Ivan de Medeiros Tinoco

O Professor Ivan de Madeiros Tinoco nasceu em 25 de abril de 1927, em João Pessoa, Paraíba. Mudou-se para o Rio de Janeiro em 1948, onde cursou o bacharelado e a Licenciatura em História Natural, entre os anos de 1950 e 1953 na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras da UFRJ. Em 1971 concluiu seu doutorado em Ciências pelo Instituto de Geociências e Astronomia da Universidade de São Paulo. Em 1954, realizou estágio em Paleontologia Geral na Seção de Paleontologia do Departamento Nacional da Produção Mineral, sob a orientação do Dr. Paulo Oliveira, passando a estagiário de Especialização em Micropaleontologia, no mesmo órgão, até o ano de 1959, onde trabalhou com F.W. Sommer e W. Kegel. Em 1959 foi contratado como Professor Catedrático pela Campanha de Formação de Geólogos (CAGE), trabalhou junto ao Prof. Karl Beulen, de quem era grande amigo. Em 1962 passou a Professor Assistente Efetivo do Quadro Permanente da Universidade Federal de Pernambuco e assumiu em 1972, o cargo de Professor Titular dessa mesma instituição, até a sua aposentadoria. Foi Diretor da antiga Escola de Geologia e do Departamento de Geologia e foi Membro Associado da Academia Brasileira de Ciências. Ao longo de sua carreira acadêmica, chegou a descrever mais de 19 espécies novas de foraminíferos, das quais 14 foram aceitas e incluídas no registro internacional do Catalogue of Foraminifera. O acervo que acumulou é uma das mais importantes coleções de microfósseis do Brasil em universidades.

mouseover