A Editora Universitária, cujo nome inicial era Imprensa Universitária, foi criada em 1955 e instalada definitivamente no ano seguinte como parte da estrutura da Reitoria da então Universidade do Recife, antiga denominação da UFPE.

Em 1968, de acordo com o Decreto nº 62.493, a editora passou a ser considerada um órgão suplementar da UFPE, integrando a lista das instituições de apoio às unidades universitárias e órgãos administrativos para as múltiplas tarefas de natureza técnica e cultural do seu ramo de atividades.

Ao longo dos anos, a editora foi modernizada e reorganizada a partir da melhoria de sua infraestrutura e da qualificação de sua mão-de-obra. Em 2007, completou 50 anos de existência, consolidando-se como a mais antiga editora universitária do Brasil.

Hoje, a Editora Universitária ocupa lugar de destaque no mercado editorial com a distribuição de publicações para livrarias e editoras universitárias e comerciais através do Programa Interuniversitário de Distribuição de Livros (PIDL).