I Encontro Internacional do LEPEC

PDF Imprimir E-mail

1ª CIRCULAR

I ENCONTRO INTERNACIONAL "A ATUALIDADE DA QUESTÃO AGRÁRIA: BRASIL, COLÔMBIA E ARGENTINA"

14 a 18 de março de 2016

Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife-PE

O Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Espaço Agrário e Campesinato (LEPEC) vinculado a Universidade Federal de Pernambuco e ao Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO) realizará o I Encontro Internacional: “A atualidade da questão agrária: Brasil, Colômbia e Argentina” que acontecerá em Recife entre os dias 14 a 18 de março de 2016. O evento intenciona ser um espaço de diálogo sobre temas relevantes para a questão agrária compartilhados em distintos contextos latino-americanos como: migração, questão agrária, cartografias participativas, questões de desenvolvimento, soberania alimentar, educação do campo, expansão destrutiva do agronegócio e formas de resistências e avanços nas lutas. No âmbito internacional contaremos com a colaboração de investigadores da Universidad Nacional de Tucumán – UNT – da Argentina e Universidad Externado de Colômbia e representantes da Rede de Geografia Crítica Latino-Americana – GeoRaizAL. Colaboram com os debates da questão agrária brasileira, militantes e pesquisadores convidados da Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Federal Fluminense, Universidade Federal do Paraná, Universidade Federal de Sergipe e Universidade Federal da Paraíba.

A realização deste evento é resultado da trajetória de debates, eventos e intercâmbios realizados entre os membros do LEPEC e seus parceiros.  O LEPEC surgiu a partir do Núcleo de Estudos do Espaço Agrário, Campesinato e Agroecologia – NEACA – que foi criado em 2011 e fez parte do Laboratório de Estudos sobre Espaço, Cultura e Política – LECgeo– desde 2008 até 2015. Durante este percurso o LEPEC realizou três seminários internos de cunho teórico-metodológico nos quais os estudantes apresentaram suas pesquisas e as discutiram no âmbito coletivo e com pesquisadores/as convidados: Em junho de 2013 realizou-se em Caruaru-PE o I Seminário do NEACA: “Desafios dos Estudos Agrários em tempos de capital acelerado”. Participaram do evento pesquisadores/as das Universidades: Federal do Espírito Santo – UFES, Federal da Paraíba – UFPB, Estadual da Paraíba – UEPB, Federal de Pernambuco – UFPE. O segundo Seminário do NEACA “Atualidade dos conflitos e lutas territoriais no Brasil: questionando o desenvolvimento do capital e visibilizando as resistências”, foi realizado em maio de 2014 em Recife-PE e contou com a contribuição de pesquisadores/as das Universidades: UFPE, UFPB, UFRPE, UFPR, UFS, UEPA,UESPI e UPE-Petrolina. No ano de 2015, o III Seminário LEPEC “A crise estrutural do capital e suas implicações nos sujeitos da América Latina” foi realizado em Conde-PB em dezembro, este contou com a participação de pesquisadoras/es da UFPE, UFPB, UNESP-PP, UEPA, UESPI e participação de representantes de movimentos sociais como Serviço Pastoral do Migrantes (SPM), Comissão Pastoral da Terra (CPT), Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e Pólo Sindical da Borborema.

O acúmulo de experiências do LEPEC neste formato diferenciado de evento e a promoção de intercâmbios entre professores e pós-graduandos na Argentina, desde 2012 e na Colômbia desde 2015 possibilitaram a realização deste Encontro. O evento tem como objetivos propiciar o confronto de idéias entre professores, estudantes e público em geral em torno da atualidade da questão agrária. Estreitar os vínculos entre os diversos grupos de pesquisa que participarão do evento. Divulgar as pesquisas realizadas no LEPEC e demais grupos de pesquisas participantes. As atividades do evento consistirão em mesas redondas, trabalho de campo, cinedebates e reuniões de trabalho entre os grupos de pesquisa presentes de Brasil, Colômbia e Argentina.

O evento é aberto ao público em geral. Esperamos a presença de estudantes, professores, pesquisadores de diversos campos, organizações e movimentos sociais interessados no debate da questão agrária, suas gêneses, a ação do Estado e do capital no espaço agrário e as formas de luta e resistência sociais.

Em breve lançaremos novos informes e a programação completa no site:

www.ufpe.br/lepec

Inscrições disponíveis a partir do dia 16/02/2016.

Apoio: