Artistas e Vídeos

PDF Imprimir E-mail

Apresentamos aqui as entrevistas em vídeo e biografias dos artistas entrevistados no projeto: Anchises de Azevedo, Celso Marconi, Corbiniano Martins, José Cláudio, Leonice Silva, Montez Magno, Raul Córdula, Reynaldo Fonseca, Wilton de Souza e Ypiranga Filho.

Para acesso às entrevistas em vídeo acesse:

Anchises de Azevedo

Celso Marconi

Corbiniano Lins

José Cláudio

Montez Magno

Raul Córdula

Reynaldo Fonseca

Wilton de Souza

Tem-se abaixo a biografia dos artistas entrevistados no projeto:

1.             Anchises Azevedo (Salvador BA 1933)

Pintor e gravador. Estuda na Escola Nacional de Belas Artes, onde foi aluno de Raimundo Cela, entre 47 e 51. Em 55, já aqui em Recife, estuda com Giordano Severi e ingressa na SAMR e ganha o primeiro Salão de Pintura do Museu do Estado em 1956. Em 60, cursa desenho no Liceu de Artes e Ofícios de Recife, em 75, executa um mural em concreto no Edifício Saara em Boa Viagem.

2.             Celso Marconi

Celso Marconi de Medeiro Lins (Recife, Pernambuco, 23 de agosto de 1930). Cineasta, jornalista, crítico de cinema. Teve formação em Filosofia e Antropologia pela Universidade Federal de Pernambuco.

Atuou como crítico de cinema em jornais como, Jornal do Commercio e Diário da Noite, Recife, Pernambuco. Foi editor do Suplemento Cultural e do Caderno C do Jornal do Commercio.

FILMOGRAFIA (reunida no DVD O cinema de Celso Marconi):

Manguecidade

Terra Ying

Como nossos pais?

Achados e perdidos

Passeio em Itaparica

Recife 0km

Flagrantes

Corbiniano Lins: Sua arte

Ana das Carrancas

Bajado: Um artista de Olinda

Brigada Portinari

Sérgio Lemos: Sua arte

Maurício Silva: Uma exposição

“Seu” Amaro: Um artista de rua

Que viva Glauber

Quatro X Arte

40 mil anos de arte no Nordeste

Morro da Conceição: Dia 8, a festa

Dia de babá orixalá: Dona Betinha

Feira de Caruaru

Bacamarteiros de Caruaru

Cinema: 100 anos de discurso

Entrevista publicada no Jornal Folha de Pernambuco em 2011

Nelson Pereira dos Santos escreveu a respeito de Celso Marconi que ele “fazia cinema ao escrever”, na apresentação do compêndio Cinema Brasileiro, que reúne críticas do pernambucano sobre filmes nacionais. Assim, o cineasta de clássicos como Rio, 40 Graus, Vidas Secas e Como Era Gostoso o Meu Francês resumiu o papel fundamental do trabalho de Marconi e sua dedicação ao cinema. Dos tempos das resenhas na Folha da Manhã e no periódico comunista Folha do Povo, na década de 50, até os atuais posts em blog e outros projetos culturais, são mais de 50 anos voltados a lançar um olhar questionador sobre a sétima arte.

Formado em filosofia, começou a escrever sobre cinema como lazer. Sob o pseudônimo de João do Povo, assinou críticas na Folha do Povo. Chegou a ser preso por três meses nos tempos da Ditadura Militar e tornou-se persona non grata para o mercado. “Os jornais estavam proibidos de admitir ex-funcionários da Folha do Povo, passei mais de um ano sem poder trabalhar”, só não teve mais problemas por nunca ter abonado o posto de funcionário público no INSS.

Depois, tornou-se crítico do Jornal do Commercio na década de 60, e acompanhou de perto o desenvolver do cinema brasileiro. Testemunhou com seus registros tanto o nascimento das vanguardas cinematográfica, do Cinema Novo de Gláuber Rocha ao cinema marginal Boca do Lixo de Sganzerla e Bressane, até a retomada na década de 90. É uma das vozes capazes de tecer não só sobre os filmes, mas também retratar sobre uma época, sobre a dinâmica dos bastidores do cinema de lá para cá e o contexto histórico atravessado pela cultura brasileira.

“A indústria cultural dominou tudo, mas o cinema independente sempre há de conseguir sobreviver, do neorealismo italiano ou da nouvelle vague de Godard até o cinema novo ou a retomada pernambucana, quem busca um cinema para transmitir uma idéia e para pensar o mundo dá um jeito de preservar sua arte”, comenta Celso Marconi.

“A tecnologia abriu portas sem dúvidas, e mais gente teve chance de fazer parte. Vivemos isso com o super oito e nomes como Kleber Mendonça Filho ou Camilo Cavalcanti despontam com obras belas graças à revolução digital. E o melhor de tudo é a pirataria. A internet permitiu que a gente possa ver filmes que antigamente seria de difícil ou impossível acesso. Se quero conhecer o trabalho de um cineasta, eu busco e baixo seu filme. O cinéfilo não é mais refém dos interesses comerciais da programação das salas, espaço que tem seus dias contados. Podemos constatar com o fim dos cinemas de bairro “, polemiza com sorrisos.

Fez parte de uma geração que falava o que pensava e tinha autoridade para o livre comentário, nos tempos em que opinião estruturava-se como uma das bases da análise crítica cultural. Obviamente, pelo caráter mais personalístico e menos consensual, não agradou a gregos e troianos. No começo da década de 1990, foi se despedindo da vitrine jornalística. Mas ela, tão somente, nunca resumiu seu entrelace com o cinema.

E reza o jargão popular que quem não sabe fazer, escreve sobre. Mas a relação de Celso Marconi, 80 anos, com o cinema ultrapassa a análise externa e distanciada e flerta com a mão na massa e a vontade de fazer parte significante do trabalho de levar a público aquilo que “merece ser visto”, seja documentando em super oito ou vídeo o que desperta interesse de seuespírito irrequieto, ou seja, trabalhando como formador de platéia abraçando o papel de programador de sala.

Muito antes de existir o Cinema da Fundação, hoje o principal recanto de exibição de filmes de arte no Recife, tertúlias de cinefilia eram possíveis graças a um grupo de apaixonados que encabeçou, na década de 80, umas alternativas sessões de arte que ao longo dos anos passaram por salas como São Luiz, AIP (Associação da Imprensa de Pernambuco), Trianon, Arte Palácio, Coliseu. A projeto era persistido ao lado deFernando Spencer,  Ivan Soares, José de Souza Alencar e do colunista Alex.

Daí surgiu a idéia de transformar o Teatro do Parque numa sala de cinema. Voltado para a formação de platéia, o intuito era dispor bons filmes, com uma curadoria artística, a preços módicos. O Cinema do Parque passou a figurar na década de 80 e continua até hoje com outras administrações municipais. Nos anos 90,

Celso Marconi também esteve à frente, mediante o papel de diretor do Museu da Imagem e do Som de Pernambuco (Misp), do cinema da programação de cinema do Ribeira, depois deslocada para o Arraial. Numa tranqüila e ventilada casa em Olinda, reside na companhia de familiares e de seus “melhores amigos”, cerca de seis mil livros, dos quais quase metade sobre cinema. No momento, debruça-se sobre a leitura de uma biografia de Godard assinada por Antoine de Baecque.

Hoje, aos 80 anos, não pensa em parar. Desde 2008, com aprovação do projeto no Funcultura, luta para lançar o duplo DVD que compila seus trabalhos como diretor. São 22 obras reunidas em mais de 6 horas de exibição.  O Cinema de Celso Marconi será lançado no dia 5 de maio.

Celso Marconi: oito décadas e muitos planos

Jornalista e cineasta, completa, 80 anos com planos de lançar DVD LUIZ JOAQUIMCINEASTA vai por, em breve, seus 22 filmes à disposição para uma nova geração.

Hoje é dia de festa para o cinema e o jornalismo cultural pernambucano, uma vez que um de seus ícones completa 80 anos. Ele é Celso Marconi, cujo trabalho como crítico de cinema pode ser revisto pelos seus livros “Obra Jornalística de Celso Marconi” (2000) e “Super8 e Outros: Cinema Brasileiro” (2002). Como cineasta, sua produção poderá ser revista - e descoberta por toda uma nova geração - quando o realizador lançar em breve o DVD duplo “O Cinema de Celso Marconi”.

Nos dois discos, em seis horas e 40 minutos, divididas em 22 filmes - boa parte feito em Super-8 nos anos 1970, e alguns em vídeo -, Celso resgata aquele que é o seu principal discurso como cineasta. E é ele próprio quem explica, num depoimento gravado no Morro da Conceição para o disco 1. Nele, Celso conta que o seu cinema tem uma ligação direta com a realidade popular e como ele quer transformá-la para uma realidade melhor.

“Não é um cinema pelo cinema, é um cinema que serve. Mesmo sem técnica aprimorada, ele quer documentar. É como um antropólogo que chega numa aldeia e documenta o que se apresenta para seu estudo, mas não com distanciamento, mas sim com participação”, reflete para a câmera enquanto caminha pelas escadarias do Morro.

Ainda na apresentação do 1º DVD, seu amigo há mais de cinco décadas, o mestre alucinante alucinado Jomard Muniz de Britto, conta da influência de Celso em sua vida, e dos caminhos profissionais do jornalista desde a época em que escrevia para o jornal comunista “Folha da Manhã”, nos anos 1960, quando assinava como João do Povo, até o período em que lecionou na Universidade Católica, nos anos 1990.

Um outro depoimento bastante lúcido nesta apresentação é o do jovem jornalista e produtor cultural Sérgio Souza Dantas. Sérgio faz uma correta reflexão sobre três características que marcam a obra do diretor: a naturalista, a antropológica e a experimental. Pelo aspecto naturalista, o produtor destaca a forma como Celso posiciona a câmera e a movimenta semelhante ao olhar de uma pessoa curiosa diante de seu objeto, pessoa ou tema.

Do ponto de vista antropológico, está bastante marcado o interesse do documentarista em tratar as pessoas e eventos sociais que falam de aspectos e rituais religiosos, além dos artistas populares. Como exemplo, Sérgio cita os filmes “Morro da Conceição”, “Dona Betinha” e “Ana das Carrancas”. Pelo experimentalismo, o que sobressai são os textos poéticos e engajados politicamente, marcados por performances com pessoas diante da câmera.

“O filme Terra Ying é um exemplo, quando ele usa a música de Caetano Veloso fazendo uma analogia entre uma mulher grávida e a terra arada e tratada”, explica Sérgio, que também cita “Recife 0 Km”, sobre a degradação dos prédios no bairro do Recife Antigo já no final dos anos 1970, tendo como performers artistas do Movimento Super-8.

O projeto “O Cinema de Celso Marconi” foi aprovado pelo Sistema Municipal de Incentivo a Cultura da Prefeitura do Recife em 2008 e está pronto. As cópias do disco foram feitas em Paris e aguarda apenas apoio financeiro para o material chegar ao Recife e ser lançado. Esperamos que o aporte chegue logo, assim como os DVDs cheguem ao Recife, para a cidade comemorar os 80 anos do cineasta assistindo sua obra cinematográfica.

3.             Corbianiano Lins (Olinda, 1924)

José Corbiniano Lins é um escultor pernambucano nascido em Olinda em 1924.

Corbiniano iniciou como pintor em 1949. Fez parte do movimento de Arte Moderna do Recife na década de 1950 junto com nomes como Abelardo da Hora, Reynaldo Fonseca, Samico e Celina Lima Verde. Em 1952, ingressa no Atelier Coletivo de Olinda. Participou de diversas exposições coletivas e individuais em galerias, museus, espaços culturais e Salões em Recife, Olinda, São Paulo, Rio de Janeiro, na Europa e na América Latina. Trabalha ativamente em seu atelier onde recebe encomendas de esculturas.

Um artista múltiplo, que explorou suportes como desenhos, gravura, serigrafias, tapeçaria, entalhes, pinturas e especialmente escultura. Em boa parte dos seus 90 anos de vida, completados no último dia 2 de março de 2014, Corbiniano Lins trouxe à sua arte os tipos populares e a admiração pela figura feminina.

A primeira experimentação de Corbiniano na arte foi com a pintura, ainda como aluno da antiga Escola de Aprendizes Artífices de Pernambuco. A partir de 1949, o artista realizou suas primeiras pinturas. Foi integrante do Ateliê Coletivo de Olinda, ao lado de nomes como Abelardo da Hora e Gilvan Samico. A partir dos anos 50, passou a esculpir, tornando-se um dos artistas mais conhecidos nesse suporte em Pernambuco.

4.             José Cláudio (Ipojuca 1932)

Pintor, desenhista, crítico de arte e escritor. Em 52 faz parte da fundação do Ateliê Coletivo da SAMR. Posteriormente, em Salvador, é orientado por Mario Cravo Júnior (1923), Carybé (1911-1997) e Jenner Augusto (1924-2003),Viaja à São Paulo em 55 onde, inicialmente, trabalha com Di Cavalcanti (1924-1976)estudando também gravura com Lívio Abramo na Escola de Artesanato do Museu de Arte de São Paulo. Recebe bolsa de estudos da fundação Rotelini em 57, permanecendo por um ano em Romana Academia de Belas Artes. De volta ao Brasil, passa a residir em Olinda e escreve artigos sobre artes plásticas para o Diário da Noite, em Recife.

Suas pinturas são marcadas por um caráter figurativo que retratavam cenas regionais e paisagens do Nordeste, evitando, porém, o caráter pitoresco. Escreve ao longo de sua carreira, vários textos de apresentação para exposições de pintores nordestinos, como a mostra Oficina Pernambucana (1967).

Nascido em Ipojuca, na zona da Mata Sul de Pernambuco, em 27 de agosto de 1932, José Cláudio da Silva foi o único filho homem do comerciante Amaro Silva e de Maria Ramos da Silva e, segundo conta em entrevista, o primeiro de toda a família que teve o privilégio de pôr os pés num colégio. O próprio artista descreve sua trajetória:

“Eu vim para o Recife, para um internato no Colégio Marista, para fazer ginásio, que em Ipojuca não tinha. Fiz exame de admissão, depois fiz ginásio, colegial, passei para o Colégio Oswaldo Cruz, para fazer o clássico, estudar Direito. Entrei para a Faculdade, e foi quando eu vi que não era a minha praia. E conheci Abelardo da Hora e outros amigos; aliás, eu conheci primeiro um ex-aluno do Marista, Ivan Carneiro, que perguntou se eu ainda gostava de desenho, e eu disse que sim. Então, ele disse “vamos abrir um ateliê”; aí, eu fiz parte desse ateliê, e eu fui um dos fundadores, fui da primeira leva desse Ateliê Coletivo da Sociedade de Arte Moderna do Recife, que, muitos anos depois, [Giuseppe] Baccaro quis reviver e fundou outro ateliê coletivo, com alguns que eram do primeiro ateliê coletivo, esse de 1952, como [Givan] Samico e Guita Charifker, que entrou um pouco depois. [...] Abelardo da Hora era como um “mister”, e ele pregava uma arte para o povo, dirigida ao povo, em que o povo fosse protagonista. Daí, a gente pintava trabalhador, visita às feiras, Xangô, e sonhava coisas populares, e as sonhava como aprendidas pela massa, pela população. [...] Depois, eu fui para São Paulo, me desviando desse rumo. Depois de um tempo, começou a prevalecer [a relação com a cultura popular], e hoje eu levei mais a serio, mas por outras circunstâncias. Morei na Bahia. E trabalhava para Carybé, que tinha muitos murais e precisava de muita gente para preparar a parede. [Eu] Era um trabalho braçal. Carybé sabia que meu interesse era pintura, e trabalhamos com vários pintores, naquela época. Com Cravo, com Carybé, com Augusto e pintores que não eram conhecidos e ajudavam os que eram conhecidos. Geraldo Trindade Leal, que nunca mais ouvi falar dele, era do Rio Grande do Sul, Inis Covadine, que mora em Jundiaí até hoje, Rubem Valentim, que estava começando, na época; eu era ajudante desses pintores. Bem, na casa de Carybé, eu conheci Arnaldo Pedroso D’Orta, e ele disse que, quando eu quisesse, eu poderia ir a São Paulo; eu fui, e nos tornamos muito amigos. Foi a época das grandes Bienais, a Bienal do IV Centenário. E foi aí que eu conheci a pintura do mundo todo. Aqui [no Recife], a gente não tinha nem reprodução para ver, e lá eu vi os originais desse pessoal todo; teve uma grande retrospectiva do Cubismo, e tudo que eu aprendi foi praticamente nessa época. aí, eu ganhei uma bolsa, passei um ano na Itália [...]” (Silva, J., 2009).

José Cláudio voltou ao Recife em 1954, participou da I Exposição do Atelier Coletivo e obteve Menção Honrosa no Salão do Museu do Estado de Pernambuco. No ano seguinte, retornou à Bahia, onde passou a dedicar-se mais ao desenho e, posteriormente, viajou para São Paulo, onde trabalhou com artistas do Modernismo brasileiro como Di Cavalcanti (1897-1976) e estudou gravura com Lívio Abramo (1903-1992), na escola de artesanato do MAM. Nessa cidade realizou, em 1956, sua primeira exposição individual, Desenhos, no Clube dos Artistas e Amigos da Arte. Obteve o segundo lugar para desenhos do Prêmio Leirner de Arte Contemporânea, participou da IV Bienal de São Paulo (1957), onde lhe foi conferido o prêmio de aquisição, e recebeu a bolsa de estudos da Fundação Rotelini, o que lhe possibilitou permanecer um ano em Roma, na Academia de Belas Artes, estudando História da Arte e Modelo Vivo. De volta ao Brasil em 1959, passou a residir em Olinda, no ateliê de Montez Magno, Adão Pinheiro e Anchises Azevedo, e realizou sua segunda individual, agora no Recife. Na década de 1960, realizou muitas exposições individuais, participou das Bienais de São Paulo em 1961 e 1963 e obteve do Prêmio Leirner de Arte Contemporânea para desenho (1962). Escreveu artigos sobre artes plásticas e literatura para o Diário da Noite (1961) e para o Jornal do Commercio (1965), lançou os livros Viagem de um jovem à Bahia (1965), Ipojuca de Santo Cristo e Bem dentro (ambos em 1968), além dos álbuns Os bichos da roda (1966) e Catende-xilos (1971).

Na década de 1970, fez 100 óleos documentando aspectos da Amazônia (1975), tema inspirado por sua participação numa expedição à Amazônia – em que estiveram também cientistas e o zoólogo e compositor músico Paulo Vanzolini, que costumava levar um artista nas excursões, como se fazia no século XIX. Adquiridos pelo governo de São Paulo, os quadros estão hoje no Palácio dos Bandeirantes, e um dos desenhos da série foi levado pelo zoólogo estadunidense Ronald Hayer para o Museum of Natural History, da Smithsonian Institution, Washington.

Fortemente inspirada na cultura popular e no cotidiano de Olinda, Recife e outras cidades brasileiras, sua obra já percorreu museus e galerias de todo o país e explora especialmente brincadeiras infantis, tipos populares, festas do interior nordestino e mulheres sedutoras de todos os mundos. Hoje, José Cláudio vive em Olinda, onde tem seu ateliê, pinta por encomenda e escreve periodicamente para a revista Continente, dedicada à arte e à cultura.

Comentário Crítico

José Cláudio é um dos fundadores do Ateliê Coletivo da Sociedade de Arte Moderna do Recife - SAMR, ao lado de Abelardo da Hora (1924), Gilvan Samico (1928) e Wellington Virgolino (1929 - 1988), entre outros. O Ateliê Coletivo é um centro de estudo de desenho e gravura voltado para uma arte de caráter social e funciona no Recife entre 1952 e 1957. Posteriormente, em Salvador, José Cláudio é orientado por Mario Cravo Júnior (1923),Carybé (1911 - 1997) e Jenner Augusto (1924 - 2003).

O artista viaja para São Paulo em 1955, onde estuda gravura com Lívio Abramo (1903 - 1992) na Escola de Artesanato do Museu de Arte Moderna de São Paulo - MAM/SP. Em 1957, recebe bolsa de estudo da Fundação Rotelini e permanece por um ano em Roma, na Academia de Belas Artes. De volta ao Brasil, passa a residir em Olinda e escreve artigos sobre artes plásticas para o Diário da Noite, do Recife.

José Cláudio realiza pinturas de caráter figurativo, retratando cenas regionais e paisagens do Nordeste, evitando, porém, o caráter pitoresco, como em Pátio do Mercado (1972) ou Rua Leão Coroado (1973). Em Casa Vermelha de Olinda (1973), destaca-se o diálogo com a abstração, a simplificação formal, o uso livre da pincelada e o colorido intenso. Em suas obras podemos perceber a admiração por artistas da Escola de Paris e também pelos expressionistas, como na série de nus femininos, do fim da década de 1970. O carnaval é o tema dos quadros Homem da Meia Noite ou Cheguei Agora (ambos de 1974), com cores vivas e contrastantes. Em 1975, o artista participa de expedição à Amazônia, promovida pelo Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo, registrando em vários desenhos a óleo diversos aspectos regionais.

Em 1980, José Cláudio cria uma série de telas nas quais reinterpreta o quadro O Repouso do Modelo, do pintor ituano Almeida Júnior (1850 - 1899). Nessas obras revela a tendência a abolir a profundidade do plano pictórico, simplificando os elementos formais, que tendem a uma geometrização. Em 1985, pinta paisagens ao ar livre, como Ipojuca e Serrambi, empregando pinceladas largas e enérgicas.

O artista escreve, ao longo de sua carreira, vários textos de apresentação para exposições de pintores nordestinos, como a mostra Oficina Pernambucana (1967). Publica, entre outros, o livro Memória do Ateliê Coletivo (1978), no qual reúne depoimentos dos vários artistas que integram o grupo.

5.           Montez Magno de Oliveira (Timbaúba-PE 1934)

Pintor, escultor, artista intermídia, escritor e ilustrador. Estuda desenho e pintura entre 1953 e 1966.

Conquistou o prêmio de Pintura no XVIII SPMEP (1958); participou ainda dos VIII, IX, XIV, XVI, XVII e XVIII SNAM (entre 1959 e 1969/ certificado de isenção de júri em 1967); V, VIII e IX Bienais de São Paulo (entre 1959 e 1967/ prêmio de aquisição em 1967); IX SPAM (1962/medalha de bronze); I EJDN (1963); I e II SEAJ (1965 E 1968); I Salão de Abril (Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, 1966); I BNAP (1966); IV SAMDF (1967) e da mostra do Concurso de Caixas (PetiteGalerie, GB,1967).

Realizou exposições individuais nas galerias do Instituto dos Arquitetos do Brasil (seção do Recife,1957), Lemac (Recife, 1958); Seta (São Paulo, 1963); Goeld (GB,1965), Atrium (São Paulo,1965); Ônix (Recife,1966) e Cantu (GB, 1967).

A partir de 1960 publica artigos e pesquisas sobre arte em jornais brasileiros. Torna-se bolsista do Instituto de Cultura Hispânica entre 63 e 64, possibilitando assim viajar por vários países da Europa. Vindo do Abstracionismo para a Figuração, foi dito a respeito de seus desenhos no catálogo da exposição na Galeria Ônix (1966): “Pertencem ao mundo complexo e intimista das sondagens efetuadas por Francisco Goya, James Ensor, Edward Munch e Emil Nolde no mais recôndito da alma humana. Apensar deste confronto, é nos trabalhos de Alenchinsky, Pignon e KarelAppel que vamos encontrar maior identificação e paralelismo com os desenhos de Montez Magno”. Em entrevista concedida a Frederico Morais (Diário de Notícias, 9 de maio de 1968) disse o próprio artista: Particularmente me situo entre os que se propõem a renovar constantemente no setor da pintura e da escultura (ou do objeto). Para mim estas duas manifestações artísticas se fundem numa só, pois meus trabalhos mais recentes são estruturas tridimensionais, ligadas, portanto à escultura, complementadas por elementos de cor, sendo também pintura”. Nos seus trabalhos retoma o abstracionismo de definição geométrica. Publicou o texto “O material na obra de Arte: Mito e Preconceitos” (Jornal do Brasil, GB, 5 de Julho de 1969). Com o prêmio recebido no I Salão Global do Nordeste, viaja para Europa e Argélia a estudos em 75. De volta ao Brasil, leciona escultura na Universidade Federal da Paraíba. Ilustra o livro O diabo na Noite de Natal, de Osman Lins, e vários livros de sua própria autoria.

6.           Raul Córdula Filho (Campina Grande PB 1943)

Raul Córdula é artista plástico, curador e crítico de arte. Com mais de 50 anos de arte, seu repertório e poética é atravessado pela arte primitiva, o concretismo, neoconcretismo, arte experimental, arte engajada, arte postal e pop arte.

Conhecido principalmente pela sua pintura geométrica, o artista nasceu em Campina Grande, Paraíba, em 17 de abril de 1943. Filho do professor Raul Córdula,mudou-se com a família para o Rio de Janeiro -RJ em 1946. Ao regressar a Paraíba, primeiramente em Campina Grande em 1957, começa a pintar acompanhado de um grupo de adolescentes do qual participaram Flávio Bezerra de Carvalho, artista que morreu ainda criança, e Ney Suassuna.

Um ano depois, a família fixa residência em João Pessoa-PB. Nesta época estudava desenho na Escola de Arte de Campina Grande com o professor Miranda e a professora Lourdes Almeida, em 1958. O ano de 1959 foi marcante para o jovem que deseja ser artista. Conhece os grupos de poetas e intelectuais proximos à vertente artística concretistae construtivista, conhece Jomard Muniz de Brito, tem contato com o  texto emblemático publicado no Rio de Janeiro de Ferreira Gular, Teoria do Não Objeto, imediatamente ao seu lançamento.

No Rio de Janeiro, estudou técnica de pintura com o professor Domenico Lazzarini no Museu de Arte Moderna e história da arte com professor Carlos Cavalcanti no Instituto de Belas Artes (atualmente Escola de Artes Visuais do Parque Lage), entre os anos de 1962 e 63. Assim como, teve orientações técnicas e teóricas nos ateliers de Adão Pinheiro (Olinda), Márcio Mattar (Rio de Janeiro), Iberê Camargo, Lygia Clarck e Hélio Oiticica (Rio de Janeiro).

Anos 1960

A dinâmica das artes plásticas no eixo Rio-São Paulo se caracteriza pela consolidação de museus de arte e pelas polêmicas trazidase discursos narrativos trazidos pela Bienal de São Paulo. Uma ampliação do conceito de arte brasileira para arte internacional brasileira parece se esboçar com as defesas e recuos em relação a arte abstrata e o figurativismo, anos depois essas polêmicas serão sistemátizadas e teorizado por críticos e historiadores de arte. O Museu de Arte Moderna (MAM-RJ) se revelou como um espaço importante às manifestações de vanguarda, realizando mostras comoExposição Opinião 65, Exposição Nova Objetividade Brasileira, em 1967, Salão da Bússola em 1969 e Domingos de Criação em 1971.

No Nordeste, surgem movimentos como o Movimento da Cultura Popular em Recife-PE, o Teatro Popular do Nordeste de Hermilio Borba Filho e Ariano Suassuna em João Pessoa-PB. Ainda na Paraíba, o Clube do Silêncio, a Geração 59 e o Grupo Snhauá foram movimentos responsáveis pelas mobilizações de vanguarda na época no meio cultural no início da décade de 60. Inicialmente formada por poetas, no decorrer de suas atividades outras categorias artísticas foram acrescidas, como: teatro, música, artes visuais e ciência.

Raul Córdula, seu pai, diretor da Divisão de Documentação e Cultura (DDC), realizou uma série de eventos culturais viabilizando a atuação de artistas de várias linguagens. Raul Córdula Filho teve seu contato com o movimento por meio do Salão de Poesia, organizado pela DDC, em que ilustrava os poemas juntamente com Walmick Brito. Assim, foi na Geração 59 que o artista ressalta que “adquiriu a sua poética”.

Marcado por esse panorama de efervescência cultural, Raul Córdula integrou o grupo que criou a Escola de Artes Plásticas Tomaz Santa Rosa, no Theatro Santa Roza, que posteriormente em 1963 foi absorvida pela Universidade Federal da Paraíba para formar o Serviço de Artes Plásticas do Departamento Cultural da Universidade Federal da Paraíba, núcleo da atual Pró Reitoria de Extensão Cultural. Como fruto das experiências no ateliê desta universidade, em 1960 acontece a primeira exposição individual do artista na Biblioteca Pública da Paraíba, João Pessoa-PB, apresentando 22 trabalhos. A partir desta data, logo participou dos seus primeiros salões de arte ainda na Paraíba.

Posteriormente, o artista passa a morar no Rio de Janeiro, foi cenógrafo da TV Tupi (canal 6), realizou exposições em importantes galerias do sudeste brasileiro e recebeu premiações nos principais salões de arte do país na época, como o Salão Mineiro. Córdula volta a Paraíba com o principal intuito de criar o Museu de Arte Assis Chateaubriand, em Campina Grande, e formar o acervo da instituição por meio de campanhas com grandes empresários. Nesse retorno, inserindo este museu no circuito nacional de artes visuais, por meio de uma coleção de arte contemporânea de vanguarda, retoma a movimentação da produção artística local e funda a Associação Paraibana de Artistas Plásticos – APAP.

Também no mesmo ano, a Reitoria da UFPB programou para sua galeria de arte, instalada no hall, uma série de exposições de artistas plásticos ligados ao seu Departamento Cultural. Nesta época, uma série de decretos foram emitidos no regime militar brasileiro nos anos posteriores ao Golpe Militar de 1964, havia um clima de tensão envolvido por censuras e repressões militares, e nesse contexto a exposição de Raul foi censurada por ordem do Conselho Universitário no dia seguinte à abertura.

Depois da censura oficial, o governador da Paraíba, publicou nota no Jornal O Norte repudiando tal ato e oferece ao jovem qualquer dos espaços culturais da cidade que estavam sob tutala do estado. A mostra foi exposta no Theatro Santa Roza (João Pessoa). A convite de JOmard Muniz de Brito a exposição seguiu para a Oficina 154 (Olinda), e no Clube Carnavalesco Os Amantes das Flores (Recife). No vernissage da exposição da Oficina 154, o artista assina o II Manifesto Tropicalista – Inventário do Feudalismo Cultural Nordestino escrito por Jomard Muniz de Brito e lido por Gilberto Gil e Caetano Veloso, e assinado pelos artistas presente no Lançamento do livro de poesias de Marcos Vinicius de Andrade, Idolatina.

Devido a censura o artista foi demitido da UFPB e transferiu-se para São Paulo, que trabalha como cenógrafo na TV Bandeirante (canal 13), e depois para o Rio de Janeiro.

Anos 1970

Em tempos de exílio do nordeste Raul Córdula trabalha comocenógrafo da TV Globo (canal 4) até 1972, assim como, fez programação visual para várias empresas no Rio de Janeiro, entre elas a Rádio Ministério da Educação e Cultura.

Em 1972, ao voltar para Paraíba, abre um Bar com um grupo de amigos, Asa Branca, ambientado por artistas. O Asa Branca se torna um espaço de exibição de produções culturais e artísticas, sendo marcante os espetáculos musicais independentes de Zé Ramalho, Vital Farias, Marconi Notaro e Carlos Aranha. Manteve um escritório de Programação Visual em João Pessoa, até 1975.

Com a exposição censurada, o medo e a decepção encontrada na censura levou ao artista trilhar uma nova fase, fase que mais o consagrou. A pintura abstrata, a geometria dos triângulos, círculos, retângulos, bem como os rabiscos infantis, passam a potencializar aparatos simbólicos com os mais diversos significados.

Nos anos 1970, ganha prêmios no 1º e 2º Salão de Arte Global de Pernambuco, realizado pela Rede Globo de Televisão. No ano seguinte, participa como curador, realizando o 3º Salão – O Artesanto e o Homem. Ainda em 1973, é inaugurado o novo edifício da Assembleia Legislativa em João Pessoa, o artista participa e integra o albúm da exposição em homenagem a inauguração, além de conceber um mural frontispício do edifício, construído em aço inox sobre mármore trave tino.

Ao acompanhar seus passos é possívelentender a mudança entre a fase da pintura figurativa à produção do abstracionismo informal, depois a um abstracionismo geométrico, integrando-se a uma vertente polêmica da arte brasileira.

Há uma ênface nesse período à pesquisa com a arte popular, destaca-se a viagem ao México para o 9º Conferência Mundial de Artesanato, como observador da Rede Globo de Televisão, World CraftCouncil (Conselho Mundial de Artesanato), ONG filiada a UNESCO na categoria A. Nessa viagem visita o ex-lider das Ligas Camposesas de Pernambuco, Francisco Julião que estava no exílio em Cuernavaca, México.

Esta década também fica em evidência sua produção como agente cultural entre os estados de Pernambuco e Paraíba, onde montou em 1977 o Núcleo de Arte Popular e Artesanato (NAP) da Casa de Cultura de Pernambuco da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (FUNDARPE), cujo acervo é um dos núcleos do Museu do Barro, em Caruaru-PE. No ano seguinte, em 1978, integra o grupo de artistas que funda e coordena o Núcleo de Arte Contemporânea (NAC) da Universidade Federal da Paraíba, retomando a esta universidade como professor das disciplinas História da Arte e Fundamentos da Linguagem Visual II nos cursos de Educação Artística e Arquitetura e Urbanismo do Departamento de Artes do CCHLA da UFPB.

Anos 1980

Entre a década de 1970 e 1980 a trajetória de Raul Córdula apresenta um intenso fluxo de exposições em instituições culturais, bienais e festivais de arte. Sobretudo, vale salientar suas exposições em diversas galerias de arte - um circuito característico da geração dos anos 1980, o circuito do mercado de arte. Nesta década, o artista encontra-se em uma maturidade plástica, sendo considerado um dos mais importantes representantes do abstracionismo geométrico brasileiro, que sob o rótulo criado pela crítica de geometria tropical distanciando-se (argumento crítico) dos artistas construtivos-geométricos europeus.

Nos anos 1980 uma nova configuração do mundo das artes começa a ser desenhada. Assim, neste novo desenho do circuito artístico, há a figura do curador um novo protagonista responsável por projetar ideias e construir discursos a partir da realidade da obra. Raul Córdula, que já tinha um trabalho na escrita crítica em artes visuais na imprensa paraibana e em diversas exposições, também participa como impulsionador do desenvolvimento da arte emergente por meio da curadoria. Pode-se destacar a sua entrada na Associação Brasileira de Críticos da Arte – ABCA e Associação Internacional de Críticos de Arte – AICA, e como diretor artístico e diretor técnico da Oficina Guaianases de Gravura, em Olinda, estas últimas funções assumidas até 1984.

Não é apenas com o trabalho de crítica, pesquisa e gestão que sua atuação se torna mais abrangente, em 1982 produz uma série bem importante no seu percurso artístico, intitulada País da Saudade. Evidenciando mais uma vez sua linha política e experimental. A série País da Saudade de arte postal, convida o público a fazer leituras sobre o contexto sociopolítico da época. O artista enviava a amigos e artistas um papel em branco com um pedido carimbado “por favor, interfira e me devolva”.

Nos anos 1980, o artista filia-se ao Partido dos Trabalhadores (filiado até hoje), e participa de uma exposição e leilão de suas obras com o intuito de contribuir com a campanha do então candidato a presidência Lula. A exposição e o leilão “Lula lá” teve apoio de diversos artistas do estado de Pernambuco.

Anos 1990

Com uma exposição comemorativa de 30 anos de atividades artísticas na Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ), o artista inicia esta década dos anos 90 marcada por um fluxo de exposições nacionais e internacionais.

Sobre estes deslocamentos, o artista conta sobre a véspera de sua viagem para sua exposição no Espaço Cultural da Embaixada do Brasil em Paris, em que viajaria com sua esposa ( a artista plástica Amélia Couto)  e ainda não tinham conseguido dinheiro algum. Antes de sua ida, realiza anteriormente uma exposição comercial no Espaço Cultural Pallon (depois chamada de Galeria Pallon). Poderia ter sido apenas mais uma exposição comercial, mas o governador de Cabo Verde em visita ao Recife passou pela Galeria que tinha quadros na sua vitrine da Conselheiro Aguiar, e se encantou com um de seus quadros. O motorista estacionou e ele entrou na Galeria e comprou o quadro se desculpando porque só tinha dólar (U$ 2.000 cash). Tal acontecimento financiou parte da viagem a Paris. Situações como esta tão singular pode dizer pouco para um debate sobre sua inserção no mercado e valor de um obra de arte, mas evidencia uma imprevisibilidade da produção independente em artes visuais.

Em 1992 foi responsável pela implantação, no Brasil, da Associação Cultural de Le HorsLá, de origem Marserlhesa, nas cidades de Recife, João Pessoa, Salvador e Curitiba. Esta associação já foi responsável por intercâmbios entre artistas brasileiros e franceses entre os anos de 1991 a 1997, promovendo mais de 30 eventos como exposições, instalações, trabalhos artísticos coletivos e debates sobre a mestiçagem comum às nossas cultura.

Raul passa a ser referência não apenas pela sua produção artística, mas também por meio da sua produção de conhecimento em artes visuais. Há uma participação evidente na rede simbólica da produção contemporânea por meio de festivais, exposições e bienais, tais como: a comissão de Seleção e premiação da5ª Bienal Internacional de Esculturas delChaco na Argentina, membro da comissão de Seleção e Premiação do 4º Salão MAM Bahia de Artes Plásticas. Além de assumir a diretor de Desenvolvimento Artístico e Cultural da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (FUNESC).

Lança seu primeiro livro “Fragmentos: comentário sobre artes plásticas”, uma seleção de textos escritos pelo artista desde os anos 60 sobre a produção de diversos artistas, sobretudo na região do Nordeste. Publicação importante sobre as memórias e a história das artes visuais por meio de um registro singular das exposições: os textos.

Sua obra pictórica passa a ser objeto de Tese (na época utilizava tal nomeclatura para o trabalho final do mestrado) de Mestrado na Escola de Belas Artes da Universidade Estadual do Rio de Janeiro pela arquiteta e mestre em artes plásticas Eleine Bourdette, intitulado “Raul Córdula: 30 anos de pintura – de olho no mundo à sublime reconstrução do olhar”.

Anos 2000 e atualidade

A curadoria ganha um participação expressiva na produção desta década, potencializando assim discussões contemporâneas, demonstrando uma vontade de experimento e posicionamento crítico por meio deste “espaço de negociação”.

Em 2000 é curador geral do 44º Salão Pernambucano de Artes Plásticas em Recife. Após dez anos de hiato sem ocorrencia do SPAP/PE, fundado em 1942, Raul Córdula propoe um Salão voltado para o público e não para o artista. Destaca-se uma atenção maior às práticas educativas do evento, preocupações estas sempre recorrentes nas atividades desenvolvidas pelo artista .

Foi curador adjunto da exposição “Museu de Arte Assis Chateubriand – MAAC. Coleções do Brasil”. Em Brasília no Centro Cultural Banco do Brasil. Curador da exposição“A Pintta de Paisagem em Pernambuco”, no Centro de Convenções de Pernambuco, realizado pelas Tintas Iquine, em Recife. Curadoria na exposição “Arte&Linguagem: 40 anos de Arte Visual, no Museu do Estado de Pernambuco, também na cidade do Recife.

Pela Galeria Arte Plural, participou como curador na exposição “A reinvenção de Samico”, na exposição “Derlon Almeida e Galo de Souza”, (com curadoria adjunta de Bárbara Collier), na exposição “Geometrias, gestos e grafias”, na exposição “A persistência da Paisagem Antônio Mendes”, na exposição “Maurício Arraes”, na exposição “Cabeça-retrato – Manuel Dantas Suassuna”, na exposição “Paraísos José Barbosa”, e na exposição “Florença/ Recife: pintura pura”.

Curador na exposição “LE HORS-LÀ = 20 ANOS DE INTERCÂMBIO Brasil-França” junto com Dyógenes Chaves, na Usiina Cultural Energisa, no qual também organizou uma publicação sobre a Associação Le Hors-Lá.

Nos últimos anos, o artista continua produzindo como artista plástico, curador e crítico de arte. O trabalho artístico recente foi exposto na galeria Janete Costa em 2012 em comemoração do seus 50 anos de produção na mostra “50 anos de arte: uma antologia”, que teve a curadoria em parceria com a jornalista Olívia Mindelo. A antologia propõe uma seleção de fases da obra do artista, apresentando um percurso visual em 9 séries e expos também seu livro de artista, nunca apresentado ao público anteriormente.

Como crítico e escritor, em 2013 lança o livro “Utopia do Olhar” em Olinda e devido a esta publicação ganha o Prêmio Sergio Milliet, pela Associação Brasileira de Críticos de Arte, em São Paulo.

Sua obra pictória é objeto de estudo no Mestrado de Artes Visuais pela Universidade Federal da Paraíba pelo pesquisador Sidney Leonardo Albuquerque de Azevedo, intitulado “A imagem da palavra na obra de Raul Córdula”. Como também, sua obra é objeto de pesquisa em andamento para a tese de doutorado da pesquisadora e escrita Jussara Salazar por meio do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Comentário Crítico

No início da carreira, Raul Córdula realiza obras figurativas, e mantém diálogo com a arte pop e a nova figuração. O artista parte de desenhos infantis e sinais do meio urbano, como os de trânsito. Seu trabalho apresenta concisão de formas e cores, utilizando cada vez mais os signos e símbolos na construção de obras ligadas ao abstracionismo geométrico. A partir da década de 1980, explora as tensões e distensões da superfície articulada em planos triangulares, fase denominada pela crítica como “nova geometria”. Como nota o crítico Paulo Sérgio Duarte, em suas telas Córdula revela também uma ligação com a paisagem nordestina, que transparece no uso da paleta de tons luminosos que distingue sua produção.

7.           Reynaldo de Aquino Fonseca (Recife 1925)

Pintor, muralista, desenhista, gravador, ilustrador e professor. Frequentava como ouvinte a Escola de Belas Artes de Pernambuco em 1936, onde se torna aluno de Lula Cardoso Ayres (1910-1987), e fez curso de magistério em desenho. Em 1944 passa a residir no Rio de Janeiro e estuda com Candido Portinari por seis meses.Entre 1948 e 1949 esteve na Europa. É também um dos fundadores da SAMR, realiza viagem de estudos à Europa, em 48.Estuda gravura em metal com Henrique Oswald (1918-65) no Liceu de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro, entre 49 e 51.

Em 1966: O mundo de Reinaldo Fonseca é fechado, mas por isso mesmo, povoado de sonhos e de mitos (...) é um mundo oblíquo e dissimulado o desse pintor, que é bastante sábio e refinado para esmaltar sua cor em transparências que parece ter herdado dos nomes mais ilustres da tradição renascentista ou pré-renascentista e, ao mesmo tempo, bastante primitivo para se deslumbrar com isso, como qualquer homem do povo que se extasia com o “bem pintado”. E Valmir Ayala acrescentaria, no catálogo de sua mais recente exposição individual na galeria Bonino (GB, 1969): “Personagens, perspectivas, objetos, gestos, se sucedem para criar uma nítida visão do mundo – que se aliena da circunstância, na medida em que compreende a grandeza da fuga maior: a do milagre, da levitação, da faina familiar, do supra real, o descanso dos gatos, uma dança maliciosa de demonologia enraiada nas coisas que passam e se transformam”.

Além da gravura, utiliza a aquarela e, predominantemente, a técnica de óleo sobre tela, apresentando produções figurativas. Em meados de 52, torna-se professor catedrático de desenho artístico na Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Pernambuco. Frequenta o ateliê Coletivo e realiza cursos de desenho. Em Recife, realiza mural para o Banco do Brasil, em 64. Volta a morar no Rio de Janeiro em 69, e retorna ao Recife na década de 1980. Ilustra, entre outros, o livro Pintura e Poesia Brasileiras, com poemas de João Cabral de Melo Neto, publicado em 1980. Entre 1993 e 94 hove no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB)uma mostra retrospectiva de sua produção no Rio de Janeiro e em São Paulo

Comentário crítico:

Reynaldo Fonseca é um dos fundadores da Sociedade de Arte Moderna do Recife - SAMR, associação que propõe a ruptura com o sistema acadêmico de ensino e a criação de um amplo movimento cultural, abrangendo as áreas de educação, cultura, artes plásticas, teatro e música. Participa ainda do Ateliê Coletivo, em Recife, realizando cursos de desenho. Posteriormente afasta-se da “escola pernambucana de pintura” e da temática regional.

O pintor mantém-se deliberadamente à margem das correntes artísticas que buscam renovar a arte no país. Com uma produção figurativa, realiza trabalhos em aquarela, gravura e principalmente em óleo sobre tela ou duratex. Revela grande domínio do desenho e o uso cuidadoso da gama cromática. Utiliza freqüentemente recortes de fotografias impressas em jornais e revistas, como inspiração para seus quadros.

Mantém ao longo de sua carreira temas recorrentes, como as cenas familiares com crianças e animais, nas quais predomina um clima de sonho, inquietação e estranheza, que evoca o surrealismo e a pintura metafísica. O artista inspira-se em pinturas do primeiro Renascimento italiano e flamengo, também nos pintores primitivos norte-americanos dos séculos XVIII e XIX e nos surrealistas em geral. Como aponta Roberto Pontual, Reynaldo Fonseca concentra-se na armação de enigmas, a meio caminho entre o metafísico e o fantástico.  A retomada da história da arte é realizada de forma paciente, e por vezes com uma parcela de ironia.

8.           Wilton de Andrade Souza (Recife: 1933)

Pintor, desenhista, gravador, escultor, tapeceiro, cenógrafo e cronista de arte. Autodidata. Além de ser premiado várias vezes SPMEP; Nos anos 50 estuda desenho e pintura com Reynaldo Fonseca (1925) e Abelardo da Hora. Faz parte da fundação do Ateliê Coletivo com Abelardo, Samico, Ionaldo, Ivan Carneiro, José Claudio, MariusLauritzen Bern, Wellington Virgolino e o Clube de Gravura do Recife 1952. Atua como presidente da Sociedade de Arte Moderna em 1964. Figurou nas mostras Gravuras Brasileiras (organizada pelo Clube de Gravuras de Porto Alegre e apresentada em países da Europa e da Ásia durante o ano de 1954); Civilização do Nordeste (Museu de Arte Popular da Bahia, 1963) e Artistas do Recife (Ateliê de Arte Sacra da Igreja do Rosário, Recife,1965), be, como na I BNAP (1966).

Realizou exposições individuais na Galeria de Arte do Recife (1963) e no Museu de Arte Moderna da Bahia (1964). Apresentando, em 1965, na Galeria Bela Aurora do Recife, quinze monotipias, figurando telhados da capital pernambucana. Foi premiado como melhor cenógrafo de Pernambuco em 1963, pelos cenários criados para o espetáculo Da Lapinha ao Pastoril, Além dessas atividades lança álbuns de desenhos sobre frevo e Maracatu e cria a Galeria Itinerário em 1979. Dirige a Galeria Metropolitana de Arte Aloísio Magalhães de 1981 a 1987 e atua como diretor do Museu Murilo Lagreca e vice-presidente da Escolinha de Arte do Recife em 1987. É membro da Academia de Artes e Letras no Recife e da Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro.

9.           Ypiranga Filho

Ypiranga de Souza Dantas Filho

Com formação em escultura na Escola de Belas Artes da Universidade do Recife (atual UFPE). Atuou ao mesmo tempo no Movimento de Artes das Ribeira em Olinda- PE.

Parte de sua formação se deu em Brasília, Berlim, Paris o que possibilitou uma maior ampliação e atuação coletiva junto com os movimentos de grupos de arte dos quais fez parte.

Formação

Graduação:

Curso Superior de Escultura1964 - 1969

Escola de Belas Artes. Universidade do Recife, atual UFPE.

Outros Cursos e Estágios:

Estágio com Vicente do Rego Monteiro, Gráfica Piloto UnB, 1966

Artes Gráficas (Gastão de Holanda) UFPE, 1969

Fotografia em Publicidade. Sindicato dos Artistas, Berlim 1974

Técnicas avançadas de imagem.  Univ. Livre de Berlim. 1973-1974

História da Gravura – Ecoledu Louvre, Paris, 1975

Desenho Artesanal. OEA, Brasília, 1987.

Grupos, Movimentos

Movimento da Ribeira. Olinda, 1964-1965

Oficina 154.  Olnda, 1966-1968

Atelier Garage, Escola de Artes, UFPE, 1968-1969

Arte Correio.  1975 -1977

Nedi – Núcleo Experimental de Desenho Industrial, DEC/UFPE, 1981

GAM-Grupo Aloísio Magalhães de Artes e Oficios. 1982-1998

Brigada Portinari. Recife, Caruaru, Catende-PE. 1986

EGO – Espaço da Gravura em Olinda.  2005-2007

Olinda Arte em Toda Parte.  2001 a 2007 e 2010

Ribeira, Arte e Ofícios.  2005-2008

Atuação Docente

Curso Produção de papel artesanal e Técnicas de linoleogravura. Recife e Abreu e Lima/PE 1996-1997

Cursos e participação na fundação da Escola de Arte MurilloLa Greca, 1989-1990

Cursos Itinerantes: Gravura, Trabalhos em Metal, Objetos em Couro, Desenho Artesanal, Estamparia Artesanal e Serigrafia, em 13 cidades do Agreste e Sertão de Pernambuco, com a sua Oficina Móvel de Artes e Ofícios1986-1987

Cursos: Estamparia Artesanal em Tecido, Desenho, Técnicas de Pintura, Conservação e Restauração de Pintura: Re-entelamento. UFPE/DEC 1981-1983

Cursos: Arte Contemporânea, Escultura, Expressão Visual e Oficina de Artes Plásticas - Festival de Inverno UNICAP, 1978 a 1982.

Educação Artística e Práticas Industriais - Rede pública estadual de Ensino, 1977-1979

Exposições individuais/semi-individuais

1969 Gravuras Oficina 154 Olinda

1969 Esculturas Galeria Ferro Velho Recife

1973 Kakfianas Gravuras Livraria Universitária UFPE Recife

1975Paulo Bruscky e Ypiranga - Exposição Hospitalar  HAM Recife

1986 Instalação Arte em Transito Gal. Metropolitana de Arte Aloísio Magalhães Recife

1987 Microsistemas Biológicos Copacabana Palace Rio de Janeiro

1995 Objetos Abjetos Jardins do DEC - Jardins da FACEPE

1996 EsculturasPatio de esculturas do Teatro do Parque Recife

1999 Ypiranga Gravuras Galeria Pequeno Formato DEC/UFPE Recife

2000 Orixás em FerroInstituto Histórico de Olinda

2001 Múltiplos Traços e Espaços MAC-PEOlinda

2002 OrixásMuseu da Abolição Recife

2003 José Barbosa e Ypiranga Filho, Galeria da Ribeira, Olinda

2014Impressões  Paulo Dias-Suzana Azevedo-Ypiranga Filho. MEPE Recife

Exposições Coletivas

1963I Coletiva de Artes Plásticas da Varanda Galeria Varanda Olinda

1964Primeira Exposição do Atelier da Ribeira  Olinda

1964 a 196823o-27o Salões de Pintura/Seção Escultura Museu do Estado PE

1965I Salão Esso de Artistas Jovens Rio de Janeiro

1965I Semana de Arte da Cidade do Recife

1965 Arte Educacional Coop. Artes e Ofícios da RibeiraGaleria Ponte d´Uchoa Recife

1965 Coletiva de Inauguração  Cooperativa de Artes e Ofícios da Ribeira  Olinda

1965 Arte Popular do Rio Grande do Norte/Pintores do Nordeste  Natal RN

1966 II Exposição de Arte  Diretório Acadêmico de Veterinária   UFRPE   Recife

1967 Panorama da Arte Pernambucana  I Jornada Odontológica da FOP  Recife

1967 Exposição de Artes   Galeria Sobrado 7 Olinda

1967 Feira de Arte da ACF   Seminário de Olinda

1967 Arte Pernambucana  UNICAP  Recife

1967 Oito Artistas Pernambucanos  Galeria da EMPETUR  Recife

1967 Artistas do Recife  Atelier de Arte Sacra  Recife

1968 I Salão Nacional de Arte Universitária  Belo Horizonte MG

1969 Concluintes da Escola de Artes da UFPE  Teatro do Parque  Recife

1970 Coletiva de Artes Instituto Yazigi   Recife

1973 Gravuras. Galeria de Arte da EMPETURRecife

1969 II Bienal Nacional de Artes Plásticas   Salvador BA

1973 I Exposição d´Arte no Chanteclair  Recife

1973 Movimento de Arte e Pesquisa do MAP  Museu do Estado PE  Recife

1975 Coletiva de Abertura Livraria Síntese Recife

1975 Exposição Internacional de Arte Postal  Org.: Paulo Bruscky e Ypiranga Filho

1975 29o Salão de ArteMuseu do Estado PE – Escultura  Recife

1978 I Exposição Internacional de Sonhos. I Festival de Inverno da UNICAPRecife

1978 I Mostra da MinigaleriaL´Oeuvre  Recife

1979 Coletiva II Festival de Inverno da UNICAP  Recife

1979 I Sessão de Pintura Falada do Recife  Depósito Varejão Recife

1979 I Exposição Internacional de Arte Correio. II Festival de Inverno UNICAP Recife

1980 Mostra de Esculturas MAC PE Olinda

1981 Coletiva de Maio Galeria de Arte Vila Rica Recife

1981 Coletiva no Gláuco- Uma Exposição sem Regime Recife

1981 I Salão Aberto de Artes Plásticas  AAPP Recife

1981 Grande Leilão 81  Galeria 3 Galeras Olinda

1981 34o Salão de Artes Plásticas de PE Museu do Estado Recife

1981 Mostra de Arte - Greve Docentes UFPE  Livro7 Recife

1981 I Exposição Internacional de Art-Door  Ruas do Recife PE

1982 Panorama de Arte Atual em Pernambuco  Prefeitura da Cidade do Recife

1983 Escultores Pernambucanos MAC / PE  Olinda

1983 I Exposição de Arte Belém do São Francisco Oasis Club de Belém PE

1983 Exposição de Livros de Artistas Brasileiros Biblioteca Central UFPE Recife

1984 Arte Xerox Brasil Pinacoteca do Estado de São Paulo SP

1984 Exposição de Artes e Ofícios, Grupo Aloísio Magalhães DAC/UFPE  Recife

1984 I Leilão de Artes Plásticas da CAS Palácio do Campo das Princesas Recife

1984 Exposição Coletiva de Artistas da Iputinga Recife

1984 VI Mostra de Gravura Panamericana Curitiba Paraná

1985 Objeto de Interferência 1  MAC-Pernambuco Olinda

1985 Objeto de Interferência 2  Grande Galeria do Palácio das Artes  Belo Horizonte

1985 I Mostra de Arte Abstrata DAC/UFPE Galeria MurilloLa Greca Recife

1985 Arte Correio/Encontro com a Arte e a Cultura Pernambucana. Mainz Alemanha

1985 Arte em Tapume Mural Itau  AAPP e Banco Itau  Recife

1985 Escultura, Mostra de Arte do Recife  Teatro Sta Izabel Recife

1985 Baldini, 21 Anos de Universidade  DAC/UFPE  Recife

1986 Capas Pernambucanas. Galeria Lula Cardoso AyresRecife

1986 Arte em Faixa: Homenagem da AAPP - 449 anos do Recife Centro Histórico do Recife

1986 I Panorâmica Pernambucana de Esculturas e do Objeto Galeria Lula Cardoso Ayres Recife

1986 Mostra Internacional de Arte Correio/Arte e Cia. FCCR-AAPP Gravatá PE

1986 Escultura na PraçaPraça de Casa Forte  Fundação de Cultura da Cidade do Recife

1986 Escultura na PraçaPraça do Derby. Fundação de Cultura da Cidade do Recife.

1986 Escultura na PraçaPraça da República. Fundação de Cultura da Cidade do Recife

1986 Papel Brasil  Oficina Guaianases de Gravura  Olinda

1987 Coleção de Miniquadros de Elias Dimenstein  Galeria Officina Recife

1987 Desenho. 3a Mostra de Artes Plásticas sobre o Imaginário. Gal.MassanganaRecife

1987 Exposição de Arte Popular, Cartões UNICEF. Palácio do Campo das PrincesasRecife

19873 Mostra de Artes Plásticas sobre o Imaginário. Galeria Massangana, FundajRecife

1988 Esculturas de Carnaval Espaço de Esculturas Abelardo da Hora Recife

1989 Ultima Exposição de Bichos Empalhados  Alpha Colégio Recife

19892 Mostra de Arte Abstrata / Pintura. Galeria MurilloLaGreca / DEC / UFPE Recife

1989 Leilão de Arte “Lula lá”  Grande Hotel Recife

1990 III Mostra de Arte Abstrata. DEC/UFPE Gal. Metropolitana Aloísio Magalhães  Recife

1990 I Exposição Nacional de Dinheiro do Artista. Espaço Passárgada Recife

1990 Coletiva do 1o Festival de Inverno de Garanhuns, PE

1995 Quarta Arte no Metrô   Estações de Metrô Recife

1995 Exposição Coletiva ARIA - Espaço de Dança e Arte  Jaboatão dos Guararapes

1996 Escultura.   Inauguração do Parque das Esculturas Teatro do Parque Recife

1997 Esculturas. Parque de Esculturas do Shopping Center Recife

1997 Exposição Fundadores da Ribeira. Reabertura da Galeria de Arte Ribeira              Olinda

1997 Cerâmica Negra.  Ypiranga Filho e Alunas Sala Baltazar da Câmara DEC- UFPE Recife

2000 Situações Arte Brasileira Anos 70  Itaú Cultural  Casa França-Brasil Rio de Janeiro

2000 Os Multimeios: do Futurismo à Contemporaneidade ABA ArtGalery  Recife

2001 Arte em Toda Parte Espaço Eufrásio Barbosa Olinda

2001 Meio Século de História. Instituto Histórico de Olinda

2001 Arte em Toda Parte Pátio Externo do MAC Olinda

2001 Marginália 70. O Experimentalismo no Super-8 Brasileiro. Itaú Cultural Mostra Itinerante

2001 Evoé 2002 Homenagem a Nelson Ferreira  Espaço Cultural Apolo  Recife

2002 A Torre do Tempo /Atelier Ribeira 45o Salão Pernambucano de Artes Plásticas

2002 Coletiva de Varão Atelier Coletivo  Olinda

2002 Arte em Toda Parte Espaço Eufrasio Barbosa Olinda

2002 Coletivo Oficina Móvel Olinda

2003 Arte em Toda Parte Espaço Eufrasio Barbosa Olinda

2004 Gravuras. Coletiva de Inauguração da Galeria Ribeira Arte e OfícioOlinda

2004 Movimento da Ribeira 40 Anos. Galeria da Ribeira Olinda

2004 Arte em Toda Parte Espaço Eufrasio Barbosa Olinda

2005 Arte em Toda Parte Espaço Eufrasio Barbosa Olinda

2005 Coletiva Consulte – Galeria Mali Villas-Boas - São Paulo/SP

2006 Visões de Olinda Consulado do Uruguai Olinda

2006 Volumes e Relevos Galeria Ribeira Arte e Ofício Olinda

2007 Ariano Suassuna e seus Personagens Museu do Homem do Nordeste Recife

2007 Anos 70 Arte como Questão  Instituo Tomie Othake São Paulo

2010 Os Fundadores e Seus Herdeiros. Galeria Prefeitura Municipal de Olinda

2011 Pernambuco em Miniquadros. Centro Cultural Correios, Recife-PE

2011 8ª BIENNALE Internazionale D’Arte Contemporanea. Firenze, Itália.

2012 Mapas de Influências. Oficina Cultural Oswald de Andrade – São Paulo/SP

2012 Mapas de Influencia. Museu do Estado, Recife-PE

2013 Leilão de Artes Braz Marinho. MAMAM, Recife

2014 Pernambuco Experimental, MAR-Museu de Arte do Rio, Rio de Janeiro

Sobre o Artista:

Vídeos

Objeto Abjeto (Marco Hanois 2004, 12 min.) Prêmios: 45º Salão de Artes de Pernambuco, 2003 (Roteiro); VI Festival de Vídeo de Pernambuco, 2004 (1º premio); II Panorama Recife/ Documentário, 2005.

Ribeira das Artes (Mariana Lira, Milena Evangelista e Sildelane Marques, 2005, 10 min.) UNICAP. Recife, 2005

Textos

José Cláudio. Gravadores e Papeleiros. Revista Continente. No. 161. Maio 2014. Matéria Corrida pp 86-87

Raul Córdula. Traduzindo Ypiranga (Movimento da Ribeira. Adão Pinheiro, Ypiranga, José Barbosa) . In: Utopia do Olhar 2013 pp 43-55

Juliana Barreto. De Montmartre nordestina a mercado persa de luxo: o Sitio Histórico de Olinda e a participação dos moradores na salvaguarda do patrimônio cultural. Dissertação, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano, UFPE, Recife 2008. 212 pp.

Ana Lúcia de França S. Reis &Rosilda Silva Ferreira. A Religião na Arte de Ypiranga Filho. Monografia, Universidade Federal Rural de Pernambuco Recife 200458pp

Joaquim Falcão. A Comunidade como Patrimônio. Catálogo, Olinda Arte em Toda Parte, 2ª Edição Olinda/PE 2002.

Virgínia Collier Mendonça.  Bate papo com o artista. / Múltiplos Traços e Espaços. MAC Olinda. 5 de setembro de 2001.

Raquel Rangel Bastos.  O Mercado da Ribeira. Dissertação de Mestrado em Antropologia, Universidade Federal de Pernambuco. Recife 1992.

Adão Pinheiro, Às Margens Plácidas.  1987

Jaci Bezerra, coordenador.  Álbum do Recife. Prefeitura da Cidade do Recife 1987 (Reprodução de gravura e CV resumido).

Rocha Pita, Danielle Perin. Arte e Simbolismo em Pernambuco. Fundação Joaquim Nabuco. Centro de Pesquisas sobre o Imaginário. Recife 1987.

José Cláudio da Silva. Tratos da Arte de Pernambuco. Recife, Governo do Estado. 1984. 64 p.

Olimpio Bonald Neto. Cultura, Turismo e Tempo. Fruição do intangível. Recife 1983

Imprensa Escrita

Bruna Cabral. Um trio gravado no MEPE. Caderno C Jornal do Commercio, 15.05.2014

Renato Contente. A arte da Reutilização em mostra coletiva. Folha de Pernambuco 14.05.2014

Luiza Maia.  Orixás a caminho de Florença. Diário de Pernambuco, 27.11.2011

Bruna Cabral. O Artista do dedo verde. Persona/Ypiranga Filho. Caderno Arrecifes. Jornal do Commercio. 08.01.2012.

Revista Armazém15. Pernambucano Ypiranga Filho expõe na VIII Bienal de Arte Contemporânea de Florença.  Revista Armazém15. 03.12.2011

Eduardo Amorim. Do lixo ao luxo de Florença. Jornal do Commércio. Recife 27 de novembro de 2011

Eduardo Amorim. O Ateliê que deu nova vida a Olinda. Jornal do Commércio. Recife, 23 de novembro de 2011

Julio Cavani. Atelier olindense inaugura coletiva.  Diário de Pernambuco, Caderno Viver C4 21/09/2006

Cristiano Vasconcellos. Programação paralela com exibição de vídeo. Folha de Pernambuco 28/09/2006.

Diário de Pernambuco. Artistas pedem alteração em lei municipal.  Diário de Pernambuco/ Vida Urbana. Recife/PE 5 de fevereiro 2006.

Isabelle Barros. Duas exposições agitam Olinda. Folha de Pernambuco. 21.09.2006.

Alan Luna. A pintura que une Olinda. Jornal do Commercio 25.08.2006

Cristiano Vasconcellos. Programação paralela com exibição de vídeo. Folha de Pernambuco 28/09/2006.

Olívia Mindêlo. Procissão chama atenção para Arte. Jornal do Commercio 08.11.2005

Júlio Cavani. Um Eterno Inventor de Imagens. Diário de Pernambuco, Recife, 04 de agosto de 2004.

Jornal de Olinda. Ypiranga Filho. Jornal de Olinda Ano II No.7  Março 2004.

Olívia Mindêlo. Cada um tem seu jeito de fazer arte. Jornal do Cemmércio, Caderno C. 25 de novembro 2004.

Carol Almeida.  Vídeo sobre Ypiranga Filho resgata Movimento da Ribeira. Jornal do Commércio. Recife 04 de agosto de 2004.

Diana Moura Barbosa e Rafael Guerra. Continente –Documento No. 27 Companhia Editora de Pernambuco - CEPE. Recife/PE Novembro 2004.

Júlio Cavani. Olinda resgata tradição da gravura. Diário de Pernambuco,Recife 23 de dezembro de 2003.

Diário de Pernambuco. Orixás de Ypiranga chegam ao Museu. DP/ Caderno Viver Recife/PE 12 de setembro 2002.

Jornal do Comércio. Ypiranga e Mendes expõem no MAC. JC, Caderno C, 5 de setembro de 2001.

Diário de Pernambuco. Duas vertentes da Arte no MAC.. DP, Caderno Viver. Recife. 5 de setembro de 2001.

Fábio Araújo. Universo do Candomblé pelas mãos de Ypiranga.  Diário de Pernambuco/Caderno Viver. 29.11.2000.

Jornal do Commercio. Ypianga Filho mostra seus Orixás. JC 30.11.2000

Jornal do Commércio. Mestre Ypiranga entre discípulos. JC, Caderno C.Recife 10 de outubro 1999.

Valdi Coutinho. Um novo espaço para as artes. Diário de Pernambuco 09.10.1997

Flávia de Gusmão Belas Artes: a escola que fez a cabeça de gerações. Jornal do Commércio 22.03.1992

Flávia de Gusmão. Artistas abrem as torneiras da Imaginação. Jornal do Commercio 22.04.1990

Andréa Moreira. Oficina Móvel – Artes e Ofícios na bagagem. Edição de Arte. Recife maio 1989.

Patrícia Raposo. A Oficina das 1.001 criações Folha de Pernambuco 22.03.1989

Jornal Cidade,Garanhuns. Artistas despertam vocações para as artes.  17.01.1987

Diário da Manhã. Professores são reparados para núcleo. Diário da Manhã 04.12.1987

Diário de Pernambuco Curso de Arte tem sucesso no Interior. Diário de Pernambuco 02.08.1986

Fernanda d’Oliveira A tarefa de refazer a arte ganha adeptos em Pernambuco. Diário de Pernambuco, Dezembro 1985.

Jornal do Commércio Exposição de Xilogravura. Artistas pernambucanos têm um lugar reservado. Jornal do Commércio 01.08.1985

Diário de Pernambuco Oficina de Arte será gerida por artistas Diário de Pernambuco 12.10.1981

Celso Marconi. As multi-presenças de Ypiranga Filho. Jornal do Comércio, Caderno C. Recife 15 de fevereiro 1976.

Ana Maria Guimarães Ypiranga Filho, um artista aparentemente tranqüilo. Diário de Pernambuco 30.05.1976

Jornal do Commércio Empetur faz Exposição de Gravuras. Jornal do Commércio 27.05.1973

Diário de Pernambuco Empetur reabre galeria. Diário de Pernambuco 08.04.1973

Celso Marconi. Gravuras Kafkianas de Ypiranga na Oficina 154. Jornal do Commércio, Caderno C. Recife 1969.

Diário de Pernambuco. Ypiranga Filho inaugurou, com suas esculturas, a mais nova galeria do Recife: Ferro Velho. Diário de Pernambuco 02.11.1969

Ney Lopes de Souza. Em Olinda e Recife nasce Arte de Pernambuco. Jornal do Commercio, Recife/PE 08.02.1966

José Cláudio. 1965: Ano da Pintura. Jornal do Commércio, Recife/PE 09.01.1966

Lea Vinocur. Liberdade de Artistas em Mercado de Escravos. Jornal do Commércio, Ano XLVI No. 60. 14.03.1965

Ladjane Bandeira. Arte – Ladjane. Jornal do Comércio, Recife/PE 11.06.1965

Ariano Suassuna. Diário de Pernambuco, Recife/PE 1965 (?)

Olimpio Bonald Neto. Réquiem para Olinda. Jornal do Commércio, Recife/PE. 07.08.1965

Ladjane Bandeira. Movimento Artístico em Natal. Jornal do Commércio, Recife/PE. 06.02.1965.

Diário de Pernambuco.  Será fundada em Olinda Cooperativa dos Artistas do Mercado da Ribeira. Diário de Pernambuco Recife/PE 25.12.1964.

Jornal do Commércio – Cangaceiro Moderno. JC, Recife /PE 13.12.1964

Jornal do Commércio – Festas do Natal foram muito concorridas em Olinda e em Garanhuns/ Luzes de Olinda. Jornal do Commeércio. Recife/PE 27.12.1964

Jornal do Commércio. Amanhã, em Olinda. JC. Recife/PE 14.11.1964

Jornal do Commércio. XXIII Salão de Pintura do Museu do Estado. Jornal do Commercio, Recife/PE 09.09.1964.

10.           Leonice Silva

Biografia em construção

Referências:

DINIZ, Clarissa. Crachá: aspecto da legitimação artística (Recife-Olinda, 1970 a 200). Recife: Fundação Joaquim Nabuco: Editora Massangana, 2008.

Exposição Oficina Guaianases de Gravuras: o olhar feminino. Museus da Abolição, Portal Brasil. Disponível em: http://museudaabolicao.museus.gov.br/tag/oficina-guaianases/ Acessado em 30 de janeiro de 2015.

GASPAR, Lúcia. Oficina Guaianases de Gravura. Pesquisa Escolar Online, Fundação Joaquim Nabuco, Recife. Disponível em: <http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/>. Acessado em 29 de janeiro de 2015.

LIMA, Joana D’arc de Souza. Cartografia das artes plásticas no Recife dos anos 1980. Recife: Ed Universitária da UFPE, 2014.

OTERO, Maria Mercedes; BORBA, Vildeane; SILVA, Neuman. Digitalização da documentação histórica da oficina Guaianases de Gravura: um relato de experiência. XVI Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias.