Teste da Linguinha

PDF Imprimir E-mail

SERVIÇO DE ATENDIMENTO INTERDISCIPLINAR NO TESTE DA LINGUINHA

O Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Pernambuco,  a partir da ação conjunta de professores e alunos dos cursos de Fonoaudiologia e Odontologia implantou, de forma pioneira na cidade do Recife, o serviço do “Teste da Linguinha”. Este, realizado na Clínica de Fonoaudiologia Professor Fábio Lessa da UFPE, visa ao  diagnóstico precoce de alterações no frênulo lingual, com avaliação  da necessidade de controle ou de intervenção cirúrgica, em situações de risco ou impedimento severo para o desempenho das funções orais ou o seu desenvolvimento.

Direcionado particularmente a crianças com até 2 anos de idade, o Teste da Linguinha é gratuito, rápido e não deve ocasionar desconforto. Está em consonância com a Lei 13002/14 | Lei nº 13.002, de 20 de junho de 2014 que obriga a realização do Protocolo de Avaliação do Frênulo da Língua em Bebês. . Consiste na inspeção visual e palpação do frênulo da língua do bebê/criança, e a determinação de escores, funcionais, com o propósito de identificar precocemente a condição de "língua presa" e, de acordo com a situação apresentada, estabelecer estratégias para minimizar futuros problemas na amamentação, deglutição, dentição, mastigação e fala. O serviço garante a realização das cirurgias, quando necessárias, no Departamento de Odontologia da UFPE, mediante a triagem no Núcleo de Atendimento e Pronto Atendimento (NAPA) e encaminhamento para profissionais capacitados. Para tal se faz necessário o CPF da criança.

Professores Responsáveis:

Daniele Andrade da Cunha (Departamento de Fonoaudiologia)

Hilton Justino da Silva (Departamento de Fonoaudiologia)

Ana Cláudia Araújo da Silva (Departamento de Prótese e Cirurgia Bucomaxilofacial)

Leonardo Cavalcanti Bezerra Santos (Departamento de Clínica e Odontologia Preventiva)
Luciana de Barros Correia Fontes (Departamento de Clínica e Odontologia Preventiva)
Niedje Siqueira de Lima (Departamento de Clínica e Odontologia Preventiva)

Horário de atendimento: terças-feiras / 13:30 h às 17:00 h (* HORA MARCADA)

Telefone: 2126. 7518