Grupo de Estudos e Reflexões

PDF Imprimir E-mail

O grupo de estudos e reflexões (GE) do Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Espaço Agrário e Campesinato-LEPEC é também denominado de grupo de discussão (GD), e dentre seus principais objetivos, destacamos: aprofundar os temas de investigação científica dos participantes do LEPEC; problematizar teoria e prática como processo de formação coletiva do espírito científico; tratar analiticamente a conjuntura sociopolítica das questões pertinentes ao mundo agrário.

A dinâmica de funcionamento do GE/GD está assentada na seleção criteriosa de eixos temáticos que orientam as discussões e reflexões, ao mesmo tempo em que, servem de instrumento metodológico na construção do pensamento crítico-reflexivo. Assim, através dos seguintes eixos: Estado, capital, natureza, desenvolvimento, agroecologia, conflitos, questão agrária, territórios, trabalho, movimentos sociais, questão teórico-metodológica, resistências e campesinato, ocorre indicações de textos de artigos e livros que são essenciais como pontos de partida para o estudo.

O GE/GD é aberto e qualquer pessoa pode participar, contanto que observe o único requisito necessário que é a realização prévia da leitura indicada no último encontro. Recomenda-se também a leitura do relato dos debates e discussões ocorridos na sessão anterior. O relato é a memória que permite a manutenção da coerência entre as sessões e os eixos temáticos.

► O Grupo de Estudos e Discussão ocorre sempre na quinta-feira as 14:00 horas na sala do LEPEC (CFCH Sala 503). E o texto que orienta o estudo pode ser adquirido no mesmo local.

teste