Universidade Federal de Pernambuco - Núcleo
Ruralômetro PDF Imprimir E-mail

De Repórter Brasil

PELO MENOS 313 DEPUTADOS FEDERAIS, OU 61% DA CÂMARA, TÊM ATUAÇÃO PARLAMENTAR DESFAVORÁVEL À AGENDA SOCIOAMBIENTAL. ELES VOTAM E ELABORAM PROJETOS QUE TÊM IMPACTO NEGATIVO PARA O MEIO AMBIENTE, POVOS INDÍGENAS E TRABALHADORES DO CAMPO.

NO MOMENTO EM QUE A AGENDA DA BANCADA RURALISTA GANHA FORÇA, A REPÓRTER BRASIL CRIOU UMA FERRAMENTA PARA MEDIR O COMPORTAMENTO DOS DEPUTADOS FEDERAIS ELEITOS EM 2014 NESSE SETOR.

QUANTO PIOR O IMPACTO SOCIOAMBIENTAL DOS PROJETOS QUE O PARLAMENTAR VOTOU OU PROPÔS, MAIS ALTA É SUA TEMPERATURA. PODENDO ATINGIR NÍVEIS DE FEBRE. O IMPACTO DE CADA PROJETO OU VOTAÇÃO FOI AVALIADO POR ORGANIZAÇÕES QUE DEFENDEM OS INTERESSES DO MEIO AMBIENTE, COMUNIDADES TRADICIONAIS E TRABALHADORES RURAIS.

 

Acessem o Ruralômetro neste link: http://ruralometro.reporterbrasil.org.br/

 

Facebook da RB (compartilhem): https://www.facebook.com/ONGReporterBrasil/

 

 
IV ENCONTRO NACIONAL DE AGROECOLOGIA PDF Imprimir E-mail

"Carta CoNvoCatÓria do iv eNa

O IV Encontro Nacional de Agroecologia (IV ENA) ocorrerá entre os dias 31 de maio e 3 de junho de 2018,na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais, estado onde há uma rica história de participação e mobilização das organizações da sociedade civil na promoção das experiências agroecológicas, de consumidores e construção de espaços ativos de interlocução com o governo do estado sobre políticas para agricultura familiar, agroecologia e segurança alimentar e nutricional.

Na região metropolitana de Belo Horizonte, há experiências pioneiras de agricultura urbana que dialogam com o direito à cidade. Há, ainda, iniciativas inovadoras de movimentos e coletivos que propõem a ocupação dos espaços públicos e o envolvimento das juventudes em ações culturais e de defesa de direitos."

Trecho extraído da carta convocatória do evento.

Confira a carta convocatória completa clicando aqui!

 
O LABORATÓRIO DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE ESPAÇO AGRÁRIO E CAMPESINATO convida para o CURSO DE VERÃO/CARNAVAL: “INVESTIGAÇÃO MILITANTE E METODOLOGIA QUALITATIVA NOS ESTUDOS TERRITORIAIS” PDF Imprimir E-mail

O curso será ministrado pelos professores Otavio Rocha e Mónica Montalvo da Universidad Autonóma Metropolitana de Xochimilco, México e terá 16 horas de carga horária total. Será nos dias 08 e 09 de fevereiro de 2018 nos turnos manhã e tarde. Será realizado no auditório Jerônimo Lemos de Freitas localizado no 5º. Andar do CFCH/UFPE na cidade universitária em Recife, PE.


O curso estrutura-se a partir dos seguintes eixos: a construção de relações horizontalizadas de pesquisa com grupos sociais; subjetividade, objetividade e ética na ciência social; a dimensão política do fazer científico; ferramentas e técnicas para o tratamento de dados qualitativos na pesquisa social.


O curso tem como objetivo central propiciar um ambiente de diálogo e troca de experiências relacionadas à prática de pesquisa realizada junto a grupos sociais em processos de conflitos/dinâmicas territoriais.


O programa do curso consiste em: 1) Estabelecer um piso comum a partir da reflexão sobre o trabalho de pesquisa de cada um dos participantes, em relação às práticas de pesquisa; 2) Abordar a diversidade de debates e reflexões teóricas que vêm se construindo em torno às práticas de investigação militante na América Latina como: Investigação-Ação, Pesquisa de Co-labor, Pesquisa Participante, Investigação militante, Cartografias Sociais, Ecologia de Saberes, etc; 3) Compartilhar experiências realizadas em diferentes processos de pesquisa/extensão no México e no Brasil; e 4) Abordar elementos e técnicas relacionadas à coleta e tratamento de dados qualitativos em pesquisas de cunho territorial, em suas múltiplas dimensões: científica, política, ética, etc. (Ex: Softwares para o tratamento de dados qualitativos).

 
Será fornecido certificado de participação e cobrado uma taxa simbólica. O curso é aberto ao público geral e terá 30 vagas por ordem de inscrição.

 

Link para inscrição: https://goo.gl/forms/BWYIusPSEOwpeVjI3
Mais informações: (81) 2126-7371 com Esdras Santana.

 
Nota de Pesar PDF Imprimir E-mail

Foi com profundo pesar, e ainda estarrecidos, que o Grupo de Pesquisa GeografAR – IGEO/UFBA, recebeu a triste notícia do assassinato de Márcio Matos, liderança do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, no dia 24 de janeiro de 2018. Marcinho do MST, como era conhecido, tinha uma linda e importante trajetória de luta pela terra, denúncia da violência no campo e esperança por um Brasil mais justo para todos. Sua partida deixa uma lacuna na luta pela terra no Brasil e na Bahia, lacuna esta que deverá ser preenchida com a continuidade dos seus sonhos.


Neste momento de dor, o Grupo de Pesquisa GeografAR-UFBA, se solidariza com os companheiros e companheiras do MST, amigos e, sobretudo com a família de Márcio do MST, na esperança que os criminosos sejam reconhecidos, julgados e punidos.


Márcinho do MST, presente!
Grupo de Pesquisa GeograFAR (IGEO/UFBA)

 
Apresentação de monografia de Emely Christine de Melo: "Rompendo as Barreiras da Cana-de-Açúcar: Resistência Agroecológica no Assentamento Chico Mendes III, São Lorenço da Mata e Paudalho - PE" PDF Imprimir E-mail

IMG-20180107-WA0039

 
<< Início < Anterior 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 Próximo > Fim >>

JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL