Legep

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Coordenador: Prof. Dr. Francisco Kennedy Silva dos Santos

 

O Laboratório de Ensino de Geografia e Profissionalização Docente (LEGEP), vinculado ao Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGEO) do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) é um espaço de trabalho (sala de aula multiuso) que oferece condições de realização de atividades pedagógicas da graduação e pós-graduação (aulas de metodologia, estágio supervisionado e prática curricular) que demandem condições diferenciadas de uma sala de aula comum. Constitui-se também num espaço para criação, elaboração, desenvolvimento e apresentação (experiência) de metodologias e recursos didáticos para o ensino de Geografia para a educação básica. Este espaço deverá tornar-se também um importante canal de articulação para atividades inter-departamentais, isto é, com outros cursos da UFPE sob o enfoque da formação de professores.

 

Objetivos

  • Ser espaço destinado, principalmente, às disciplinas de Metodologia do Ensino, Estágio Supervisionado (orientação coletiva) e Práticas Curriculares;

  • Oferecer suporte e condições de confecção de materiais didáticos diversos por professores e alunos (sob orientação) da graduação e pós-graduação;

  • Permitir a realização de oficinas e aulas diversas com recursos e estratégias diferenciadas;

  • Promover criação e confecção materiais didáticos e publicações de apoio ao ensino de Geografia (folders, cartilhas, modelos tridimensionais, cartazes e apresentações multimídia etc.);

  • Desenvolver e promover o uso de recursos de informática educativa;

  • Criação e experimentação de abordagens multidisciplinares para o ensino da Geografia;

  • Promover a integração entre as atividades de graduação e pós-graduação do departamento.

Usos e Acesso

  • Professores e alunos do curso de Geografia (graduação e pós-graduação);

  • Um coordenador-orientador com a função de permitir a organização do uso do espaço, cuidar da preservação da infra-estrutura e do acervo do laboratório, propor estratégias de encontros e articulação das diferentes atividades sob a perspectiva da prática do trabalho docente (concepção, criação, confecção e desenvolvimento de metodologias e recursos didáticos para o ensino dos conteúdos geográficos da educação básica);

  • Suporte aos trabalhos do departamento que requeiram acesso às instalações (pesquisa e extensão) voltadas ao ensino de Geografia na escola básica;

  • Monitoria das disciplinas com prioridade de localização na sala multiuso;

  • Cursos de extensão.

  • Apoio a eventos de natureza acadêmica e educativa.