LECgeo

Laboratório de estudos sobre Espaço, Cultura e Política - UFPE

Coordenação: Prof. Caio Augusto Amorim Maciel (Geografia)
Vice-coordenação: Prof. Emílio Tarlis Mendes Pontes (Geografia)

O Laboratório de estudos sobre Espaço, Cultura e Política da Universidade Federal de Pernambuco (LECgeo) visa constituir um campo de reflexão e debate interdisciplinar a partir da abordagem cultural da geografia, estando para isto sediado no Departamento de Ciências Geográficas (DCG), mas contando com o apoio de professores e pesquisadores do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) e do Centro de Artes e Comunicação (CAC).

O grupo pretende discutir, planejar e realizar atividades acadêmicas e pesquisas científicas que deem corpo ao importante tema da espacialidade da cultura, atualmente disperso em uma multiplicidade de perspectivas que muitas das vezes se ignoram.

O LECgeo tem por princípio atuar não apenas como um laboratório de pesquisas, mas também ser um agente nas esferas do ensino e da extensão, promovendo cursos, palestras, trabalhos de campo e estimulando a participação de docentes e discentes da UFPE em eventos científicos e de extensão, contribuindo para uma maior inserção da universidade nessa temática que vem ganhando cada vez mais importância no meio acadêmico e na sociedade: as relações entre cultura e espaço. Para isto, serão realizados seminários periódicos e atividades em parceria com organizações sociais, além da organização de publicações. Igualmente, a atividade do laboratório poderá contribuir tanto para a modernização curricular dos cursos de graduação como também oferecerá suporte para os pós-graduandos, gerando parcerias e favorecendo a renovação das temáticas correlatas à geografia cultural em Pernambuco.

A obtenção de uma bibliografia especializada será uma das prioridades levadas a cabo em estreita relação com o Programa de Pós-Graduação em Geografia/UFPE. Almeja-se maior integração do Departamento de Ciências Geográficas com atividades científicas afins realizadas no Brasil e no mundo, incrementando o intercâmbio cultural com instituições interessadas nas mesmas temáticas. Será organizado um videoclube de livre acesso à comunidade (Cineclube Grota do Angico), porém voltado a práticas didático-pedagógicas concernentes à geografia cultural, e que atuará em consonância com o Programa de Educação Tutorial (PET-GEO) no que tange às atividades do Cine-PET.

As reuniões periódicas e os planos estratégicos serão traçados pelo Grupo de Estudos de Geografia Cultural, um coletivo de pensadores liderados pelos professores Caio Augusto Amorim Maciel e que “tomarão lugar” na sede do LECgeo (sala 505 do CFCH), além de funcionar como uma rede de grupos de pesquisa, relacionando alunos de graduação e pós-graduação com seus respectivos orientadores.

GRUPO DE ESTUDOS DE GEOGRAFIA CULTURAL

• SEMINÁRIOS DE GEOGRAFIA CULTURAL
  • EVENTOS PERIÓDICOS
  • PUBLICAÇÕES
  • ACERVO DE LIVROS

NÚCLEO DE IMAGEM

• SALA MULTIMÍDIA
  • CINECLUBE LECgeo
  • ACERVO ICONOGRÁFICO
  • PRODUÇÃO DE FOTOS E FILMES

Repercussões do trabalho do grupo:

- Espera-se projetar as abordagens culturais da geografia no cotidiano acadêmico da UFPE, promovendo o intercâmbio entre departamentos e áreas afins, tais como: história, comunicação social, antropologia, arquitetura e urbanismo, ciência política, dentre outras;
- Criação de laços com instituições nacionais e internacionais interessadas nos mesmos temas, ampliando a inserção da universidade na sociedade e comunidade acadêmica;
- Melhorias no ensino, com a possível criação de disciplina eletiva na graduação e pós-graduação. Assim, a atividade do laboratório poderá contribuir tanto para a modernização curricular dos cursos de graduação como também oferecerá suporte para os pós-graduandos;
- Contribuição para atividades de extensão, com o cineclube e projetos voltados à interiorização da universidade;
- Realização permanente de grupos de estudos, organização de seminários periódicos e atividades em parceria com organizações sociais, culminando com eventos anuais;
- Produção de uma revista ou estímulo à participação ativa dos membros do LEGgeo nas já existentes, de modo a potencializar o debate científico em torno dos temas estudados no laboratório;
- Reunião de uma bibliografia especializada, prioridade levada a cabo em estreita relação com os Programas de Pós-Graduação do CFCH/UFPE.
- Inserção de bolsistas de iniciação científica, mestrandos e doutorandos em pesquisas voltadas à geografia cultural.

Mais Informações: DIRETÓRIO DOS GRUPOS DE PESQUISA ou clique aqui.