Herbário URM

Logo URM FUNDO BRANCO

O Herbário Pe. Camille Torrend (URM) foi criado em 1954, como parte do Instituto de Micologia (atual Departamento de Micologia), sob a chefia do ilustre micologista Prof. Augusto Chaves Batista. No primeiro ano de funcionamento o Herbário teve 1.141 exsicatas registradas e a partir de então, por meio de coletas e doações, o número de exemplares foi crescendo gradativamente, atingindo hoje mais de 88.000.

No início o herbário funcionava no prédio do então Instituto de Micologia, na Avenida Rosa e Silva, bairro das Graças, em Recife. Em 1971 o Instituto foi transferido para novo prédio na Cidade Universitária, construído especialmente para este fim, com recursos angariados pelo Prof. Chaves Batista. O Herbário passou a funcionar nessas novas instalações, na Avenida Prof. Artur de Sá, em prédio hoje ocupado pelo Departamento de Odontologia, localizado entre o Hospital das Clínicas e o Departamento de Farmácia.

Em dezembro de 1991 o Departamento, tendo cedido o prédio onde funcionava, foi transferido para uma ala do prédio do Centro de Ciências Biológicas. Desde então o herbário ocupa uma área de 71 m2, dividida em sala com 59,9 m2 onde foram alocados armários, mesas e fichários, e ante-sala, onde se recebe o material para processamento e é procedida a inclusão de dados das exsicatas no sistema de informatização.

Clique aqui para assistir ao vídeo!