Geraldo Muniz

geraldo

O Professor Geraldo Muniz nasceu em Maceió, Alagoas em 1924, formou-se em 1947 pela Escola de Engenharia da Universidade Federal de Pernambuco. Auto-didata e fascinado pelo estudo dos fósseis, foi o fundador em 1954 da cadeira de Paleontologia na Faculdade de Filosofia da UFPE. Em 1976, conquistou o título de Docente Livre em Paleontologia, tendo defendido a Tese “ Macrofósseis Devonianos da Formação Inajá no Estado de Pernambuco” quando fazendo uso de material por ele coletado, descreveu, discutiu e ilustrou as mais antigas evidências macroscópicas de vida até agora encontrada neste  estado e que indicam um mar de 370 Ma. no interior do NE. Suas investigações paleontológicas abordam, quase sempre, moluscos fósseis, paleoicnologia e invertebrados. Permaneceu professor titular de paleontologia da UFPE, durante 36 anos, até 1990.
Realizou cerca de duas centenas de excursões no Nordeste, objetivando aulas de campo ou pesquisas, quando coletou, ou orientou a coleta de fósseis que constituem parte do acervo do DGEO

mouseover