O País da Saudade

PDF Imprimir E-mail

Arte e política nas margens do Capibaribe - Narrativas orais e visuais entre a História e a Memória

sdfasdfadsfa

Foto: Mário Grisolli; Artista: José Paulo; Obra: Caminho | Chapa de Ferro e Argila | 35 X 45 x 450 | 2003

Introdução

O presente projeto, coordenado pela Profª Drª Joana D´arc de Sousa Lima, e supervisionado pelo Prof. Dr. Antônio Paulo Rezende, é uma proposta de trabalho que está sendo desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Pernambuco. O objeto de estudo deste projeto vincula-se a uma área de interesse compreendida entre os lugares da História, da Política, da Memória (fontes orais) e da Imagem (fontes visuais). Portanto, está relacionado com a Linha de Pesquisa Cultura e Memória do Norte e Nordeste.

Objetivo Geral:

O objeto central dessa investida, primeiramente, é a análise histórica da relação entre as artes plásticas e a política, sobretudo, no recorte temporal da primeira metade da década de 1980, no contexto do período chamado de redemocratização, marcado pelas eleições de 1982 e 1986, e pela Campanha das Diretas Já. O estudo da produção imagética desse momento permitirá compreender as condições e as forças - históricas, econômicas, sociais, culturais – que delinearam os caminhos da produção das artes plásticas naqueles anos, seus compromissos com questões políticas e sociais da época, os entrelaçamentos das relações de poder e os diversos usos que se fizeram das imagens (artísticas e fotográficas) na construção de um discurso nominado de redemocratização do país.

Objetivos Específicos:

O desenvolvimento do projeto aportará, ao PPGH (Programa de Pós-Graduação em História):

· A ampliação dos acervos do LAHOI, e

· A doação de um arquivo contendo quatro (04) coleções documentais, quais sejam:

Quarenta e três depoimentos - fonte oral - de memória de críticos e artistas brasileiros;

Quarenta e três narrativas transcritas – fonte verbal - dos respectivos depoimentos;

Uma coleção com aproximadamente duzentas imagens (fotografia digital e impressa, vídeo) de trabalhos artísticos produzidos pelos artistas plásticos que naquele momento viviam na cidade do Recife e se envolveram com as campanhas e projetos de redemocratização do país; e,

Impressos reproduzidos (em mídia digital e papel) da imprensa local (jornais), revistas e catálogos (de circulação nacional) sobre a crítica de arte.

Mais Sobre o Projeto:

O acervo das fontes orais e visuais trazem muitas memórias relacionadas às experiências de artistas e críticos no interior do campo das artes, sejam eles já estabelecidos ou aqueles desejosos por se inserir. É possível traçar, ao realizar o trabalho de investigação, uma cartografia composta por temáticas e repertórios comuns. Este conjunto de depoimentos orais de memória, permitirá perceber como estes artistas viam a si, e ao trabalho que desenvolviam, dentro do quadro maior que caracterizava o campo cultural e político da cidade.

O lançamento da Base de dados com parte significativa das coleções, que poderá ser acessada por pesquisadores, estudantes e pelo público visitante, está prevista para Fevereiro de 2016.

O acervo das entrevistas será disponibilizado na íntegra ou parcial, a depender da autorização do entrevistado. Esse acervo é uma rica coleção de falas de artistas e críticos brasileiros, que versam sobre sua trajetória e as histórias das artes no Brasil.

Relação das Entrevistas:

Staff:

Coordenadora do Projeto: Profa Dra. Joana D’Arc de Sousa Lima

Supervisão: Prof. Dr. Antônio Paulo Rezende

Estagiários pesquisadores: Arthur Barros de Araújo, José Luiz Mariano, Carolina Braga, Eduardo Castro, Luiza Branco, Renata Cahú, Isabela Dantas, Fábio Melo, Ghita Galvão, Juany Diegues, Viviane Holanda.

Contador de visitas
desde 03/09/2018