Notícias

PDF Imprimir E-mail
bibi2 01/10/2012. Bruna Bezerra é aprovada em concurso público para a Universidade de Pernambuco. Até o final deste ano Bruna deverá estar assumindo o novo cargo e voltará a colaborar como pesquisadora junto ao LabEt. tacy 15/12/2011. Tacyana Ribeiro é aprovada em concurso público para a Universidade Estadual da Paraíba. Tacyana esteve ligada ao LabEt como aluna de doutorado (co-orientação) e passará a colaborar como pesquisadora.
cory miller 05/09/2011. Cory Miller e Kelly Gordon (aluna) chegam ao Brasil para darem continuidade aos trabalhos com Nicola Schiel e Antonio Souto na área da bioacústica. Trata-se de cooperação para pesquisas entre a Universidade da Califórnia (San Diego) e a UFPE. Uma nova visita de pesquisas está marcada para dezembro de 2012.

bruna

08/08/2011. Bruna Bezerra é contemplada com uma Bolsa de DCR e chega ao Brasill para ficar associada ao Laboratório de Etologia. Aqui, ela continuará as suas pesquisas em ecologia comportamental.

folha_prego

09/03/2011. Artigo publicado pela Biology Letters tem ampla cobetura. O estudo mostrou o complexo uso de gravetos pelos macacos galegos para "pescar" cupins de uma forma eficiente. O trabalho foi divulgado pela Science, Discovery News, LiveScience, Folha de São PauloÉpoca etc. Em junho de 2011 a BBC Science também fará uma matéria sobre o assunto.

cory_niki_wren_toni_a

21/02/2011. Cory Miller e Alaina Wren Thomas voltam ao Brasil para darem continuidade aos trabalhos com Nicola Schiel e Antonio Souto na área da bioacústica (em fragmentos de Mata Atlântica em Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte). O período de trabalhos se extenderá por duas semanas. Uma nova rodada de pesquisas está marcada para agosto de 2011.

logo_facepe_menor

23/12/2010. A Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE) passa a financiar projeto. O Projeto é coordenado por Ulysses Albuquerque e posui vários pesquisadores da UFRPE e UFPE, incluindo Nicola Schiel e Antonio Souto (área de mamíferos). O objetivo é estudar a fauna e a flora do semi-árido nordestino.

sade_dirio

05/12/2010. Estudo de alunos de Biomedicina (Metodologia Científica) tem o seu trabalho divulgado pelo jornal Diário de Pernambuco. O estudo investigou a contaminação de 13 praias pernambucanas por parasitas. Porto de Galinhas foi a melhor e Gaibu a pior. O estudo foi supervisionado por Antonio Souto e João Inácio Irmão. A matéria completa pode ser lida aqui.

01/10/2010. A Mohamed bin Zayed Species Conservation Fund (Emirados Árabes) aprova projeto com os Cebus flavius. A organização filantrópica é especializada em auxiliar nos estudos de espécies criticamente ameaçadas de extinção. Bruna Bezerra coordena o projeto que tem ainda a participação de Antonio Souto, Gareth Jones, Nicola Schiel, dentre outros.

22/07/2010. A Rufford Foundation (Inglaterra) passa a financiar projeto. O Projeto é coordenado por Bruna Bezerra e envolve a conservação e o comportamento dos macacos galegos (Cebus flavius). Além de Bruna Bezerra, participam: Antonio Souto, Gareth Jones, Nicola Schiel, dentre outros.

16/05/2010. A Margot Marsh Biodiversity Foundation (EUA) aprova projeto para a conservação e o estudo do comportamento do macaco galego (Cebus flavius). O projeto é coordenado por Bruna Bezerra e tem como colaboradores Gareth Jones, Antonio Souto, dentre outros.

13/03/2010. Cory Miller inicia os trabalhos de cooperação com a UFPE. Cory Miller, juntamente com a técnica Alaina Wren Thomas, chegaram ao Brazil para uma estadia de uma semana. Com a visita, foram idealizados novos projetos para a área de bioacústica.

28/01/2010. Assinado termo de cooperação entre a Universidade da Califórnia e a UFPE. A cooperação envolverá novos projetos de pesquisa na área de bioacústica, em particular com o sagüi do nordeste (Callithrix jacchus) em liberdade. A cooperação é coordenada nos EUA por Cory Miller e, no Brasil, por Antonio Souto.

28/01/2010. Fundação O Boticário aprova projeto para a conservação dos peixes-boi. O projeto é coordenado por Paulo Carvalho (Lab. de Ecotoxicologia, UFPE). Conta com a participação de Daiane Anzolin, Inês Serrano, Antonio Souto, além de outros cinco pesquisadores.

16/11/2009. CNPq aprova projeto. O CNPq, através do Edital Universal, irá auxiliar nos estudos com a bioacústica e o comportamento do macaco galego. O projeto é coordenado por Antonio Souto e conta com a participação de Nicola Schiel, Bruna Bezerra, Camila Bione e Monique Bastos.

22/08/2009. Tina Gunhold chega ao Brasil. Tina é aluna de doutorado da Universidade de Viena e chega através da cooperação entra aquela Universidade e a UFPE. Na Áustria ela é orientada por Dr. Thomas Bugnyar e, no Brasil, estará sob a supervisão de Antonio Souto. O estudo de Tina é sobre a cognição em sagui-comum.

25/05/2009. Tem início o processo para a colaboração entre a UFPE e a Universidade da Califórnia. A colaboração foi planejada por Cory Miller (Depto. de Psicologia) e por Antonio Souto. Ela abrangerá a bioacústica de primatas em liberdade. O protocolo de inteções deve ser assinado no início de 2010.

20/02/2009. Carlos Ramon Ruiz-Miranda promove palestra sobre comportamento e conservação. A iniciativa partiu dos laboratórios de Ecofisiologia e Comportamento Animal (UFRPE), Etologia Teórica e Aplicada (UFRPE), assim como do LabEt. Ruiz-Miranda é conhecido pelos seus trabalhos de conservação e de bioacústica em primatas.

18/02/2009. Pesquisa é publicada em reconhecida revista. Estudo que desafia conhecimentos prévios na área de cognição animal, além de possuir implicações para se entender a evolução cognitiva humana, é publicado na revista PLoS ONE. O trabalho teve como autores Mario Pesendorfer, Tina Gunhold, Nicola Schiel, Antonio Souto, Ludwig Huber e Friederike Range.

30/01/2009. Valérie Crouhen chega ao Brasil. Valérie faz parte da cooperação entre a UFPE e a Universidade de Sherbrooke, do Canadá. A cooperação é coordenada por Jarcilene Cortez (Brasil) e por Caroline Cloutier (Canadá). O trabalho de mestrado de Valérie junto ao LabEt será sobre o comportamento dos golfinhos em Pipa.

19/12/2008. Antonio Souto conclui disciplinas na Universidade de Viena. Durante 3 semanas os alunos, principalmente da pós-graduação, assistiram as aulas intensivas dos seguintes cursos: "Conceptual and methodological problems of cognitive ethology" e " Approaches on the behaviour of Neotropical primates".

08/12/2008. Bruna Bezerra realiza pesquisas na Universidade de Viena. Durante o mês de dezembro Bruna coletou dados sobre a bioacústica de sagüis comuns no Laboratório de Cognição, coordenado pelo Prof. Dr. Ludwig Huber. Bruna é orientada por Gareth Jones (Uni. Bristol) e co-orientada por Antonio Souto.

17/11/2008. Tacyana Ribeiro visita a Universidade de Viena. O objetivo foi conhecer e o Ladich Lab, laboratório especializado na comunicação de peixes, coordenado pelo Prof. Dr. Friederich Ladich. Tacyana é orientada por Ierecê Rosa (UFPB) e co-orientada por Antonio Souto.

05/11/2008. Antonio Souto concede entrevista à emissora japonesa NHK, a qual produziu documentário sobre a capacidade cognitiva do macaco-prego ("Tool use in capuchin monkeys"). Boa parte da locação foi feita no Piauí e cobriu o projeto coordenado por Dorothy Fragaszi naquela região.

15/10/2008. A revista de divulgação científica Research, da University of Bristol, publica matéria sobre o trabalho de Bruna Bezerra. A matéria chamada de "The cry of the jungle" aborda os meses em que Bruna passou em Jaú, uma das mais remotas áreas do Amazonas. Uma versão em pdf pode ser obtida clicando-se no símbolo acima.

06/09/2008. Expedição para Jaú (Amazonas) é publicada na revista National History Magazine (da National Geographic Society, China). A autora da reportagem, Ying Liu, relata como foi o período de 01/06 a 17/06 nos Igapós do rio Jaú. Ela ressalta tanto o lado da pesquisa, realizada por Bruna Bezerra, quanto o cotidiano das poucas pessoas que moram na região. Na expedição estavam Bruna Bezerra e Antonio Souto. Uma versão em pdf pode ser obtida clicando-se no símbolo acima.

28/08/2008. The International Whaling Commission cita em detalhes trabalho realizado no LabEt. O nosso estudo avaliou o impacto dos barcos de turismo em Pipa (RN), mostrando que tal atividade é prejudicial ao bem-estar dos animais. A pesquisa teve a participação de Luiza Carrera, Emerson Favaro e Antonio Souto e foi publicado na revista Animal Welfare.

20/07/2008. Um dos braços do Projeto Edici (Evolution, Development and Intentional Control of Imitation), financiado pela EU, ganha página na internet. O subprojeto que se chama "The maintenace of traditions in free-living marmosets: individual habit or social conformity?" tem a participação de Friederike Range, Tina Gunhold, Mario Pesendorfer, Nicola Schiel, Antonio Souto e Ludwig Huber (Coordenador). O trabalho pode ser acessado aqui.

02/07/2008. Após beber algumas cervejas as pessoas vão achar as outras mais bonitas? A revista Perception publica artigo que procura explicar o motivo de pessoas sob a influência do álcool acharem as outras mais atraentes. Uma razão biológica importante estaria na menor capacidade dos sujeitos alcoolizados notarem formas assimétricas. A presença de simetria está associada a percepção de beleza em seres humanos. O trabalho teve a autoria de Antonio Souto, Bruna Bezerra e Lewis Halsey.

01/06/2008. Expedição para Jaú (Amazonas) conta com a presença de Ying Liu (foto), jornalista da National Geographic. A expedição, em que participaram Bruna Bezerra e Antonio Souto, ocorreu entre os dias 01/06 e 17/06 e teve como objetivos principais coletar dados sobre o comportamento e a vocalização do primata uacari. O trabalho faz parte da tese de doutorado de Bruna na Universidade de Bristol.

13/02/2008. Reportagem com Bruna Bezerra e Antonio Souto sobre a vocalização e o comportamento social dos sagüis vai ao ar pela Globo News. Durante o mês de fevereiro o documentário foi mostrado pelo programa "Via Brasil" em diferentes dias e horários. A matéria foi originalmente produzida por Beatriz Castro para o programa "Nordeste, Viver e Preservar" e modificada para o formato do "Via Brasil", o qual é apresentado por Tatiana Nascimento.

18/12/2007. Antonio Souto é convidado para ensinar e pesquisar na Universidade de Viena. O convite foi feito pelo Prof. Ludwig Huber e pelo Decano da Faculdade de Biologia daquela Instituição. As aulas sobre comportamento animal estão previstas para o semestre de inverno de 2008. Durante esse período haverá, ainda, a discussão das pesquisas em andamento, assim como a elaboração de novos projetos.

14/02/2007. Termina o I Simpósio Nordestino de Mamíferos Aquáticos na UFPE. O Simpósio teve cerca de 150 participantes, número acima das expectativas iniciais. Durante uma semana estes apresentaram trabalhos, discutiram novas idéia, atenderam e ministraram mini- cursos, dentre outras atividades acadêmicas. A boa semente foi lançada e já foi marcado o próximo Simpósio. Este ocorrerá no ano de 2008, na UFBA.

16/11/2007. Trabalho apresentado no XXV Encontro Anual de Etologia, na UNESP, é selecionado entre os melhores. O estudo "Método alternativo para o registro comportamental do ecotipo marinho de Sotalia fluviatilis (boto-cinza) em águas turvas" ficou entre os 16 melhores trabalhos do encontro. A pesquisa concorreu com 216 outros trabalhos. Os autores foram: Natalia Albuquerque, Bruna Pontual e Antonio Souto.

03/11/2007. ADA (Ativistas pela Defesa dos Animais) promove, em Recife, primeira manifestação para proteger os animais. Criada por Natalia Albuquerque e Bruna Pontual, em 2007, os Ativistas passam a ser mais uma voz pelos direitos dos animais. A primeira manifestação ocorreu no Parque da Jaqueira, Recife. O protesto foi sincronizado com outros que ocorreram em mais três capitais brasileiras e em outras capitais de 20 países. A mídia esteve presente ao importante evento.

10/10/2007. Parque de Dois Irmãos concede ao chimpanzé Chico um novo lar. Após importante atuação de Igor Morais e Roberto Siqueira, a nova direção do zoológico fechou um dos piores recintos daquela Instituição. Agora Chico pode se locomover mais agradavelmente pela sua nova casa. Chico chegou ao zoológico com cerca de três anos de idade. Durante 45 anos viveu em uma jaula de concreto e barras de ferro. Escura, úmida e sem estimulaço Chico passava a maior parte do tempo parado, em um canto do infame recinto.

30/09/2007. Tese de doutorado de Janaíina Araújo é tema de matéria no Jornal do Comércio, Pernambuco. A tese (a ser defendida em fevereiro de 2008) aborda os locais onde o boto- cinza ocorre em Pernambuco, além do seu comportamento de acordo com essas áreas. A matéria foi publicada no caderno de ciência e meio ambiente (30/09/2007).

14/09/2007. Bruna Bezerra (foto) e Adrian Barnett concederam entrevista à Rádio BBC, em Londres. O assunto principal foi a permanência de ambos nos igapós de Jaú e sobre a vocalização dos primatas uacaris. O programa de entrevistas foi ao ar às 12:30h desta quinta-feira (27/09) e pôde ser ouvido pela internet.

14/09/2007. Entre os dias 10 e 14 de dezembro do corrente ano ocorrerá o Simpósio Nordestino de Mamíferos Aquáticos. O encontro ocorrerá na UFPE e contará com a participação de diversos especialistas na área e todos aqueles interessados em conhecer melhor esses animais. A coordenação é de Antonio Souto e de Janaína Araújo.

10/08/2007. Publicada a segunda edição do livro "Anatomia de um Artigo" (na foto, a capa do livro). O livro procura facilitar a vida daqueles que desejam escrever um arigo científico. O preço é de 12 reais e pode ser encontrado na Livraria Cultura, Imperatriz ou na Editora da UFPE. O lançamento oficial está marcado para o dia 8 de outubro, às 20:30h na Bienal do Livro de Pernambuco, no Centro de Convenções em Olinda.

27/07/2007. Trabalho apresentado no XII Congresso Brasileiro de Primatologia é premiado. O estudo "Efeito da predação no comportamento so sagüi comum, Callithrix jacchus, em fragmento de Mata Atlântica" recebeu o primeiro lugar na área de ecologia e comportamento. Os autores foram: Erica Esperança, Bruna Bezerra, Antonio Souto, Cláudia Chichero e Nicola Schiel. Na foto, Bruna (esquerda) e Nicola recebendo o prémio.

20/07/2007. Assinado convênio entre a UFPE e a Universität Wien. O convênio entre as duas universidades visa o intercâmbio de alunos e a elaboração conjuta de projetos de pesquisa. Os Departamentos envolvidos são os de Zoologia (UFPE) e o de Neurobiologia e Pesquisa Cognitiva (Universidade de Viena). O coordenador em Viena é Ludwig Huber e, em Recife, Antonio Souto. Na foto, Tina e Mario, alunos da universidade austríaca no Brasil.

25/01/2007. Raro evento de infanticídio e canibalismo foi filmado em um dos grupos de sagüis em Aldeia (Camaragibe, Pernambuco). A imagem ao lado mostra a fêmea que matou o filhote. O nosso filme, em um formato resumido, se encontra disponível para download no site da Wiley-Liss, Inc. (editora que publica o American Journal of Primatology).

17/01/2007. Concluído projeto financiado pela construtora Norberto Odebrecht. A pesquisa fez um levantamento de artrópodes de importância médica na praia do Paiva, além de indicar estratégias de controle e monitoramento desses animais. Os coordenadores foram Cleide Ribeiro e Antonio Souto. Na foto, parte da equipe se prepara para colocar armadilhas.

24/12/2006. A Rede Globo reapresenta a reportagem sobre a vocalização dos sagüis (na foto, Bruna e Antonio, durante as filmagens). No dia de Natal quatro dos melhores programas da série "Nordeste, Viver e Preservar", durante o ano de 2006, foram reapresentados. A matéria contou com a boa vontade dos sagüis que apresentaram um rico repertório de comportamentos e vocalizações para as câmeras. A reportagem, em Aldeia, foi feita por Beatriz Castro.

15/12/2006. Foto de Antonio Souto é capa da conceituada revista American Journal of Primatology. A foto foi tirada com uma Canon EOS 300D em Aldeia (Camaragibe), Pernambuco. Ela ilustra o forrageio de adultos e jovens sagüis comuns em seu ambiente natural. O volume da revista foi o 68 (número 12) de dezembro de 2006.