesa, prefeituras, Petrobrás), o setor privado (ex.: empresas de pesca, cultivo de peixes e frutos do mar, consultoria ambiental) e organizações não-governamentais (ex.: Tamar, Peixe-Boi, Golfinho Rotador, Baleia Jubarte, educação ambiental). Para saber mais sobre a profissão de oceanógrafo, visite o site da Associação Brasileira de Oceanografia (AOCEANO).

Ingresso

Atuando de maneira proativa para buscar os melhores estudantes (onde quer que eles estejam), o curso de graduação em Oceanografia inovou e foi o primeiro curso da UFPE a aderir ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU) do MEC. Assim, a única forma de ingresso no curso é através da nota no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e inscrição do candidato no processo seletivo do SiSU. O curso oferece 25 vagas por ano, com ingresso no início do primeiro semestre. As aulas são ministradas na Cidade Universitária da UFPE no Recife.

Estrutura Curricular

O curso de graduação em Oceanografia da UFPE tem duração de cinco anos em período integral (manhã e tarde). A carga horária total do curso é de 3885 horas-aula. Os dois primeiros anos são dedicados a disciplinas básicas nas áreas de matemática, física, química, geologia e biologia. Os dois anos seguintes são dedicados a disciplinas profissionalizantes (obrigatórias e eletivas) em oceanografia física, oceanografia química, oceanografia geológica e oceanografia biológica. O último ano é dedicado à realização da monografia de conclusão de curso e outros componentes práticos à formação profissional do aluno (estágio acadêmico, estágio profissionalizante e embarque). Clique aqui para ver a grade curricular obrigatória do curso. Clique aqui para ver a lista de disciplinas eletivas do curso. Clique aqui para ver informações sobre os componentes curriculares práticos obrigatórios do curso. Clique aqui para ver informações sobre as atividades complementares práticas eletivas do curso.

Coordenador: Prof. Dr. Antonio Vicente Ferreira Junior
Vice-coordenador: Prof. Dr. Pedro de Souza Pereira
Secretário: André Conceição Cordeiro
Telefone: (81) 2126-8225